Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Adquiri um apartamento num prédio em que na fachada da parte da frente tem tudo caixilharia branca nas janelas, mas a tardoz o meu apartamento e o do vizinho do lado (e o dos outros dois prédios ao lado que são iguais) todos têm caixilharia castanha na marquise. Apenas os 1˚s andares têm marquise porque não há segundo andar.

    A questão é que as marquises estão todas ilegais (antes de comprar verifiquei na biblioteca da CM os desenhos).

    Eu pretendia colocar caixilharia branca a tardoz, como as janelas da parte da frente. Sendo que está ilegal, e dá para um sitio sem grande visibilidade exterior, será que incorro num grande problema?

    O que aconselham?
    • NLuz
    • 22 janeiro 2021

     # 2

    Estão todos ilegais....
    Porque não coloca bi-color, castanha lado fora e branca dentro ?
    Concordam com este comentário: CMartin, mmarinho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rpimpao
  2.  # 3

    Não queria colocar castanha por duas razões:

    1) Da parte da frente a caixilharia é branca porque fica bem com a cor do prédio, a tardoz que dá para o meu pateo, não mantiveram a mesma cor, pelo que acho isso errado. (as paredes parte de trás do prédio têm a mesma cor que da frente)

    2) A marquise tem uma porta para o meu pateo, pelo que quando estiver no pateo gostaria que fosse branco, para ir de ao encontro da parte da frente do prédio, aos muros brancos também etc. Por dentro queria até que fosse caixilharia preta. Incomoda-me é que ficava tudo mais bonito visto do pateo se mantivessem tudo branco como na frente.

    Faz todo o sentido ser branco, não entendo porque alteraram todos para essa cor, são também coisas muiiiiito antigas e as pessoas na altura devem ter achado o castanho melhor, mesmo indo contra a fachada.


    A minha questão também se prende com será que devo arriscar colocar branco tendo em conta que também está tudo ilegal? Queria pesar os pros e contras nesta situação.
  3.  # 4

    sendo ilegal, vale a pena estar a enterrar dinheiro aí correndo o risco de ter de arrancar tudo fora um dia destes?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rpimpao
    • size
    • 22 janeiro 2021 editado

     # 5

    Colocado por: rpimpao
    Alterar cor da caixilharia de uma marquise ilegal


    Poderá, com isso, ir levantar uma lebre que está a dormir...
    Concordam com este comentário: CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rpimpao
  4.  # 6

    Todas as marquises estão a ser usadas como uma extensão importante das habitações. São casas muito antigas e pequenas. As marquises estão a tardoz, com pouca visibilidade. Eu estaria disposto a tentar até legalizar, mas penso que se eu fosse por esse caminho, muitos vizinhos podiam não ficar contentes porque iam ser obrigados ou a pagar ou a retirar, pelo que não queria ir por ai.

    Vi este artigo mas é do Porto, será que isto é só para o Porto ou é lei?

    A construção de marquises apenas é permitida na fachada principal e nas fachadas confrontantes com o espaço público, desde que fique contida dentro dos limites da projeção vertical das varandas ou outros corpos salientes existentes nos pisos superiores, de acordo com os condicionamentos previstos no n.º 2 do artigo 71.º do RGEU.
    Nas fachadas que não se encontram previstas no ponto anterior, nos terraços e nos pátios, a construção de marquises está isenta de licenciamento ou comunicação prévia, sendo porém proibida a sua construção quando as marquises:
    não se enquadrem esteticamente com a arquitetura da edificação;
    comprometam, pela sua localização, aparência ou proporções, o aspeto dos conjuntos arquitetónicos, edifícios e locais de reconhecido interesse histórico ou artístico;
    prejudiquem a beleza das paisagens ou
    agravem os índices de construção e de impermeabilização definidos no PDM para as respetivas categorias de espaço.
  5.  # 7

    Não estou a perceber o problema... eu comprei a minha casa com um fecho ilegal de marquise tbm que faz com que tenha a sala maior, ou seja, era uma varanda e a antiga proprietária fechou e partiu a janela antiga, estendendo a sala. As janelas eram castanhas, eu mudei pra branco pq fiz obras à casa. O prédio tem 10 andares com 4 casas cada um, sendo que apenas um UM 1 apartamento ainda tem varanda, o resto tá igual à minha casa.

    Mude lá a cor das janelas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rpimpao
    •  
      CMartin
    • 22 janeiro 2021 editado

     # 8

    Dependerá também da reacção ou não dos vizinhos.
    Reacção que pode ou não, haver. Se se vai perguntar antes, corre-se o risco de não quererem, se não se perguntar, corre-se o risco de se pronunciarem contra depois de feito. Ou não.
    É avaliar o possível risco e as possíveis consequências, para ver o que mais fará sentido. E assumir a decisão e possível risco. É uma sorte à qual se irá :o)
    Colocado por: size
    Poderá, com isso, ir levantar uma lebre que está a dormir...
    Concordam com este comentário:CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rpimpao
    Concordam com este comentário: rpimpao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rpimpao
    • NLuz
    • 22 janeiro 2021

     # 9

    Colocado por: rpimpaoTodas as marquises estão a ser usadas como uma extensão importante das habitações. São casas muito antigas e pequenas. As marquises estão a tardoz, com pouca visibilidade. Eu estaria disposto a tentar até legalizar, mas penso que se eu fosse por esse caminho, muitos vizinhos podiam não ficar contentes porque iam ser obrigados ou a pagar ou a retirar, pelo que não queria ir por ai.

