Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde carissimos participantes deste forum,

    Escrevo aqui pela primeira vez, no sentido de me "auxiliarem" e trocarmos alguns pontos de vista, relativo à construção da minha moradia T3.

    Estou na fase praticamente embrionária do projeto. A decisão de construção de uma moradia assenta-se no fato de me ter sido cedido um terreno com viabilidade de construção com cerca de 1850 m2 e ao qual, em vez de o "vender" e investir num apartamento, decidi rentabiliza-lo e iniciar o processo de contrução.

    Até ao momento, solicitei vários orçamentos aos gabinetes de arquitetura, nos quais estou a analisar.
    Os preços foram algo dispares, numa margem entre 4500 a 7000 euros para a Projeto de arquitetura + especialidades + destaque do terreno onde construir.(necessário)

    Foram também sugeridos alguns "descontos" nomeadamente no preço do projeto de arquitetura na eventualidade de optar pela construção com a mesma empresa.. será boa opção? será pessima opção?

    Tenho a ideia que não faz muito sentido juntar tudo, mas por outro lado, sei de quem o fez e até correu bem.

    Gostava do vosso feedback. é que apartir da adjudicação do projeto de arquitetura.. vai ser até ao fim, mesmo em tempos de Pandemia..
    • RCF
    • 26 janeiro 2021

     # 2

    Colocado por: k7pirataForam também sugeridos alguns "descontos" nomeadamente no preço do projeto de arquitetura na eventualidade de optar pela construção com a mesma empresa.. será boa opção? será pessima opção?

    péssima opção

    separe o projeto da construção. E depois, separe a construção da fiscalização...
    Concordam com este comentário: Picareta, k7pirata
  2.  # 3

    Colocado por: k7pirataserá boa opção? será pessima opção?

    Contrate também a fiscalização da obra, que assim não tem que se preocupar com nada.

    áhhh, de preferência apareça na obra apenas depois de concluída.
    Concordam com este comentário: k7pirata
    Estas pessoas agradeceram este comentário: k7pirata
  3.  # 4

    Colocado por: k7piratasei de quem o fez e até correu bem
    sabe que isso é subjectivo.. pode parecer bem, mas nao se sabe os podres que possa ter depois de rebocado e pintado

    pode custar um pouco mais, mas separe isso tudo. .. pode vir a poupar muitos euros futuros em gastar mais no inicio
    Concordam com este comentário: k7pirata
  4.  # 5

    Pois a ideia de juntar tudo também concordo que seria descabido.

    Portanto,

    - Projeto arquitetura / especialidades.

    - Contrução.

    - Fiscalização.

    A nivel de projeto, e como já tenho uma ideia mais menos pré-definida do que pretendo, subsistem é algumas duvidas em relação a garagem. Ou seja, o terreno é plano, daqui a dúvida entre optar por cave, ou garagem exterior, junto ou separada a moradia..


    Quanto à fiscalização,como sendo obrigatória, como optaram por realizar em termos de qualidade - preço?.
  5.  # 6

    Eu faria garagem junta à casa para não apanhar chuva qdo sair de casa... e no mesmo piso, para não ter de subir escadas com as compras
    Concordam com este comentário: m.aur.eira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: k7pirata
  6.  # 7

    Pois, possivelmente a questão das escadas pode atrapalhar..!

    E para dois carros, e ter espaço para alguns arrumos, qual será o espaço necessário em termos de m2?
  7.  # 8

    Não esquecerei não :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo16062021
  8.  # 9

    acima de 40 m2, 6X7, por exemplo, se forem lado a lado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: k7pirata
  9.  # 10

    Desculpem estar a desenterrar este tópico criado por mim, porque já passou algum tempo, mas o certo é estou a enfrentar um cento de problemas relativamente à construção da moradia.

    Demorei tempo a mais para legalizar o meu terreno, o que atrasou tudo. Neste momento tenho um projeto feito para alvenaria num gabinete que era para ser submetido no momento que tivesse o terreno na minha propriedade, mas tendo em conta que o seguro morreu de velho, tenho pedido vários orçamentos para ver a possibilidade de concretizar a construção e qual o valor (atual) que isso me fica.


    Muitas pesquisas feitas por estes lados, dizem que o sistema de construção em alvenaria pouco ou não difere em termos de custo em relação ao sistema de construção em LSF.

    Contudo, e dos orçamentos propostos, 3 em LSF e 4 em Alvenaria a diferença entre os sistemas construtivos para o mesmo projeto diferem entre 30 a 45 mil euros. Estãmos a falar em empresas de LSF e alvenaria com muitas casas construidas. Sendo que em LSF, tenho o testemunho de quem vive à mais de 15 anos, sem qualquer problema.

    Com isto tudo, fiquei na dúvida.. será que o LSF volta a ter margem de progressão? Ou ainda existem muitas duvidas sobre a durabilidade do sistema?

    E em termos de financiamento?

    O projeto que tenho comtenpla uma área util de 155 m2 em forma L, simples. + anexo garagem.

    Se calhar existem aqui pessoas válidas para dar o seu testemunho e me ajudar a avaliar quer o corrente momento da construção, quer a opção pelos dois métodos tendo em conta os valores envolvidos.

