Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Let’s be really honest with ourselves: a brief glance at any structure designed in the last 50 years should be enough to persuade anyone that something has gone deeply, terribly wrong with us. Some unseen person or force seems committed to replacing literally every attractive and appealing thing with an ugly and unpleasant thing. The architecture produced by contemporary global capitalism is possibly the most obvious visible evidence that it has some kind of perverse effect on the human soul.
    •  
      CMartin
    • 20 fevereiro 2021 editado

     # 62

    Pladec revestimento de paredes Interiores
    Da Creative Arq, Portugal
    Fonte : https://creativearq.com/
      add5c4bb97dd3755a1d242fe4559e137.jpg
  2.  # 63

    Colocado por: CMartinAnother thing you will often hear from design-school types is that contemporary architecture is honest.
    o artigo generaliza em demasia.. até pode ter alguma veracidade pontual para algum lugar específico mas ao generalizar perde toda a razão.

    depois chega a conclusões estas:
    It should be obvious to anyone that skyscrapers should be abolished.

    porque.. vamos todos ignorar o facto que a perda de habitat natural para a expansão urbana não existe e fazemos de conta que a superficie da terra é infinita.
    Architects are terrified of producing so much as a fluted column, because they believe their peers will think they are stupid, nostalgic, and unsophisticated
    porque?
    Architects obsess over the ideas that they are embodying in their buildings.
    a sério?!!!

    eu quase diria que a tipa nao conhece bem o tema sobre o qual escreveu.. mais uma teórica que tentou escrever uma critica para deixar a sua marca e ser vista... uma espécie de Duschamp da teoria da arquitectura.
    •  
      CMartin
    • 20 fevereiro 2021 editado

     # 64

    Colocado por: antonylemosporque.. vamos todos ignorar o facto que a perda de habitat natural para a expansão urbana não existe e fazemos de conta que a superficie da terra é infinita.
    Talvez. Mas acho que quando se refere a Skyscrapers é nos aspectos negativos, em que os Skyscrapers talvez, de forma geral, tenham ignorado as necessidades das pessoas no habitar. E também no facto de ignorarem o que fazem à paisagem urbana. E, por conseguinte, à Humanidade :o)
    São bonitos os Skyscrapers (quando falamos em bonito, e no contexto deste artigo, será de acordo com os princípios da estética clássica, do belo clássico) ?
    Ou seja, entendo o artigo como uma defesa ao belo clássico, e como uma explicação de porque razão deixou de o haver, e suas consequências (nefastas) para a paisagem mundial e para, por conseguinte, o bem estar de as pessoas.
    •  
      CMartin
    • 20 fevereiro 2021 editado

     # 65

    Aliás, também a questão da globalização, em que se deixa de ter uma arquitectura identificada pela sua região, tanto se faz onde é construída, que não se consegue distinguir os traços diferenciados, ou os materiais usados, é abordada negativamente n'A Arquitectura da Felicidade, de Alain de Botton.
    Faz alguma espécie, realmente, porque a arquitectura passou a ser indistinta, indiferente às culturas, às geografias, às condições climatéricas (...). Foi por causa da globalização.
  3.  # 66

    “[Donald] Keene observed [in a book entitled The Pleasures of Japanese Literature, 1988] that the Japanese sense of beauty has long sharply differed from its Western counterpart: it has been dominated by a love of irregularity rather than symmetry, the impermanent rather than the eternal and the simple rather than the ornate. The reason owes nothing to climate or genetics, added Keene, but is the result of the actions of writers, painters and theorists, who had actively shaped the sense of beauty of their nation.

    Contrary to the Romantic belief that we each settle naturally on a fitting idea of beauty, it seems that our visual and emotional faculties in fact need constant external guidance to help them decide what they should take note of and appreciate. 'Culture' is the word we have assigned to the force that assists us in identifying which of our many sensations we should focus on and apportion value to.”
    ― Alain de Botton, The Architecture of Happiness
  4.  # 67

    na minha opinião não vejo hoje em dia problemas com a arquitetura, parece-me suficientemente diversificada e plena de excelentes executantes por esse mundo fora, inteligente e de grande qualidade arquitetónica.
    o que talvez esteja sempre em causa será todo o processo industrial a ela subjacente e a sua pegada/ contribuição para o desgaste do planeta.
    •  
      CMartin
    • 21 fevereiro 2021 editado

     # 68

    Colocado por: antonylemosporque?

