Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: CMartin
    Eu achava que não, mas agora tenho a opinião que há uma idade, na transição para a maturidade, em que se dá um assentamento de ideias e de gostos. Deixamos de andar perdidos por modas apenas.

    Eu vi isso na forma de me vestir, e também algumas coisas que escolhi para a casa talvez há 10 anos escolhesse outra coisa.
    Ainda estou longe da meia idade, mas a ver se não me dá a panca do descapotável 😂
    Concordam com este comentário: CMartin
    • DR1982
    • 14 fevereiro 2021 editado

     # 22

    Colocado por: CMartinJe discute tout ☺️! Se calhar não está bem a ver o potencial da coisa :o) Betão e dourado. Oh la la 😊 O que se fazia com betão e um boa viga revestida a dourado. O contraste destas duas coisas tão diferentes. Que até representam linguagens tão opostas.
    Acredito que resultasse em algo demasiado “tcharan” para o meu gosto 😀
    • NLuz
    • 14 fevereiro 2021

     # 23

    Colocado por: CMartinDepuradíssimo.
    Arquitectura Aires Mateus
    Fonte :https://www.architectural-review.com/today/house-in-alcobaca-portugal-by-aires-mateus
    Concordam com este comentário:joaosantos
      dezeen_House-in-Alcobaca-by-Aires-Mateus_24.jpg
      136_290500701.jpg


    Isto gosto imenso 👍

    Agora a dos dourados 😏. Há para todos os gostos. O Tony, deve ser o Tony Carreira.
    Por acaso até conheço quem lhe vendeu várias peças para a casa que tinha nas torres da São Rafael. São estilos 😁
    •  
      CMartin
    • 15 fevereiro 2021 editado

     # 24

    Colocado por: NLuzIsto gosto imenso 👍

    Agora a dos dourados 😏.

    Sou pessoa para os dois, gosto de ambos, o que é bom, quando se trabalha na área, limitarmos o potencial dos ambientes (nem que seja com base na nossa preferência pessoal) é deixar passar ao lado muitos estilos e possibilidades das pessoas, e eu gosto de me identificar com as pessoas e com os seus estilos. Não o vejo assim com limites finitos, impostos por certos ou errados inexistentes.
    Colocado por: NLuzSão estilos 😁

    Sim, e todos têm direito ao seu estilo, sem eu achar que o meu estilo de eleição é melhor do que o dos outros.
    Já a sensibilidade do gosto, é algo que me dá mais que pensar, mas também é algo que, havendo confiança num projecto profissional, se trabalha bem e com fluidez, lá está porque há a técnica que se emprega, para determinado objectivo.
    É assim que eu o vejo.
    Concordam com este comentário: marco1, NLuz
    •  
      CMartin
    • 18 fevereiro 2021 editado

     # 25

    Quando o conceito justifica o design (que é sempre).
    Janelas nada alinhadas. E nunca se disse que se obrigava a tal. Até porque há bens maiores.
    Fonte imagens : https://www.spaceworkers.pt/pt/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NLuz
      ext01.jpg
      13d4a67e-2154-4c64-960a-975ce511ea33.jpeg
    •  
      CMartin
    • 18 fevereiro 2021 editado

     # 26

    Vidro leitoso, quando se proporciona, e é de utilidade.
    Fonte : https://prezi.com/vy7d-ylhp-he/casa-tolo/
    Casa Toló
    Arqt Siza Vieira
      modern-house-tolo-3.jpg
      tolo-house-1.jpg
  2.  # 27

    Colocado por: CMartinVidro leitoso, quando se proporciona, e é de utilidade.
    Fonte :https://prezi.com/vy7d-ylhp-he/casa-tolo/
    Casa Toló
    Arqt Siza Vieira
      modern-house-tolo-3.jpg
      tolo-house-1.jpg


    Que arquitetura manhosa.
  3.  # 28

    Colocado por: ToinoBorradasQue arquitetura manhosa.

    Sob que perspectiva, porque o diz ? (Assim discutia-se a arquitectura).
    • Palhava
    • 19 fevereiro 2021 editado

     # 29

    Colocado por: CMartinDourado. Em contraste com o branco.
    Fonte :https://www.telegraph.co.uk/luxury/design/golran-opens-flagship-showroom-in-milan/
      fd9d21fd2d4aa869650358b92d9c4e98.jpg

    Gostei, mas...
    Parece um bocado claustrofóbico.
    Uma escada dessas merecia um espaço maior ou que o branco fosse brilhante também.
  4.  # 30

    Colocado por: CMartin
    Sob que perspectiva, porque o diz ? (Assim discutia-se a arquitectura).


    A arquitetura não se discute, sente-se.

    Quanto á casa, nem sei se é um casa ou um prédio.
    Casa pensada na aparência/estética e nada n funcionalidade.
  5.  # 31

    Toino

    nem todos funcionam da mesma forma e tambem nem todos sentem da mesma forma
    não gosta não gosta, mas que sob a visão arquitetónica da coisa, tem justificação e argumentos/ resposta a questões de forma capaz quer funcional quer estetica, não é gratuita falando basicamente.
    mais poeticamente: foi fazer uma casa a "cair" ao sabor do declive.
  6.  # 32

    Colocado por: CMartinDourado.


    Dourado, na minha opinião, só se for ouro.




