Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Realizei a construção da minha casa em 2012 e, no decurso destes mais de 8 anos, a humidade por capilaridade em alguns pontos do piso 0 da casa tem sido uma presença constante.
    Ao longo destes anos foram realizadas algumas intervenções, contudo meras operações de cosmética nas paredes e o problema nunca foi resolvido na sua origem. Anexo algumas imagens que ilustram a fase de construção e o estado atual das paredes.
    Envolvi o arquiteto responsável pelo projeto que sugeriu resolver o problema da seguinte forma:
    1º Abrir a parede até ao betão;
    2º Aplicar membrana líquida para impermeabilizar o betão e deixar secar 24/48 horas;
    3º Rebocar a parede e dar acabamento final.

    Gostaria de obter a V/ opinião sobre a solução apresentada pois o investimento imagino ser considerável.

    Obrigada!
  2.  # 2

    Faltam as fotografias
  3.  # 3

    Normalmetne abre-se uns rasgos na parede, junto ao massame e intercala-se uma tela betuminosa, por exemplo... tem de se ir fazendo intercaladamente...

    Isto para prevenir as humidades ascendentes.
    Claro está que no massame terá na mesma a presença do problema.

    tEm fotos?
    Concordam com este comentário: GMCQ
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vogue
  4.  # 4

    É uma solução, mas não a melhor. Tela asfaltica será melhor provavelmente nesse caso. O investimento não é nada de mais. Vai pagar mais em mão de obra. Dependendo da dimensão duvido muito que seja obra para mais de uma semana.

    Mas a melhor solução era uma vala do lado de fora e isolar bem as fundações da casa nessa zona. Isolamento das fundações, caixa de ar, drenos... Isso sim era a melhor hipótese. Mas não vejo porque razão esse remendo não funcione para impedir a subida da humidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vogue
  5.  # 5

    Boa noite,

    Peço desculpa, anexei as fotos, mas por qualquer razão, não correu bem... espero que desta vez fiquem disponíveis!
  6.  # 6

    E vai fazer a obra só nesta parede ou na parede toda da divisão, visto que também deve estar a afectar a do lado mas parece estar coberto pelos moveis da cozinha?

    Sinceramente a solução a tela liquida não me parece muito boa analisando a altura da parede de betão... O betão está a meio metro de altura. Uma vez que você vai ter que aplicar na vertical, não sei se o reboco depois agarra na tela... E se agarrar, depois pode ficar a fazer alguma tracção, o que pode provocar rasgões e queda do reboco.

    Tem alguma coisa do lado desta parede?

    Ou seja é arejada ou subterrada?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vogue
    •  
      GMCQ
    • 31 janeiro 2021 editado

     # 7

    Colocado por: VogueBoa noite,

    Peço desculpa, anexei as fotos, mas por qualquer razão, não correu bem... espero que desta vez fiquem disponíveis!


    Colocado por: angelicousE vai fazer a obra só nesta parede ou na parede toda da divisão, visto que também deve estar a afectar a do lado mas parece estar coberto pelos moveis da cozinha?

    Sinceramente a solução a tela liquida não me parece muito boa analisando a altura da parede de betão... O betão está a meio metro de altura. Uma vez que você vai ter que aplicar na vertical, não sei se o reboco depois agarra na tela... E se agarrar, depois pode ficar a fazer alguma tracção, o que pode provocar rasgões e queda do reboco.

    Tem alguma coisa do lado desta parede?

    Ou seja é arejada ou subterrada?


    Se não houve mais nenhuma intervenção nessa base dos tijolos. Então parece que não foi nada isolado. Aliás uns dos problemas da capilaridade está no facto de as fundações não serem devidamente isoladas. E a água como não tem nenhuma barreira, ao longo dos anos vai subindo por ali acima.

