Iniciar sessão ou registar-se
    • JQ91
    • 25 janeiro 2021 editado

     # 1

    Olá!
    Sou novo no fórum. Descobri-o à procura de soluções para uma casa herdei. 

    É uma casa de 1774. A fachada, tal como todas as paredes exteriores, é de pedra granito.

    A casa foi comprada em ruínas há uns anos e reerguida, tem telhado, várias divisões, num total de cerca de 300m2, mas só metade foi habitada, a outra metade ficou a meio da reconstrução (por pintar e terminar loiças de casa de banho etc). As janelas da casa são todas de madeira, com um vidro apenas, e algumas estão em muito mau estado. São de 2 folhas com 2 quadiculas cada. Portadas exteriores. 

    Sem saber bem por onde começar deixo algumas perguntas, numeradas, para quem me conseguir responder, a uma ou várias! Obrigado! :

    1) uma das metades da casa (a habitada) tem parede de estuque, quase todas com bossas e remendos. Tem que se deitar abaixo e refazer ou dá pra corrigir?
    2) a casa tem 14 janelas. Distribuídas nos 4 pontos cardeais, as viradas a Este tem um telheiro de varanda com cerca de 2 metros de largura, que protege do sol, e as viradas a Oeste têm uma casa vizinha a poucos metros, com um muro que (infelizmente) chega à altura das janelas. As de Norte, que são as da fachada, têm casas ao redor. Restam 2 a Sul que são as q apanham mais luz directa. Quais os melhores vidros para isto? As janelas não são grandes, tendo o vão cerca de 1,3 de altura e 1 m de largura.  Estamos a pensar vidros duplos. 
    4) as janelas que estão em termos de desenho dificilmente foram a estética da casa em tempos. Provavelmente teriam mais quadrículas. Se por um lado queria evitar muitas quadriculas visto que as janelas já não são grandes e que a caixilharia de hoje em dia ocupa mais espaço (se puséssemos quadrículas penso que teriam que ter 8 cada folha...). Pensámos em janelas de abrir com 2 folhas sem quadrícula mas não estou nada decidida quanto a essa estética. O que acham de guilhotina? Parece-me mais provável ter sido a estética do solar original. E ao mesmo tempo parece me que a caixilharia central das de abrir é muito grossa, talvez pudesse aproveitar aí espaço e eventualmente fazer 2 folhas com 6 quadiculas cada... Mas talvez as de guilhotina sejam drasticamente menos eficientes... Qual a vossa opinião? Estamos a apontar para janelas de pvc. 
    5) acho que preferiria ter portadas interiores. Alguém me sabe dizer preços médios de instalação de caixilho de madeira ou mdf interior para colocação de portada de mdf? 
    6) qual sensivelmente o preço de aumentar o vão de uma porta numa parede de tijolo? Todas as portas medem 75cm apenas e queremos colocar portas de 85cm pelo conforto e para eventualidade de cadeira de rodas... 

    Muito Obrigada 
  1.  # 2

    Xiii...
    Não se precipitem.
    Arranjem o apoio de um arquitecto, mas um arquitecto com gosto em património e que saiba como intervir...
    Valorize, não destrua.
    Concordam com este comentário: JQ91
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JQ91
    • JQ91
    • 26 janeiro 2021 editado

     # 3

    Obrigado Pedro! Pois... Gostava de fazer obras rapidamente mas apenas na metade da casa não terminada para a recuperar, e depois pensar na metade onde habitamos que tem os seus problemas... E talvez aí contratar arquitecto, visto que é uma zona bastante mais complicada de recuperar, por envolver vigas e etc. Mas não sei. Nem sei qual é o preço de um arquitecto. Sei que varia mas não faço ideia de valores.
    Obrigada!
  2.  # 4

    acho que na fase inicial é que deve planear a intervenção. Definir prioridades, mas com a ajuda de um tecnico. Muitas vezes o que parece ser a melhor opção, acaba por não ser... e acaba gastando o dobro do dinheiro e pior, estraga-se irremediavelmente aquilo que se deveria preservar.
    Nada como pedir cotação para o serviço. ou até mesmo pagar uma visita técnica de pre-avaliação e discussão in-loco das opções possiveis..

    Boa sorte.
    Concordam com este comentário: JQ91
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JQ91
  3.  # 5

    bem... fazendo uma analogia, parece que você ganhou um ferrari, que já não é novo.

    agora é preciso ver se tem dinheiro para o manter, é que um ferrari gasta gasolina com fartura, o seguro é caro e as peças no mecânico uma fortuna.


    esse solar que herdou parece uma preciosidade, mas a recuperação e a manutenção desse edifício não parece ser barato.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JQ91
    • JQ91
    • 26 janeiro 2021

     # 6

    Onde posso arranjar um técnico bom para essa avaliação?

    Paulo, é isso que sentimos mas o esforço admirável dos avós faz-nos querer ter forças para projectar algo igualmente digno, do trabalho mas também da própria propriedade. É como se tivessem construído o tal Ferrari de raiz, tendo só a carapaca. Tem, por isso, muito valor sentimental.

    Além disso, qualquer casa dá chatices, dores de cabeça, custos. Se calhar vale mais que seja uma que tenha significado, história nas pedras e na família que a reergueu... Temos (alguma) noção do que isto acarreta mas a tarefa hercúlea de reerguer a casa já está feita...
  4.  # 7

    Bom dia.
    Falta um dado importante.
    Onde é a obra?
    😁
    • lmcaet
    • 26 janeiro 2021 editado

     # 8

    Colocado por: JQ91

    Esses pormenores interessam?

    Com certeza que esse comentário não foi com maldade nem segundas intenções, mas sim para alertar para possíveis desentendimentos entre famílias quando o assunto envolve €€€. Infelizmente é frequente surgirem aqui relatos de famílias de costas voltadas, processos em tribunal, etc.
    Já vivi 4 anos nos arredores, e de facto a região tem solares magníficos.
    Parabéns pela vossa decisão e os meus votos de que tudo vos corra bem daqui para a frente.
    A primeira e melhor solução de todas já vos foi apresentada: reunirem-se e planearem tudo com técnicos credenciados e com experiência na situação em causa!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JQ91
 
0.0136 seg. NEW