    Colocado por: CMartinArquitectura Aires Mateus

    O sr. Mateus apareceu no jornal das 8 da TVI a contar o problema que teve na Serra da Estrela e a enaltecer o profissionalismo e competência do Grupo de Montanha da GNR. A TVI não fez nenhuma referência ao seu nome nem a nenhum dos militares da GNR, nenhum dos entrevistados/intervenientes na reportagem foi identificado...

    https://tvi24.iol.pt/videos/sociedade/resgate-na-serra-gnr-efetua-salvamento-na-serra-da-estrela/600348f80cf289c41a8d4689

    Ouvi dizer (não sei se é verdade) que durante a crise financeira os srs. Mateus, ao contrário de outro sr., não despediram nenhum trabalhador.
    •  
      CMartin
    • 19 fevereiro 2021 editado

     # 33

    Colocado por: ToinoBorradasA arquitetura não se discute, sente-se.

    Discute-se. Não é fácil discuti-la. Na minha opinião não é fácil, acima de tudo porque se acaba sempre num gosto ou não gosto, que não nos traz pessoalmente, a cada um de nós, um acréscimo de conhecimento, quando se reduz o debate ao "gosto" e "não gosto". Mais facilmente discutimos um evento ou uma pessoa, do que discutimos um tema como a arquitectura. Também acho que a arquitectura, sente-se, e então podemos discutir esse sentimento que ela nos proporciona.
    Aliás, a meu ver, a interpretação da arquitectura tem muito ou tudo a ver com o sentimento que ela gera em nós individualmente, e talvez, se a víssemos sob essa perspectiva, em vez de a vermos como uma mera construção que leva estrutura, betão, divisão de espaço, telha, canalização, etc. então perceberiamos, finalmente, a sua grande responsabilidade no papel de cada um de nós como pessoas, e no colectivo, como humanidade. Acredito, por exemplo, que rodeados de fealdade e de disfuncionalidade, na nossa casa em particular, e no conjunto da arquitectura que é a nossa paisagem, difícilmente, conseguiremos elevarmo-nos a uma realização como melhores pessoas com vidas melhores. Porque a arquitectura tem o poder, e quando construímos é isso que pretendemos - que a arquitectura nos proporcione uma melhor versão de nós próprios e nos permita viver conforme desejamos.
    Com base nesse nosso desejo, devemos interpretar a arquitectura, e a planta da nossa casa - no pleno potencial da vida que a nossa habitação nos pode proporcionar. Não é uma tarefa fácil ver-se isto assim, requer muita responsabilidade e muita objectividade, para um real usufruto da nossa casa.
    •  
      CMartin
    • 19 fevereiro 2021 editado

     # 34

    Colocado por: ToinoBorradasQuanto á casa, nem sei se é um casa ou um prédio.
    Casa pensada na aparência/estética e nada n funcionalidade.

    A minha opinião, que já disse no fórum, é que a estética não existe sem função. Até a ornamentação tem uma função. A estética e a ornamentação, fazem parte da arquitectura e a arquitectura tem função, prática e emotiva. Nenhuma destas coisas se separam umas das outras. Quando separadas, não se trata de arquitectura.
    No caso desta arquitectura, da casa do Arqt Siza, concordo com o marco, que ela se justifica por uma não presença na paisagem, uma discreta presença talvez para uma discreta existência pessoal, sem dar nas vistas no seu sossego do dia a dia. Tal como há casas mais vistosas que talvez mais facilmente entendemos, existem outras que apenas não se identificam com ornamentação, ou antes, a sua intenção de ornamentação é, precisamente, não dar nas vistas da forma mais comum. É apenas ser.
    Colocado por: marco1sob a visão arquitetónica da coisa, tem justificação e argumentos/ resposta a questões de forma capaz quer funcional quer estetica, não é gratuita falando basicamente.
    mais poeticamente: foi fazer uma casa a "cair" ao sabor do declive.
    •  
      CMartin
    • 19 fevereiro 2021 editado

     # 35

    Colocado por: PalhavaUma escada dessas merecia um espaço maior ou que o branco fosse brilhante também.

    Não poderia, era outra linguagem. O que o palhava diz é geralmente o que fazemos com o dourado - todo um ambiente sumptuoso e vistoso, mas, aqui, o dourado reduz-se a um minimalismo e chama precisamente a atenção para esta interpretação pouco usual, do dourado em minimalismo. O que sobressai na percepção do ambiente ? Para mim, fica bem patente, apesar do dourado (ou a par do dourado), o minimalismo. O branco mate contrasta, se fosse brilhante estaria a par do dourado no pedir a nossa atenção. Acabar-se-ia o minimalismo, feito mesmo com esse contraste de duas existências que competem entre si em distintas formas, logo aí.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  7.  # 36

    Posso ser eu que veja mal, mas este projeto tem alguma lógica?

    https://www.archdaily.com.br/br/01-17287/casa-tolo-alvaro-leite-siza-vieira

    Querida vou á cozinha, é só descer 5 lances de escada!
  8.  # 37

    Assim pode comer o que quiser e fica fit na mesma 💪🏻
  9.  # 38

    Colocado por: rjmpiresAssim pode comer o que quiser e fica fit na mesma 💪🏻


    Deviam então mudar o nome de Casa Toló para Casa Fit.😀
    • Palhava
    • 19 fevereiro 2021 editado

     # 39

    Colocado por: CMartin. O branco mate contrasta,

    Pois é... para haver luz é preciso haver sombra.

    Mas mesmo assim esse mate não me convence.


    Os degraus e paredes da escada suponho que sejam em chapa de metal.
    Quem fará esse tipo de trabalho?


    Estou interessado em saber quem faça escadas em metal. Só dobrando a chapa.

    (Daqui a bocado vou ver se coloco aqui um exemplo do que pretendo).
    • Palhava
    • 19 fevereiro 2021 editado

     # 40

    Colocado por: PalhavaEstou interessado em saber quem faça escadas em metal. Só dobrando a chapa


    Estas são em ferro enferrujado.
      Screenshot_20210219_162545.jpg
      Screenshot_20210219_162533.jpg
 
0.0337 seg. NEW