Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Tenho duvida sobre a aplicação de onduline em telhado com estrutura de betão.
    Pelo que percebi, se o telhado for de madeira, as ripas de pvc que ficam entre o onduline e a telha são presas com parafusos, à estrotura de madeira.
    Como é que se prendem as ripas de pvc, caso as vigas sejam em betão? Pelo que me informaram as vigas não deve ser perfuradas, certo?

Obrigada
  2.  # 2

Se me soberem informr, gostava também de fazer a mesma pergunta em relação ao roof-mate. Como deve ser a sua aplicação num telhado com estrtura em vigas de betão.
    Obrigada,
  3.  # 3

Boas

Como é que se prendem as ripas de pvc, caso as vigas sejam em betão?

Use grampos em vez de parafusos.

Como deve ser a sua aplicação num telhado com estrtura em vigas de betão

Suponho que se refere a um telhado com ripado em vigotas de betão? Coloque o isolamento sob a sub-telha (e use os grampos para a fixação)

cumps
    José Cardoso
  4.  # 4

Obrigada José Cardoso

Use grampos em vez de parafusos.

O que me disseram foi que o parafuso (ou tv o tal garampo) feriria o aço que passa no centro da viga. Isso não seria um problema?

Suponho que se refere a um telhado com ripado em vigotas de betão? Coloque o isolamento sob a sub-telha (e use os grampos para a fixação)

Sim, é de betão. Sugeria usar o mesmo método que para fizar a onduline e. E os garampos devem prender às vigas "mestras", ou as do ripado?
  5.  # 5

Boas

Os grampos "abraçam" as vigotas, pelo que não as ferem. Prenda-os às vigotas do ripado.

cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Maria10
  6.  # 6

Os grampos "abraçam" as vigotas, pelo que não as ferem. Prenda-os às vigotas do ripado.

Mais uma vez obrigada, acho que percebi.
  7.  # 7

Olá outra vez!

Alguem me podia enviar uma foto para ver como é que os tais grampos são aplicados, isto é como ligam ao roof-mate e à onduline, e como são abraçados nas vigotas.

Mto obrigada
  8.  # 8

Boa noite

Alguem me sabe informar mais ou menos o preço do onduline subtelha para um telhado de madeira?

obg,
  9.  # 9

Colocado por: piferreiraBoa noite

Alguem me sabe informar mais ou menos o preço do onduline subtelha para um telhado de madeira?

obg,

Subtelha + ripa PVC= 18€/m2 (depende das áreas e forma de aplicação)
  10.  # 10

Boas

Alguem me podia enviar uma foto para ver como é que os tais grampos são aplicados, isto é como ligam ao roof-mate e à onduline, e como são abraçados nas vigotas.

Veja se serve.

cumps
    José Cardoso
  11.  # 11

Veja se serve.

cumps
    José Cardoso

Muito obrigada, era isso que tinha imaginado.
  12.  # 12

Falaram-me em utilizar isolamento reflectivo (prateado), em vez da onduline.
    Parece que têm um efeito semelhante, mas uma aplciação mais simples. Qual a vossa opinião?
    No caso de usar o tal isolamento reflectivo (prateado), colocaria o roof-mate por baixo das vigas. Nesta solução evitava o onduline e os grampos (o que seria vantajoso para o empreiteiro). O que vos parece esta opção?

Obrigada
  13.  # 13

Parece que têm um efeito semelhante, mas uma aplciação mais simples. Qual a vossa opinião?
    No caso de usar o tal isolamento reflectivo (prateado), colocaria o roof-mate por baixo das vigas. Nesta solução evitava o onduline e os grampos (o que seria vantajoso para o empreiteiro). O que vos parece esta opção?
    Obrigada

O isolamento seria qualquer coisa como isto:
    http://www.lusosol.com/isolamento/509.jpg

O material vende-e sem rolos e parece-me que o objectivo principal é o isolamento termico. E em relação à agua? Como +e uma folha e o telhado inclinado, também terá um efeito parecido com o onduline? Ou não é comparavel?
    Obrigada
  14.  # 14

Boas

Parece que têm um efeito semelhante, mas uma aplciação mais simples.

