Iniciar sessão ou registar-se
    • rec
    • 15 fevereiro 2021

     # 1

    Olá a todos,
    Um estore (com mais de 50 anos) avariou.
    Abri a caixa, a roda plástica onde enrola a fita está partida e solta do veio.
    A roda de enrolamento já a removi.
    Falta trazer o veio cá para fora.

    O veio é octogonal, e não consigo perceber como é que as pontas estão fixadas e como levantar o veio.

    Um boneco talvez ajude:
    [img]https://i.ibb.co/S5m2cj1/estore.jpg[/img]

    Parece-me que em cada extremo do veio octavado está inserida uma peça metálica que deve ter a "ponta"
    E que as pontas entram em encaixes nos laterias,
    Um dos encaixes está metido dentro de cimento,
    O outro num taco de madeira.
    A pergunta é:
    - como faço para remover o veio?

    Grato pela ajuda!
    Rec
      estore.jpg
  1.  # 2

    Os meus estores têm, de um dos lados (o contrário ao enrolador da fita) um encaixe para o veio. É tipo uma mola, basta fazer força para cima.
    Tire uma foto, sff ;)
    • rec
    • 15 fevereiro 2021

     # 3

    Muito obrigado pela resposta.

    Eu bem queria tirar a foto, até para perceber como é.
    Mas o espaço é tão pequeno, que não consigo!
    Lembro-me de um outro estore em que o encaixe era em plástico, e realmente havia uma patilha que segurava o veio; fazendo força, a patilha ou abria ou partia (não fazia muita falta, o peso do estore mantinha o veio em posição).

    Mas neste caso, com os dedos, parece-me sentir que dentro do cimento (o lado oposto ao enroladpor) o que está é uma camisa cilíndrica e não há maneira de levantar o veio por ali.
    Do lado do taco de madeira também.

    O que me faz pensar que a única maneira seria fazer os suportes das pontas moverem uns centímetros para dentro do veio, mas não sei como.

    Rec
  2.  # 4

    Verifique se não tem parafusos algures na parte octogonal. Pode acontecer isso, que tenha uma forma de o veio deslocar para dentro e que tenha parafusos a manter a "coisa" no sítio.
    • rec
    • 16 fevereiro 2021 editado

     # 5

    Colocado por: Bruno.AlvesOs meus estores têm, de um dos lados (o contrário ao enrolador da fita) um encaixe para o veio. É tipo uma mola, basta fazer força para cima.
    Tire uma foto, sff ;)

    Tinha razão, é como diz.
    Já consegui retirar, e são assim os suportes:
    lado oposto ao enrolador
    o lado oposto ao enrolador permite levantar o rolo
    suporte lado do enrolador
    o lado do enrolador, é todo fechado

    É preciso ter fé e fazer força!
    Rec
      suporte_dir.jpg
      suporte_esq.jpg
  3.  # 6

    Boa!

    O enrolador da fita é algo que se compra nos Leroy ou, provavelmente mais barato, em empresas que façam reparações de estores. Também já substituí uma partida e custou 2€
    • rec
    • 16 fevereiro 2021

     # 7

    Colocado por: Bruno.Alves... uma forma de o veio deslocar para denrto...

    Até me parece que as duas pontas se mantinham só por atrito (muito atrito, depois destes anos todos)
    peças

    Agora falta-me descobrir onde posso comprar a roda de enrolamento.
    Alguém sabe (zona Lisboa - Cascais)?
    Rec
  4.  # 8

    • rec
    • 16 fevereiro 2021 editado

     # 9

    • rec
    • 18 fevereiro 2021

     # 10

    Para finalizar o assunto.
    Comprei a roda com esta designação:
    DISCO PVC D 20 P/TUBO OCT 60
    num grande armazém de material de estores, REPRESTORE, na Cabra Figa, Mem Martins.
    Atendimento impecável apesar de ser uma compra mínima em relação ao que lá vi a ser entregue!

    O diâmetro de 60 mm deve ser nominal, pq de facto media uns 65 mm.
    A folga tive de a tirar acrescentando alturas em plástico.
    Espero que dure outros 50 anos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves
    • dedao
    • 7 março 2021 editado

     # 11

    Já agora se me puderem ajudar, tenho para montar uma caixa de estores com 820mm numa janela que irá possuir 600mm de largura. A montar também um motor para automatizar.

    O veio octogonal tem de ter que comprimento?

    É que tendo o vão final apenas 600mm se o veio tiver 800mm não o consigo passar para dentro da caixa de estore.

    As peças são estas?

    Apenas comprei a caixa de estore que me venderam de acordo com a janela que disse que ia ter 600mm. Já encomendei a janela e o estores com motor. Mas como sou eu que vou montar ando com estas dúvidas..

    Alguém consegue elucidar?
      Screenshot_2021-03-07-21-16-42-541_com.opera.browser.jpg
      Screenshot_2021-03-07-21-16-20-773_com.opera.browser.jpg
  5.  # 12

  6.  # 13

    Ah ok obrigado, então aqueles topos fazem a diferença, o veio é cortado mais pequeno para entrar e as peças depois lá dentro fazem a diferença do comprimento. Ok obrigado :).

    Agora outra questão, a posição da caixa em relação a janela... A caixa ficará com acesso pelo exterior, mas não posso aplicar a caixa completamente pelo exterior da janela dada a largura da parede. A tampa fica, em parte, do lado de dentro da habitação. Depois como fica o acabamento interior? E o acesso?
      IMG_20210308_203944.jpg
 
0.0154 seg. NEW