    Obrigado.
  10.  # 11

    155 de area útil ou bruta? (area de pavimentos interiores, ou medida pelo exterior da casa?)
    Quanto ao LSF ou ICF ou tradicional ...tudo podem ser, e são, bons sistemas, desde que bem construídos.
    E infelizmente os sistemas mais leves ainda não conseugiram decolar e voar mais alto; porque não ficam mais baratos e não são assimn tão mais rápidos em obra. São-no no tosco...depois penam como os outros nas infraestruturas e acabamentos.
  11.  # 12

    Bom dia,

    Desde já agradeço a resposta.

    A área são 155m2 útil e 185m2 brutos +/- . A construção em LSF é só a estrutura, mas com a diferença de preço consigo construir muros, cozinha, etc e poupar...

    Concordo quando diz que o LSF só é atrativo se for mais barato para ser verdadeiramente uma alternativa ao tradicional, mas pelo quye tenho lido e visto não é isso que tava vindo a acontecer, dai a minha pergunta é mesmo nesse sentido, porque economicamente para mim torna-se rentável nesta fase optar por LSF em termos de lucro.

    Acredito que todos temos a ideia que pode advir muitos problemas, mas como sei e tenho relatos, em alvenaria pode acontecer exatamente a mesma coisa a quem como eu não entende muito de obras.. ou a qualquer pessoa..
  12.  # 13

    Colocado por: k7pirataem alvenaria pode acontecer exatamente a mesma coisa a quem como eu não entende muito de obras..

    Para isso é que a lei o obriga a contratar um técnico que perceba. É a chamada fiscalização.
    No chamado método tradicional, a grande maioria dos técnicos até já sabe onde por norma são cometidas falhas e vai alertando e tentando corrigir, pelo existe uma menor probabilidade de os erros acontecerem.
    Nos chamados métodos alternativos as coisas são diferentes
    1º Para serem competitivos ao nível do preço, grande parte das vezes não são cumpridas algumas das regras fundamentais do método.
    2º São métodos de construção mais rápida o que não permite um acompanhamento por parte da fiscalização mais assíduo.
    3º São métodos que muitos técnicos de fiscalização não dominam pelo que é muito mais provável que não consigam detetar os erros

    Eu só um dos defensores dos chamados métodos alternativos. Aliás acho mesmo que o setor só se safa se começar a apostar seriamente neles.
    Contudo também acho que para o DO comum nem sempre é a melhor solução
    Estas pessoas agradeceram este comentário: k7pirata
  13.  # 14

    k7pirata.
    Se me permite.
    Em que zona de Vila Real? O pato é um bocado grande… :)
    Eu pessoalmente não faria LSF em Vila Real.
    Terá de compensar com isolamento denso (bem denso) a falta de inércia e um projecto “normal” (de 4500€) sem execução vai deixar mt margem para erros e fiscalização sem ponta por onde agarrar.
    Mais… ao preço do ferro… desconfio que vá poupar sem “atalhos” de Pato Bravo.

    Atenção que não defendo alvenaria. Bem pelo contrário.
    Mas LSF… hmm…. Nahhh…
    Woodframe, CLT…
    Mas tb conte gastar mais em projecto para saber melhor com o contar no fim (€€).
  14.  # 15

    Colocado por: k7pirataDesculpem estar a desenterrar este tópico criado por mim, porque já passou algum tempo, mas o certo é estou a enfrentar um cento de problemas relativamente à construção da moradia.

    Demorei tempo a mais para legalizar o meu terreno, o que atrasou tudo. Neste momento tenho um projeto feito para alvenaria num gabinete que era para ser submetido no momento que tivesse o terreno na minha propriedade, mas tendo em conta que o seguro morreu de velho, tenho pedido vários orçamentos para ver a possibilidade de concretizar a construção e qual o valor (atual) que isso me fica.


    Muitas pesquisas feitas por estes lados, dizem que o sistema de construção em alvenaria pouco ou não difere em termos de custo em relação ao sistema de construção em LSF.

    Contudo, e dos orçamentos propostos, 3 em LSF e 4 em Alvenaria a diferença entre os sistemas construtivos para o mesmo projeto diferem entre 30 a 45 mil euros. Estãmos a falar em empresas de LSF e alvenaria com muitas casas construidas. Sendo que em LSF, tenho o testemunho de quem vive à mais de 15 anos, sem qualquer problema.

    Com isto tudo, fiquei na dúvida.. será que o LSF volta a ter margem de progressão? Ou ainda existem muitas duvidas sobre a durabilidade do sistema?

    E em termos de financiamento?

    O projeto que tenho comtenpla uma área util de 155 m2 em forma L, simples. + anexo garagem.

    Se calhar existem aqui pessoas válidas para dar o seu testemunho e me ajudar a avaliar quer o corrente momento da construção, quer a opção pelos dois métodos tendo em conta os valores envolvidos.