Não conheço esse material.
    Uma pergunta: qual o seu objectivo? tornar um sótão habitável?

cumps
    José Cardoso
  15.  # 15

Não conheço esse material

O material é vndido em rolos, e penso que são duas folhas de alumino "almofadadas" (com algum ar no meio).

http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.lusosol.com/isolamento/509.jpg&imgrefurl=http://www.lusosol.com/termo-acustico.htm&usg=__QwO608q_Emt5jjdScwTRoO_SxMo=&h=142&w=142&sz=7&hl=pt-PT&start=33&um=1&tbnid=PMIWdhjPyBf7bM:&tbnh=94&tbnw=94&prev=/images%3Fq%3Disolamento%2Breflectivo%26ndsp%3D20%26hl%3Dpt-PT%26rlz%3D1T4SKPB_enPT282PT284%26sa%3DN%26start%3D20%26um%3D1

Uma pergunta: qual o seu objectivo? tornar um sótão habitável?

Não a era so construir um telhado novo num predio, no qual eu habito o ultimo andar.
    O ideia era colocar sub-telha (onduline) para alem da telha nova, mas o empreiteiro sugeriu esta solução, que lhe é favoravel pois nao precisaria de tanta mao de obra (e o material também deve ser mais barato). Percebi que o material isola termica e acustivamente. Como o material é liso deve acabar por fazer algum escoamento de aguas que possam vir a passar as telhas, mas não estou mto certa que substitua exactamente a função da onduline...
  16.  # 16

Boas

Como lhe disse não conheço o material mas as características indicadas a serem reais mostram uma boa capacidade como isolamento térmico.

Se não pretende utilizar o sótão o local indicado para aplicar o isolamento (seja ele qual for) é o pavimento do sótão e não a cobertura (e talvez optasse por usar lã mineral ou um isolamento projectado). Quanto a colocar este material em vez da sub-telha: não me parece que este material seja próprio. Para mim nem hesitava: sub-telha.

cumps
    José Cardoso
  17.  # 17

Maria10,
    Há tempos substitui um material parecido com esse, que parecia um cobertor de folha de alumínio com uma espuma amarela por dentro, de debaixo das telhas de um prédio.

Aquilo nem fazia de isolamento térmico, nem, obviamente, impermeabilizava.

Na minha opinião, o construtor foi enganado por quem lhe vendeu aquilo.

Colocámos isolamento térmico (8cm de roofmate) e sub-telha e ... ainda estamos à espera que o proprietário (um aldrabão de um francês) pague o que falta.
  18.  # 18

Obrigada Luis K. W.,

Esse material de que fala estava colocado entre a telha e a ripa, sem mais nada (ripas ou parafusos)? Qual era o problema do material? Ou era o resto do telhado que tinha problemas?
    O empreiteiro diz que como o material é relativamente flexivel ele ficaria seguro com o peso da telha, e a telha ficaria à mesma bem segura às vigotas de betão. (Será?)

Por outro lado percebi por outras vias que para o material reflexivo ter efeito termico este deve ser colocado entre caixas de ar, e para que isso aconteça deve-se usar um segundo ripado (tal como no caso da onduline) no qual as telhas assentariam.
    • naar
    • 20 novembro 2009

# 19

Colocado por: Maria10

Obrigada

O isolamento seria qualquer coisa como isto:
    http://www.lusosol.com/isolamento/509.jpg

O material vende-e sem rolos e parece-me que o objectivo principal é o isolamento termico. E em relação à agua? Como +e uma folha e o telhado inclinado, também terá um efeito parecido com o onduline? Ou não é comparavel?
    Obrigada

Não é comparável!

Essa tela pode isolar térmicamente mas estraga-se com facilidade, principalmente quando ao assentar a telha o pino da mesma a fura, para além disso como é fina e flexível pode formar bolsas se entrar agua pelo telhado. A onduline dá mais trabalho mas fica bem feito!
  19.  # 20

Maria10
    Este naar parece saber tudo o que eu sei, ou tem exactamente as mesmas experiências! :-)

É exactamente como o naar diz.

Aquilo parece uma mantinha, um cobertorzito que, por muito cuidado que se tenha, fica para ali aos altos e baixos formando bolsas - porreiras para acumular alguma água que passe para debaixo das telhas... até ao dia em que a manta fure/rasgue, ou que a manta mexa por causa de algum pássaro que resolva ir ver o que se passa por baixo das telhas.

O curioso, é que o caloteiro do francês queixava-se de umas infiltraçõezitas e, sobretudo, precisamente da falta de isolamento térmico!

0.0225 seg. NEW