Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Qual a razão de não ter a fechadura de casa dessa forma?!

    Pelo que vejo tem a opção de utilizar chave, utilizar o painel numérico e a impressão digital?! Acham que é fácil de entrar nisso?

    Obrigado
  2.  # 22

    Colocado por: rjmpires


    Se forem sensores para aquilo que ele referiu não vejo problema.
    Fechaduras de casa e abertura de portões automáticos já é outra conversa.


    Eu percebi exatamente isso, abertura de portas de casa.
  3.  # 23

    Colocado por: brunozoQual a razão de não ter a fechadura de casa dessa forma?!

    Pelo que vejo tem a opção de utilizar chave, utilizar o painel numérico e a impressão digital?! Acham que é fácil de entrar nisso?

    Obrigado


    Conhece quem gere os servidores da Xiaomi? Sabe quais são as politicas de segurança que eles adotaram? Quer mesmo deixar a segurança de sua casa nas mãos de um desconhecido?
  4.  # 24

    Colocado por: rgcouto

    Eu percebi exatamente isso, abertura de portas de casa.

    Fiquei com ideia de serem apenas sensores de abertura/fecho

    Colocado por: brunozoQual a razão de não ter a fechadura de casa dessa forma?!

    Pelo que vejo tem a opção de utilizar chave, utilizar o painel numérico e a impressão digital?! Acham que é fácil de entrar nisso?

    Obrigado

    Como o rgcouto diz, em questões de elevada segurança não acho sensato ter essa informação num servidor chinês ou pseudo chinês com condições de segurança e fiabilidade duvidosas.
  5.  # 25

    É claro que a ideia aqui não é impedir que isto aconteça, esse é o holy grail, estamos todos sujeitos de uma maneira ou de outra, mas a ideia é minimizar este tipo de problemas.

    P.e. imagine que há uma falha de segurança nos servidores da Xiaomi, há um hacker que consegue entrar. