Iniciar sessão ou registar-se
    • asat
    • 24 janeiro 2021

     # 1

    Boa tarde.

    Mudei-me para uma casa totalmente remodelada num prédio de 1967, há cerca de 2 anos. De há uns tempos para cá, os vizinhos debaixo queixam-se que têm pingas a cair do tecto da sua WC. Dado que, durante as obras da minha casa tinha havido problemas (fizeram um buraco no tecto dos vizinhos debaixo), pedi a quem me remodelou a casa que viesse resolver a situação, porque poderia ser um problema derivado disso. Colocaram massa no tecto dos vizinhos e ainda revestiram melhor as minhas bases de duche com silicone. No entanto, segundo eles, não poderia ser uma infiltração causada pela minha WC. E, a verdade, é que só pinga no vizinho quando chove.

    Entretanto, também começou a chover na WC da minha vizinha de cima - estando ela no último andar, resolveu pedir para arranjarem o telhado daquele lado (valor que foi depois dividido por todos os condóminos). No entanto, mesmo após as obras, continua a pingar no andar do meu vizinho de baixo.

    É um prédio antigo sem qualquer manutenção no telhado, logo tudo aponta para que a infiltração do meu vizinho debaixo seja causada não por mim, mas por problemas no telhado. Por acaso, ainda não sofri com isso, no entanto, até o tecto da minha WC tem estado com manchas de bolor (como é tecto falso, não consigo realmente perceber o real estado do tecto e até pode estar bem pior!).

    Neste momento não temos condomínio, portanto nem sequer existe seguro do prédio, nem para partes comuns. Portanto, qual a forma de resolver esta situação? É o meu vizinho que terá de chamar o seu seguro ou eu terei de activar o meu?

    Não sei se alguém já passou por alguma situação parecida, mas agradeço qualquer ajuda.

    Obrigada!
  1.  # 2

    Se a origem da infiltração estiver realmente no telhado nenhuma seguradora pagará algo, descartando-se com o facto do problema derivar da falta de manutenção.

    Já tive um problema semelhante só que a origem não estava no telhado mas na casa de banho do 3º andar. Quem tinha infiltrações era a vizinha do 1º andar e eu residia no 2º andar, sem qualquer problema. E a probabilidade da infiltração ter origem na minha (segunda) casa de banho usada muito pontualmente era diminuta.

    Passados uns meses, a vizinha do 3º andar fez obras na casa de banho dela e as infiltrações desapareceram no tecto do 1º andar.
    O circuito destas infiltrações nem sempre é linear.


    A forma de resolver a situação é juntarem-se todos e combinar como e quando vão resolver o problema e pagá-lo entre todos, pois tem origem numa parte comum.
    Concordam com este comentário: Damiana Maria
    Estas pessoas agradeceram este comentário: asat
    • asat
    • 13 fevereiro 2021

     # 3

    Obrigada, @BoraBora.

    Este prédio está a precisar de várias obras - não só no telhado, mas também na fachada (que tem várias rachas). Não existe seguro do prédio e estamos agora a dar inicio a um condomínio organizado (ou seja, nem há dinheiro para pagar grandes obras).

    A maior parte das pessoas vive aqui há 30/40 anos e parece não compreender a realidade do problema. Faria sentido pedir uma vistoria à câmara ou há outra forma de perceber quais as necessidades reais do prédio?

    Obrigada.
  2.  # 4

    Colocado por: asatObrigada, @BoraBora.

    Este prédio está a precisar de várias obras - não só no telhado, mas também na fachada (que tem várias rachas). Não existe seguro do prédio e estamos agora a dar inicio a um condomínio organizado (ou seja, nem há dinheiro para pagar grandes obras).

    A maior parte das pessoas vive aqui há 30/40 anos e parece não compreender a realidade do problema. Faria sentido pedir uma vistoria à câmara ou há outra forma de perceber quais as necessidades reais do prédio?

    Obrigada.


    O seguro contra o risco de incêndio, e só esse, é que é obrigatório.

    Artigo 1429.° - Seguro obrigatório
    1- * É obrigatório o seguro contra o risco de incêndio do edifício, quer quanto às fracções autónomas, quer relativamente às partes comuns.

    2- * O seguro deve ser celebrado pelos condóminos; o administrador deve, no entanto, efectuá-lo quando os condóminos o não hajam feito dentro do prazo e pelo valor que, para o efeito, tenha sido fixado em assembleia; nesse caso, ficará com o direito de reaver deles o respectivo prémio.


    Se o prédio está em mau estado de conservação e os seus vizinhos não aprovam as obras, por questões económicas ou outras, a vistoria (não é grátis) poderá dar uma ajuda pois a Câmara poderá impor um prazo para a realização das obras e sujeito a coimas se não o cumprirem.
    Concordam com este comentário: Damiana Maria
    Estas pessoas agradeceram este comentário: asat
    • asat
    • 20 setembro 2021 editado

     # 5

    Olá!

    Vou reabrir este tópico, porque o problema voltou e talvez alguém consiga ajudar.

    Ora, após activar o meu seguro, contactei a empresa que fez a remodelação total da casa e a única coisa que eles fizeram foi colocar silicone à volta dos polibans. E, durante vários meses, não voltou a pingar...

    ... Até que em Agosto voltou a pingar! (em dias em que não estava a chover)

    Não consigo encontrar uma lógica para o que se está a passar mas também não quero partir as minhas 2 WCs para depois o problema não ser meu. O seguro não tem técnicos nem dá qualquer tipo de suporte, logo, tenho de arranjar uma forma de me desenvencilhar.

    Estive a investigar e penso que o melhor seria fazer-se uma espécie de pesquisa não destrutiva para tentar descobrir de onde vem a fuga - assumindo que há uma algures nas canalizações da minha casa. Alguém tem conhecimento de alguma empresa que faça e que possa ajudar?

    Obrigada!
 
0.0118 seg. NEW