Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite. Tenho um terreno ligeiramente inclinado e pretendo criar socalcos para fazer uma horta.

    Já pensei em vários materiais para travar a terra e criar os socalcos e as tábuas de madeira talvez sejam o mais prático.

    Sabem dizer-me qual o tratamento nas tábuas (em contato com a terra e a água) mais eficaz e economico que posso adquirir? Se não forem tratadas vão estar sempre a apodrecer e queria algo mais duradouro, mas não me interesava gastar muito dinheiro.

    Obrigada pela ajuda
  2.  # 2

  3.  # 3

    Qual a altura das barreiras dos socalcos que pretende?
  4.  # 4

    Colocado por: Vítor MagalhãesQual a altura das barreiras dos socalcos que pretende?


    Ainda não comecei a fazer o trabalho e ainda não tenho bem noção, mas vão ser baixos, entre 20 a 30cm
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro BarradasMadeira de pinho tratada.
    https://www.toscca.com/landscaping-contencoes-e-delimitacoes
    https://www.carmo.com/content/uploads/maingallery/3750_1550580259.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Minimal


    Isto é perfeito Pedro Barradas, já tinha andado por alguns sites de madeira tratada em autoclave e só tenho receio dos preços, mas vou pedir orçamentos, obrigada.
  6.  # 6

    Colocado por: Minimal

    Ainda não comecei a fazer o trabalho e ainda não tenho bem noção, mas vão ser baixos, entre 20 a 30cm


    Então e para esta altura não pensou em meter pedra? São muitos metros?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Minimal
  7.  # 7

    Basta comprar os paus em madeira calibrada e fazer. pode e deve forrar o lado de dentro dos paus com um geotextil + tela pitonada ( a tela com os pitons voltado para a madeira, por forma a deixar uma camada de ar permanente entre estes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Minimal
  8.  # 8

    Colocado por: Vítor Magalhães

    Então e para esta altura não pensou em meter pedra? São muitos metros?


    Pedra é complicado porque o terreno fica no centro de Lisboa. Já ponderei blocos de cimento que dá para comprar numa loja de construção, mas ando a ver outras alternativas que ocupem menos espaço (o espaço não é grande, deve rondar os 30m2).
  9.  # 9

    Ok, com essas condicionantes então o melhor será mesmo entaipar com madeira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Minimal
  10.  # 10

    Colocado por: Pedro BarradasBasta comprar os paus em madeira calibrada e fazer. pode e deve forrar o lado de dentro dos paus com um geotextil + tela pitonada ( a tela com os pitons voltado para a madeira, por forma a deixar uma camada de ar permanente entre estes.


    Sabe se a madeira calibrada é mais económica do que tratada em autoclave classe IV? Isso poderá ser uma boa opção.
  11.  # 11

    Colocado por: MinimalSabe se a madeira calibrada é mais económica do que tratada em autoclave classe IV?

    Calibrada e tratada em autoclave.. ..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Minimal
  12.  # 12

    Porque não contrata alguém com uma retro escavadora e faz os sucalcos?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Minimal
  13.  # 13

    Colocado por: kolchakPorque não contrata alguém com uma retro escavadora e faz os sucalcos?


    É um terreno muito pequeno e não tem acesso de viaturas. Julgo que consigo facilmente moldar a terra em sucalcos manualmente, a minha preocupação é em travar a terra.
  14.  # 14

    Colocado por: Minimala minha preocupação é em travar a terra.
    o amis indicado seria paredes em pedra
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Minimal
  15.  # 15

    Colocado por: antonylemoso amis indicado seria paredes em pedra


    Pois... mas infelizmente não tenho pedra, o terreno fica em Lisboa, é difícil de conseguir.
  16.  # 16

    Fazer socalcoS (plural) com 20cm de alto em 30m2 de terreno é uma boa forma de passar o tempo👍
    Só não compreendo o "pedir orçamentos" para as tábuas. Isso é o quê? Outro passatempo?

    Li bem🤔?! Humm... Devo ter algum fusível queimado...🤒
    Já não é só o confinamento. Esta humidade causa mais danos do que parece...!🤣🤣
  17.  # 17

    Colocado por: kolchakPorque não contrata alguém com uma retro escavadora e faz os sucalcos?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Minimal
    🤣😇 Em 30m2 o maquinista tem de ser top👍
  18.  # 18

    Colocado por: KduvidasFazer socalcoS(plural) com 20cm de alto em 30m2 de terreno é uma boa forma de passar o tempo👍
    Só não compreendo o "pedir orçamentos" para as tábuas. Isso é o quê? Outro passatempo?

    Li bem🤔?! Humm... Devo ter algum fusível queimado...🤒
    Já não é só o confinamento. Esta humidade causa mais danos do que parece...!🤣🤣


    As tábuas são para a terra não deslizar...
  19.  # 19

    Colocado por: Minimal

    As tábuas são para a terra não deslizar...
    Eu sei meu Caro👍
    Só nao resisti a comentar a parte burocrática.
    Não tem aí perto nenhuma obra a decorrer?
    Se tiver, vá lá e peça ao mestre se lhe cede 3 ou 4 tábuas de prancha usadas a troco de uma grade de minis pró pessoal.
    Para o seu projecto deve ser suficiente, simples e barato.😉
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Minimal
  20.  # 20

    Eu usei no meu quintal postes de madeira tratada comprados no Leroy. São da Carmo. Já têm 15 anos
    A agriloja também tem
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Minimal
 
0.0230 seg. NEW