Iniciar sessão ou registar-se
    • MFSR
    • 9 fevereiro 2021 editado

     # 1

    Boa tarde, antes demais peço desculpa se estas dúvidas ja estiverem noutros tópicos, eu tentei procurar mas a informação é tanta que não encontrei nada referente a estas dúvidas.
    Posto isto vou tentar resumir a situação, vivo num prédio com 16 condóminos, em que nos ultimos 22 anos o Condomínio foi inexistente, quem era administrador, nunca fez absolutamente nada, nem reuniões, nem cobrança de quotas, nem apresentação de contas, absolutamente nada.
    Obviamente a "culpa" é de todos nós condóminos que permitiram que assim fosse.
    A questão é que nos últimos 2 anos houve por 3 vezes um rompimento na conduta de água do prédio, que foi remendado e pago apenas por alguns condóminos, mas a substituição da conduta tem que ser feita o quanto antes, sob o risco de ficarmos todos sem água.

    Farto desta situação resolvi então avançar eu, para tentar de uma vez por todas regularizar a questão do condomínio, e para isso marquei uma reunião com os condóminos, na qual compareceram a maioria. Nessa reunião elegemos os Administradores (2) sendo eu um deles, por unanimidade dos presentes.

    Foram tomadas deliberações quanto aos valores das quotas, que estavam totalmente desactualizadas, assim como para regularização das quotas atrasadas.

    Isto foi apenas para podermos avançar basicamente apartir do zero.

    As minhas dúvidas prendem-se com o seguinte:

    1º Foi acordado por unanimidade dos presentes, não só o valor da quota, como um valor único para todos os condóminos.

    2º Dada a extrema dificuldade por diversos factores em cobrar as quotas atrasadas de pelo menos 22 anos, acordaram os presentes tambem por unanimidade em que fosse cobrado 6 mêses de quotas do ano anterior (2020).

    Eu sei que muita coisa há a fazer, mas eu nunca fui administrador e não percebo absolutamente nada desta função, mas pretendo fazer o melhor para levar isto para a frente daqui em diante, muito me tenho servidodas informações disponiveis na internet até dar com este forum que tem sido bem útil nos últimos 8 dias.

    Eugostaria de fazer as coisas bem, e dentro da lei, e daí as minhas dúvidas, porque não quero que os 4 condóminos ausentes dum total de 16 venham contrariar as deliberações, que a assembleia tomou por unanimidade e estão lavradas em Acta

    Agradeço toda e qualquer ajuda neste sentido.

    Muito obrigado
    • size
    • 9 fevereiro 2021 editado

     # 2

    Colocado por: MFSR

    As minhas dúvidas prendem-se com o seguinte:

    1º Foi acordado por unanimidade dos presentes, não só o valor da quota, como um valor único para todos os condóminos.


    Atenção a isso...
    Um valor igualitário da quota para todos os condóminos, só será viável se o valor das permilagens de todas as fracções for, igualmente, igualitário, ou tenha sido deliberado por unanimidade de todos os condóminos do prédio.
    Os 4 condóminos que não estiveram presentes e não votaram favoravelmente, podem reclamar/impugnar essa deliberação.

    2º Dada a extrema dificuldade por diversos factores em cobrar as quotas atrasadas de pelo menos 22 anos, acordaram os presentes tambem por unanimidade em que fosse cobrado 6 mêses de quotas do ano anterior (2020).


    Se nunca existiu uma gestão no condomínio, sem reuniões, sem aprovação de orçamento das despesas, sem administrador eleito, etc, será um pouco complicado ter-se deliberado a cobrança de, supostas, quotas antigas, não pagas por alguns condóminos .
    É que, tais quotas não terão sido aprovadas em assembleia de condóminos.

    Bem, não obstante isso, será óbvio, que o prédio teve, forçosamente, várias despesas, documentadas através das competentes facturas. Com base nestas, poderão ter justificação para tentarem obter a comparticipação dos tais comproprietários, que nenhum contributo efectuaram para tais encargos de um imóvel em compropriedade.
    • MFSR
    • 11 fevereiro 2021

     # 3

    Os 4 condóminos que não estiveram presentes e não votaram favoravelmente, podem reclamar/impugnar essa deliberação.

    Para Poderem fazer isso, têm um prazo depois de receberem a Ata, certo??

    Se nunca existiu uma gestão no condomínio, sem reuniões, sem aprovação de orçamento das despesas, sem administrador eleito, etc, será um pouco complicado ter-se deliberado a cobrança de, supostas, quotas antigas, não pagas por alguns condóminos .
    É que, tais quotas não terão sido aprovadas em assembleia de condóminos.

    Administração houve, mas esteve inactiva pelo menos desde os ultimos 22 anos... quando fui para lá morar o Administrador falou comigo para se apresentar e sobre o pagamento das quotas e o seu valor, depois disso tentei umas 4 vezes falar com ele para regularizar a situação e a resposta foi sempre a mesma, "depois eu faço as contas e falo consigo" o mesmo aconteceu a quase todos os condóminos, pelo que eu estou a ter conhecimento agora, ao falar com os outros condóminos.

    Todos ou practicamente todos entrámos em desleixo, e todos somos culpados...Mas por isso mesmo é preciso começar por algum lado, e alguém tinha de fazer alguma coisa, mas confeço que não é fácil, não só pela minha total ignorância sobre o assunto, mas tambem pela complexidade, porque é muita burocracia e muita legislação...e muito me tem ajudado a "internet", se fosse noutros tempos acho que desistia já.

    Por isso agradeço desde já toda e qwualquer ajuda.

    Grande abraço
 
0.0101 seg. NEW