    Veja aqui tb.

    https://forumdacasa.com/discussion/76061/1/humidade-ascendente-capilaridade/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vogue
  7.  # 8

    Colocado por: angelicousE vai fazer a obra só nesta parede ou na parede toda da divisão, visto que também deve estar a afectar a do lado mas parece estar coberto pelos moveis da cozinha?

    Sinceramente a solução a tela liquida não me parece muito boa analisando a altura da parede de betão... O betão está a meio metro de altura. Uma vez que você vai ter que aplicar na vertical, não sei se o reboco depois agarra na tela... E se agarrar, depois pode ficar a fazer alguma tracção, o que pode provocar rasgões e queda do reboco.

    Tem alguma coisa do lado desta parede?

    Ou seja é arejada ou subterrada?
  8.  # 9

    A obra a realizar será nos pontos da casa onde este problema existe que inclui a cozinha e a sala.
    Confirmo que alguns destes pontos na cozinha estão cobertos pelos móveis da cozinha.

    A parede da imagem (Este) é contígua à do vizinho e como a rua tem alguma inclinação, é subterrada. No entanto, na sala, com paredes viradas a Sul e Oeste também temos pontos de humidade por capilaridade. São paredes arejadas e não subterradas.

    Estive a observar todas as imagens recolhidas durante a construção e nos locais onde há pilares, há a presença de humidade.
  9.  # 10

    Colocado por: GMCQ



    Se não houve mais nenhuma intervenção nessa base dos tijolos. Então parece que não foi nada isolado. Aliás uns dos problemas da capilaridade está no facto de as fundações não serem devidamente isoladas. E a água como não tem nenhuma barreira, ao longo dos anos vai subindo por ali acima.

    Veja aqui tb.

    https://forumdacasa.com/discussion/76061/1/humidade-ascendente-capilaridade/
  10.  # 11

    No encontro de ontem com o arquiteto, este informou-me que as sapatas foram impermeabilizadas mas desconhece se estes pontos foram ou não. Como nesta fase já não consigo impermeabilizar os alicerces da casa, resta-me impermeabilizar os pontos que consigo alcançar.

    Agradeço o tópico que já havia lido e me acrescentou muita informação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GMCQ
  11.  # 12

    Se não são subterradas, eu sinceramente recomendava abrir uma vala pelo lado de fora e isolar toda a base, uma caixa com gravilha meter drenos. A ideia é fazer com que a água não se aninhe perto da casa, com a ajuda da gravilha que ajuda na drenagem, e com os drenos para a "encaminhar", e mesmo que de alguma forma se aninhe não entre e isso é papel do isolamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vogue
  12.  # 13

    Colocado por: angelicousSe não são subterradas, eu sinceramente recomendava abrir uma vala pelo lado de fora e isolar toda a base, uma caixa com gravilha meter drenos. A ideia é fazer com que a água não se aninhe perto da casa, com a ajuda da gravilha que ajuda na drenagem, e com os drenos para a "encaminhar", e mesmo que de alguma forma se aninhe não entre e isso é papel do isolamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Vogue
  13.  # 14

    Agradeço, desde já, a orientação.

    E no caso da parede que é contígua e não permite a criação da valas pelo exterior, qual seria a melhor solução?
  14.  # 15

    Rasgar 50cm no chão e 50cm na parede e aplicar tela schulter ou revestech e refazer o reboco e gesso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vogue
  15.  # 16

    Colocado por: RicardoPortorevestech
  16.  # 17

    Na opinião do Ricardo Porto, a melhor solução passará sempre por aplicação de tela em vez de membrana líquida?
  17.  # 18

    Sim
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vogue
  18.  # 19

    Considerando a aplicação de tela é possível recomendar alguma empresa que seja mais orientada à realização de trabalho de impermeabilização na região do Porto?
    •  
      GMCQ
    • 2 fevereiro 2021

     # 20

    Colocado por: RicardoPortoSim
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Vogue
    Mas essa opinião é unânime? A aplicação de tela armada ao invés de membrana líquida?
 
0.0199 seg. NEW