    Vi este artigo mas é do Porto, será que isto é só para o Porto ou é lei?



    Não se meta a legalizar as marquises....
    A sério vai desenterrar monstros😄

    Tem que fazer projeto, licenciamento, e não é só do seu apartamento. É da fachada do prédio.
    Ou seja os seus vizinhos tb vão ter que fazer.

    Ui,ui
    Concordam com este comentário: Samuscas
  6.  # 10

    Colocado por: NLuzTem que fazer projeto, licenciamento, e não é só do seu apartamento. É da fachada do prédio.
    Ou seja os seus vizinhos tb vão ter que fazer.

    Isso não é nenhum problema...quer dizer, é um problemazito.
    O problema é que a marquise aumenta a área bruta de construção, e se o lote de terreno não permitir o aumento da área de construção, a câmara vai mandar demolir a marquise existente.
  7.  # 11

    Há quantos anos está a marquise montada?

    Como já disseram outros users as marquises ilegais são um segredo de Polichinelo.

    Não se preocupe, e não crie problemas onde eles ainda não existem.
    Concordam com este comentário: NLuz
  8.  # 12

    Obrigado por todos os comentários, no entanto a questão não é se devo ou não legalizar, eu próprio já sei desses problemas, alias é por isso que estou aqui a tentar obter ajuda para a cor das janelas e não para saber se tento legalizar ou não. :) Estamos a desviar o assunto principal...

    Aqui a questão é a cor da caixilharia, se posso estar a criar um problema ou não, tendo em conta estarem todas ilegais.

    As marquises estão lá a muitos muitos anos.
  9.  # 13

    Colocado por: PicaretaO problema é que a marquise aumenta a área bruta de construção, e se o lote de terreno não permitir o aumento da área de construção, a câmara vai mandar demolir a marquise existente.


    Isto é como quem diz. Não pergunte se acha que a resposta poderá ser torta.
    Se pergunta, aí tem de levar com a reposta e as consequências desta.

    Pode ir da simples legalização quase sem projeto a:
    - Termo de responsabilidade estabilidade pelo peso extra na varanda
    - Caso haja (como dito pelo Picareta) um limite de área de construção, pode nem ter hipótese de fechar em marquise e ter de as tirar. Basta que o prédio esteja num lote com alvará.
    - Em rigor, a térmica teria de ser calculada (e novo certificado)
    - projecto de arquitectura do prédio
    - €€€€ para as diversas coisas
    - Se for uma câmara daquelas elevadas ao quadrado, poderia até embirrar e fazer nova PH. E se os astros estiverem alinhados, nova PH implica novos contratos com os bancos porque os pressupostos mudaram.

    Tudo isto é muito exagerado (umas mais que outras). Mas não são impossíveis.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rpimpao
  10.  # 14

    Colocado por: rpimpaoAqui a questão é a cor da caixilharia, se posso estar a criar um problema ou não, tendo em conta estarem todas ilegais.

    As marquises estão lá a muitos muitos anos.


    Sendo a tardoz, à partida surgiria problemas só se fosse por queixa. Não estou a ver a câmara a visitar os logradouros todos à procura de marquises ilegais.
    Portanto, queixa seria possível de alguém do prédio que não tem marquise (os outros penso que não se queixariam tendo eles próprios marquises ilegais).
    Ou alguém do prédio vizinho.

    Ou alguém com quem se incompatibilizou. Sendo que esta é normalmente uma das causas de muitas queixas nas câmaras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rpimpao
  11.  # 15

    Já agora um aparte. Para algumas câmaras, caso mantenha a janela antiga, o fecho da varanda não provoca aumento de área.
  12.  # 16

    Colocado por: paulovalente

    Isto é como quem diz. Não pergunte se acha que a resposta poderá ser torta.
    Se pergunta, aí tem de levar com a reposta e as consequências desta.

    Pode ir da simples legalização quase sem projeto a:
    - Termo de responsabilidade estabilidade pelo peso extra na varanda
    - Caso haja (como dito pelo Picareta) um limite de área de construção, pode nem ter hipótese de fechar em marquise e ter de as tirar. Basta que o prédio esteja num lote com alvará.
    - Em rigor, a térmica teria de ser calculada (e novo certificado)
    - projecto de arquitectura do prédio
    - €€€€ para as diversas coisas
    - Se for uma câmara daquelas elevadas ao quadrado, poderia até embirrar e fazer nova PH. E se os astros estiverem alinhados, nova PH implica novos contratos com os bancos porque os pressupostos mudaram.

    Tudo isto é muito exagerado (umas mais que outras). Mas não são impossíveis.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rpimpao


    Nos documentos da câmara parece que não há nada da marquise, mas será que há outra forma de verificar se está legalizada? Posso ter visto mal... Será que consigo pela cardeneta predial e o tamanho das areas?

    Por exemplo. Na Cardeneta predial, tenho Area bruta dependente 0m2. Se fosse considerada uma varanda aberta, não teria de ter ali algum valor? E na Area bruta privativa tenho incluido a area da varanda/marquise em m2.
 
0.0223 seg. NEW