    Obrigado.
    Ja tem especialidades feitas ou apenas arquitetura?
    Caso tenha apenas arquitetura como é que com isso conseguiu orçamentos?
  15.  # 16

    Colocado por: zedasilva
    Para isso é que a lei o obriga a contratar um técnico que perceba. É a chamada fiscalização.
    No chamado método tradicional, a grande maioria dos técnicos até já sabe onde por norma são cometidas falhas e vai alertando e tentando corrigir, pelo existe uma menor probabilidade de os erros acontecerem.
    Nos chamados métodos alternativos as coisas são diferentes
    1º Para serem competitivos ao nível do preço, grande parte das vezes não são cumpridas algumas das regras fundamentais do método.
    2º São métodos de construção mais rápida o que não permite um acompanhamento por parte da fiscalização mais assíduo.
    3º São métodos que muitos técnicos de fiscalização não dominam pelo que é muito mais provável que não consigam detetar os erros

    Eu só um dos defensores dos chamados métodos alternativos. Aliás acho mesmo que o setor só se safa se começar a apostar seriamente neles.
    Contudo também acho que para o DO comum nem sempre é a melhor solução
    Estas pessoas agradeceram este comentário:k7pirata


    Concordo.

    A fiscalização é parte importante e nesse sentido, uma boa fiscalização vai evitar no fim muitos problemas. As minhas dúvidas surgem entre a comparação de sistemas construtivos, porque a minha preferencia é alvenaria, contudo achei por bem e já que atrasei muito o projeto conhecer e saber quanto me ficava as alternativas. Pedi a construtores em LSF para o meu projeto qual o valor que proponham realizar a obra.
    Independemente de tudo, são empresas diferentes em LSF que apresentam valores semelhantes e muito abaixo de alvenaria. Trabalham mal? excecutam obras com defeitos? Não sei... se calhar possivelmente sim, mas se for unicamente pelo preço essa conclusão, irão trabalhar todas mal e todas vendem o mesmo porque os orçamentos são semelhantes em termos de preço...

    Fiquei surpreso pela diferença de preço, ainda por cima nesta fase que está tudo muito volatil...
  16.  # 17

    Colocado por: gil.alvesk7pirata.
    Se me permite.
    Em que zona de Vila Real? O pato é um bocado grande… :)
    Eu pessoalmente não faria LSF em Vila Real.
    Terá de compensar com isolamento denso (bem denso) a falta de inércia e um projecto “normal” (de 4500€) sem execução vai deixar mt margem para erros e fiscalização sem ponta por onde agarrar.
    Mais… ao preço do ferro… desconfio que vá poupar sem “atalhos” de Pato Bravo.

    Atenção que não defendo alvenaria. Bem pelo contrário.
    Mas LSF… hmm…. Nahhh…
    Woodframe, CLT…
    Mas tb conte gastar mais em projecto para saber melhor com o contar no fim (€€).


    A construção será na zona de Sanguinhedo em Vila Real, onde já existem muitas casas construídas no sistema LSF e onde os proprietários continuam contentes com a escolha, sendo a casa mais antiga que conheco foi construida a mais de 9 anos.

    Quem quer construir tenta poupar, o que diz é que posso gastar mais depois, partindo do pressuposto que é mais barato, a coisa vai correr mal.. eu tambem tenho essa ideia.. normalmente as coisas sao caras por alguma razão. E se o orçamento se é caro em alvenaria terá a sua razão e outra confiança..
  17.  # 18

    Colocado por: DR1982Ja tem especialidades feitas ou apenas arquitetura?
    Caso tenha apenas arquitetura como é que com isso conseguiu orçamentos?


    Só tenho arquitetura, o projeto de especialidades tá em stand-by, isto é foi pensado e depois seria adaptar de acordo com o solicitado apos a aprovada da arquitetura. Mas como tive problemas na escritura atrasou tudo.

    Os orçamentos foram dados depois de enviar o caderno de encargos que já me foi facultado, não sendo obviamente definitivo. Neste momento e porque queremos sempre o melhor e mais barato tentamos perceber qual o melhor caminho...
  18.  # 19

    Colocado por: k7piratasão empresas diferentes em LSF que apresentam valores semelhantes e muito abaixo de alvenaria.

    Onde o LSF é mais barato que a alvenaria é no custo do tempo que demora a construir a estrutura.
    Uma estrutura em LSF pode demorar 2 meses a ser concluída enquanto uma em alvenaria demora 4
    Tudo o resto é igual e custa o mesmo preço nos 2 métodos
    A mão de obra para uma estrutura em LSF pela sua especialização é obrigatoriamente mais cara que uma em alvenaria. Com isto a diferença de preço acaba por ser anulada
    O que acontece na prática é que a mão de obra de LSF é muito pouco qualificada o que faz com que acabe por ser mais barata.
    Grande parte das estrutura de LSF são tb muito más e algumas até antirregulamentares.
    É nestes pequenos "pormaiores" que as empresas apostam para terem preços competitivos
  19.  # 20

    Colocado por: k7pirataOs orçamentos foram dados depois de enviar o caderno de encargos que já me foi facultado,

    Como é que alguém lhe faz um caderno de encargos sem projetos de especialidade?
 
0.0249 seg. NEW