Iniciar sessão ou registar-se
    • Ironic
    • 24 janeiro 2021 editado

     # 1

    Boa Tarde

    Estou a ponderar adquirir um apartamento com recurso a crédito bancário com fiador para colocar em arrendamento.
    Actualmente resido num apartamento arrendado, mas como estou a pagar valores abaixo do mercado preferia cá ficar ao invés de comprar para habitação própria.

    A minha questão principal é a seguinte: O que acontece se o inquilino deixar de pagar?
    Dificilmente conseguirei suportar a renda actual e continuar a pagar o empréstimo.

    Nesse caso o facto de não ter habitação própria ajuda a despejar o inquilino, por eu passar a necessitar do imóvel para viver?

    No extremo teria que entregar o imóvel ao banco. Nesse caso o habitual será o banco a tentar recuperar valores através de penhoras de bens meus ou do fiador, ou uma vez que estou disposto a entregar o imóvel, ficar com ele e ser o banco a lidar com o inquilino?

    Obrigado e cumprimentos
  1.  # 2

    Qual a sua taxa de esforço com a renda + crédito habitação? É que não pode contar com o possível futuro rendimento do arrendamento.
  2.  # 3

    Não sei até que ponto o seu senhorio não o poderá despejar se possuir habitação própria no mesmo concelho do apartamento que comprar.
  3.  # 4

    Não se meta nisso, ainda mais agora que o mercado está em retracção. E existem outros tópicos por aqui com casos idênticos.
  4.  # 5

    Colocado por: Carvaiainda mais agora que o mercado está em retracção

    SERÁ?
    peço desculpa pela letra
    • AMVP
    • 24 janeiro 2021

     # 6

    Colocado por: IronicBoa Tarde

    Estou a ponderar adquirir um apartamento com recurso a crédito bancário com fiador para colocar em arrendamento.
    Actualmente resido num apartamento arrendado, mas como estou a pagar valores abaixo do mercado preferia cá ficar ao invés de comprar para habitação própria.

    A minha questão principal é a seguinte: O que acontece se o inquilino deixar de pagar?
    Dificilmente conseguirei suportar a renda actual e continuar a pagar o empréstimo.

    Nesse caso o facto de não ter habitação própria ajuda a despejar o inquilino, por eu passar a necessitar do imóvel para viver?

    No extremo teria que entregar o imóvel ao banco. Nesse caso o habitual será o banco a tentar recuperar valores através de penhoras de bens meus ou do fiador, ou uma vez que estou disposto a entregar o imóvel, ficar com ele e ser o banco a lidar com o inquilino?

    Obrigado e cumprimentos


    Isso não é assim, não basta entregar as chaves ao banco e o seu problema acaba, e também lhe digo dado a forma como pensa ainda bem que não é assim.

    Se sabe à partida que não tem capacidade para suportar as duas despesas o melhor seria estar quieto até ter essa possibilidade, dado que existe sempre o risco do inquilino não lhe pagar ou mesmo de puder estar meses até conseguir arrendar.

    Mas desculpe a pergunta, se não tem capacidade para pagar como vai pedir empréstimo, a renda da casa não está declarada, certo?
  5.  # 7

    Colocado por: Palhava
    SERÁ?
    peço desculpa pela letra

    Sim o mercado de arrendamento está em retracção para os senhorios. Maior oferta vinda do AL e valores a descer. Neste momento tenho um T2 vazio em Benfica e vou aguardar por melhores dias para voltar a arrendar e tal como fiz no anterior arrendamento por um valor 100€ abaixo da média da zona.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  6.  # 8

    Colocado por: AMVP

    Isso não é assim, não basta entregar as chaves ao banco e o seu problema acaba, e também lhe digo dado a forma como pensa ainda bem que não é assim.

    Se sabe à partida que não tem capacidade para suportar as duas despesas o melhor seria estar quieto até ter essa possibilidade, dado que existe sempre o risco do inquilino não lhe pagar ou mesmo de puder estar meses até conseguir arrendar.

    Mas desculpe a pergunta, se não tem capacidade para pagar como vai pedir empréstimo, a renda da casa não está declarada, certo?


    Obrigado AMVP

    O plano é que no caso de dificuldade em arrendar ficarmos nós com a casa e cancelarmos o arrendamento actual. O plano é ficar a pagar pelo crédito valores semelhantes ao que pagamos de renda actualmente.
    O arrendamento actual está com contrato por valores favoravéis pelo que o queremos manter.

    Isto é um plano para quando haver (como todos esperamos) alguma recuperação económica.

