Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Era o exótico ornamental dava "estatuto"... Agora é bimbalhice... Completamente fora do contexto, etc...
  2.  # 82

    Agora o que dá estatuto é a Oliveira.
    Concordam com este comentário: Ivo M, eu
  3.  # 83

    Colocado por: PalhavaAntigamente todas as casas "finas" de todo o Portugal tinham uma palmeira e uma araucária no jardim.
      Araucaria-heterophylla-39512-134847847012381.jpg


    Já gosto mais dessas coníferas. Este ano caiu uma que teve de ir para madeira, fiquei bastante triste.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Honda
  4.  # 84

    Colocado por: Pedro BarradasEra o exótico ornamental dava "estatuto"... Agora é bimbalhice... Completamente fora do contexto, etc...


    Por aqui ainda gostam de uma palmeira real. Deve ser porque são bimbos😁😁😁

    Foi muito usada em espaços públicos de norte a sul e tenho pena que muitas tenham desaparecido com a praga
  5.  # 85

    Colocado por: leonorb

    Por aqui ainda gostam de uma palmeira real. Deve ser porque são bimbos😁😁😁

    Foi muito usada em espaços públicos de norte a sul e tenho pena que muitas tenham desaparecido com a praga


    É essa que temos também, e tratámo-la com insecticida umas duas vezes por ano quando o bicho começa a dar sinal. Ainda dá sinais, mas não sei até quando.
    Concordam com este comentário: leonorb
    • alam_
    • 8 fevereiro 2021 editado

     # 86

    Nao sei o nome, mas uma destas ficava bem
      38CE88FC-8A11-460D-90C7-2508406CCA8D.jpeg
  6.  # 87

    Colocado por: alam_Nao sei o nome, mas deste género ficava bem
      38CE88FC-8A11-460D-90C7-2508406CCA8D.jpeg


    creio que é um cipreste.
    Concordam com este comentário: alam_
  7.  # 88

    cipreste
  8.  # 89

    existem diversas especies de cupressus... estar bem ciente disso.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  9.  # 90

    Coitado do Neco. Já deve estar arrependido de ter perguntado 😁😁😁

    Outra sugestão, arriscada - uma tangerineira
    • TicMic
    • 9 fevereiro 2021 editado

     # 91

    Cupressus sempervirens totem. É aquele das quintas que crescem muito uniformemente e de forma muito esguia.

    Plantei mais de 40 há dois anos e o desenvolvimento é notório. Um deles já está nos 2,5m e foi plantado com 55cm. Outro foi plantado com 20cm e está nos 35cm. Como estão todos alinhados, vou observando o comportamento de cada um individualmente.

    O objectivo é que em 10-15 anos fiquem como na foto, aí com mais de 7-8m de altura. Não pretendo podá-los nem apará-los. É deixar crescer.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Silva99
      Screen Shot 2021-02-08 at 23.06.15.png
  10.  # 92

    Colocado por: leonorbCoitado do Neco. Já deve estar arrependido de ter perguntado 😁😁😁

    Outra sugestão, arriscada - uma tangerineira


    ai, cheiram tão bem quando dão flor! nós temos uma de cada lado do passeio e é um prazer passar ali! mas é do lado da casa, não à frente.
    continuo a defender uma magnólia!

    ma-gue-nó-lia!

    ma-gue-nó-lia!

    ma-gue-nó-lia!
    Concordam com este comentário: RUIOLI
    • ptuga
    • 9 fevereiro 2021 editado

     # 93

    Para mim, como já alguém referiu

    Ilex aquifolium - azevinho

    Não ficam muito grande, são árvores fáceis de "domar" e no inverno ficam um espetáculo.

    Outra hipótese para mim é o medronheiro, rustica, autóctone, muito fácil de manter e dá bons frutos!
    • neco
    • 13 fevereiro 2021

     # 94

    Colocado por: leonorbCoitado do Neco. Já deve estar arrependido de ter perguntado 😁😁😁

    Outra sugestão, arriscada - uma tangerineira


    😁😁😁

    Só tenho a agradecer as sugestões.

    Efetivamente é uma zona de oliveiras e penso que será o mais adequado.

    Tenho um vizinho que tem esta meia abandonada. Vou ver se negoceio com ele
      IMG_20210211_162624~2.jpg
  11.  # 95

    Esses ramos podem todos ser cortados para facilitar o transporte. Pode ficar completamente despida apenas com aquele tronco no meio e as 2 bifurcações.

    As oliveiras toleram muito bem este tipo de "massacre". Tenho umas varias dezenas delas centenárias que levam cortes pelo tronco, para as varejar mais facilmente, e passados uns 5 anitos estão cheias de força.
  12.  # 96

    Colocado por: TicMicNão pretendo podá-los nem apará-los. É deixar crescer.


    Nem precisa, é a forma natural deles. Pode haver um ou outro ramo q desalinhe por causa do vendo... Tenho familiares q têm, e como parecem tão aprumadinhos acabam por ter graça.
    • neco
    • 13 fevereiro 2021

     # 97

    Colocado por: NostradamusEsses ramos podem todos ser cortados para facilitar o transporte. Pode ficar completamente despida apenas com aquele tronco no meio e as 2 bifurcações.


    O transporte é do outro lado da estrada :) mas sim, aparar um bocado e aproveitar a retro escavadora do empreiteiro para a mudar.
  13.  # 98

    Colocado por: antonylemoscipreste

    Muita gente não gosta porque é a árvore dos cemitérios, mas é escolhida por "apontar para o céu" e ser aromática.
    • Anaa
    • 14 fevereiro 2021

     # 99

    Colocado por: neco

    😁😁😁

    Só tenho a agradecer as sugestões.

    Efetivamente é uma zona de oliveiras e penso que será o mais adequado.

    Tenho um vizinho que tem esta meia abandonada. Vou ver se negoceio com ele
      IMG_20210211_162624~2.jpg


    Quando comprei o terreno tinha 2 oliveiras, cortei os ramos e pedi para as tirarem. A ideia era meter em sacos de serapilheira até poder voltar a colocar uma no sitio. Acabaram por ficar quase só pousadas no terreno ao lado com um pouco de terra à volta das raízes.
    Agora chegou a altura de uma delas voltar para cá, está cheia de raminhos novos que vou aparar para, ao longo do tempo, formar uma copa.

    Como ficou quando a cortei e como está agora 2 anos depois
      IMG_20210214_202153.jpg
    • neco
    • 25 fevereiro 2021

     # 100

    Consegui fechar negócio com o vizinho da frente, que me ofereceu a oliveira :)

    Aproveitar a retro do empreiteiro para a pôr no sitio.

    Depois ponho foto.

    Obrigado pela vossa atenção!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leonorb, RUIOLI, ricardo.rodrigues, nore
      IMG_20210211_162624~22.jpg
 
0.0317 seg. NEW