    Talvez o artigo diga isto dos arquitectos com base na sua (deles) repulsa à ornamentação. Que podem considerar frívola, investimento mal empregue, e dispensável no gasto de receita. Isto, mais uma vez, no contexto de uma economia específica que dispensa o redundante.
    •  
      CMartin
    • 21 fevereiro 2021 editado

     # 69

    Colocado por: marco1na minha opinião não vejo hoje em dia problemas com a arquitetura, parece-me suficientemente diversificada e plena de excelentes executantes por esse mundo fora, inteligente e de grande qualidade arquitetónica.
    Concordo com o que diz, mas não concordo sob o ponto de vista da arquitectura corrente. Ou seja, temos bons exemplos que sobressaem de todo o restante nada bom, feio.
  5.  # 70

    Colocado por: marco1o que talvez esteja sempre em causa será todo o processo industrial a ela subjacente e a sua pegada/ contribuição para o desgaste do planeta.

    Para mim, está intimamente relacionada, a falta de qualidade arquitectónica com a destruídora, exploradora indústria que é, rápida resposta e de rápido desgaste, para consumo elevado (muito consumo, pouco tempo, pouca qualidade, muita quantidade).
    •  
      CMartin
    • 21 fevereiro 2021 editado

     # 71

    A arquitectura teria como objectivo fazer as pessoas felizes. Faz ?
  6.  # 72

    sim mas isso só se misturarmos/ confundirmos arquitetura com construção na generalidade.
    Concordam com este comentário: CMartin
  7.  # 73

    Sim.
  8.  # 74

    mais do que fazer as pessoas felizes o principal proposito a meu ver é responder a questões de forma assertiva e harmoniosa.
    •  
      CMartin
    • 21 fevereiro 2021 editado

     # 75

    Nessa correlação, da arquitectura da felicidade, sim. Até porque a arquitectura tem sobre as pessoas um efeito, o efeito do artigo partilhado pela Adro, num mundo globalizado e pouco belo ou pelo menos com maior potencial do que o que efectivamente é feito. Como se sentem as pessoas rodeadas por esta arquitectura (...). Como se sentiriam rodeadas por outra. E que diferença faria na paisagem e no humano.
    •  
      CMartin
    • 21 fevereiro 2021 editado

     # 76

    Aliás, marco, ocorreu-me, lembra-se de ter-se falado na teoria de que metade de nós as pessoas no mundo sermos "assim e assado" (perversos, desconhecedores, já não me lembro ao certo dos termos específicos...) e que existem provas de estudos de que assim é (?), então, também, só faz sentido que a arquitectura reflicta isso, que ela própria é produzida pelas pessoas.
  9.  # 77

  10.  # 78

    excelente narrativa do arq. boas palavras.
    Concordam com este comentário: CMartin
  11.  # 79

    Colocado por: CMartinPladec revestimento de paredes Interiores
    Da Creative Arq, Portugal
    Fonte :https://creativearq.com/
      add5c4bb97dd3755a1d242fe4559e137.jpg


    WOW, não conhecia o conceito de painel decorativo em madeira para a parede, fiquei fascinado ... lindo mesmo.
    A limpeza do mesmo é que deve ser uma dor de cabeça.
  12.  # 80

    Sim, Quilleute, é muito bonito, realmente e penso que pode contribuir muito para fechar ou compor um interior, estando contextualizado.
    Os revestimentos de paredes interiores estão aí em força, em painéis como este da Pladec, ou até nos papéis de parede, e até com texturas acho que há uma escolha e possibilidades realmente enriquecedoras para os ambientes.
    Para limpezas, neste caso, parece-me uma questão de passar com um pano de vez em quando, nada de muito especial. É madeira natural, logo nada de grandes agressividades. E não precisará de "ir lá" com escova de dentes :o)
    Tudo na casa requer manutenção, limpeza e cuidado, afinal, é um acto natural, que faz parte, apenas isso.
    Concordam com este comentário: Quilleute
 
0.0301 seg. NEW