    Pode clarificar o que quer dizer com "e também lhe digo dado a forma como pensa ainda bem que não é assim.".
    A pedir um crédito tenho intenção de cumprir com o combinado. Mas também não quero ficar entalado por causa do incumprimento de outra pessoa.

    Cumprimentos
  7.  # 9

    Colocado por: Carvaim outros tópicos por aqui


    Pode apontar para os mesmos? Não é algo fácil de encontrar.

    Obrigado
  8.  # 10

    Colocado por: PalhavaNão sei até que ponto o seu senhorio não o poderá despejar se possuir habitação própria no mesmo concelho do apartamento que comprar.


    Mesmo que isso fosse possível, como é que o senhorio iria saber?
  9.  # 11

    Colocado por: rjmsilva

    Mesmo que isso fosse possível, como é que o senhorio iria saber?

    Acredite que se um senhorio se puser a isso descobre.
  10.  # 12

    Colocado por: Palhava
    Acredite que se um senhorio se puser a isso descobre.


    Acredite que os senhorios devem ter mais que fazer do que andar a bisbilhotar a vida privada dos inquilinos. Os normais, pelo menos.
    • Dan
    • 25 janeiro 2021

     # 13

    Se porventura o valor da renda for bastante abaixo do valor do mercado é possível que o senhorio esteja interessado em descobrir motivos para despejar o actual inquilino e aí a tentativa de averiguar se é ou não proprietário de outra residência não será a manifestação de uma bizarra curiosidade mas de uma racional tentativa de melhor rentabilizar o imóvel de que é proprietário.
    • AMVP
    • 25 janeiro 2021

     # 14

    Colocado por: IronicPode clarificar o que quer dizer com "e também lhe digo dado a forma como pensa ainda bem que não é assim.".
    A pedir um crédito tenho intenção de cumprir com o combinado. Mas também não quero ficar entalado por causa do incumprimento de outra pessoa.


    A clarificação é fácil, considera que a medida mais acertada é entregar as chaves ao Banco no caso do inquilino não lhe pagar.

    Não quer ficar "entalado" porque o inquilino não lhe pague mas... quer "entalar" o banco caso o inquilino não lhe pague a si. Não acha que há algo errado nessa equação pois não?
  11.  # 15

    Colocado por: IronicBoa Tarde

    Estou a ponderar adquirir um apartamento com recurso a crédito bancário com fiador para colocar em arrendamento.
    Actualmente resido num apartamento arrendado, mas como estou a pagar valores abaixo do mercado preferia cá ficar ao invés de comprar para habitação própria.

    A minha questão principal é a seguinte: O que acontece se o inquilino deixar de pagar?
    Dificilmente conseguirei suportar a renda actual e continuar a pagar o empréstimo.

    Nesse caso o facto de não ter habitação própria ajuda a despejar o inquilino, por eu passar a necessitar do imóvel para viver?

    No extremo teria que entregar o imóvel ao banco. Nesse caso o habitual será o banco a tentar recuperar valores através de penhoras de bens meus ou do fiador, ou uma vez que estou disposto a entregar o imóvel, ficar com ele e ser o banco a lidar com o inquilino?

    Obrigado e cumprimentos


    Boas,

    Se não consegue suportar o valor da renda actual mais o crédito, não se meta nisso. Além de que como indicou Carvai, o mercado está a dar sinais de retracção.
  12.  # 16

    Eu concordo com a maioria das opiniões. Não se meta nisso.
    Se equacionasse o contrário, teria mais lógica. Compre a sua HPP primeiro. E depois compre para arrendamento. Faça bem as contas, pelo valor mínimo que poderia arrendar.
    O meu avô sempre disse: Não dês um passo maior que a perna!
    Há tantas variáveis que nós não controlamos: doença, desemprego. Calcule bem! Pondere! E depois tome uma decisão consciente.
  13.  # 17

    Colocado por: rjmsilva

    Acredite que os senhorios devem ter mais que fazer do que andar a bisbilhotar a vida privada dos inquilinos. Os normais, pelo menos.


    Hahaha hahaha


    Prontos!!! Metem advogados a trabalhar.

    Se quiserem pôr alguém fora não se furtam a meios. Claro, dentro da lei.

    Exceptuando um senhorio chinês no Porto...creio que já foi condenado.
  14.  # 18

    Mais uma coisa:

    Se o valor do apartamento não cobrir o valor que está a dever ao banco, o banco pode-lhe ir buscar outros bens...
 
0.0208 seg. NEW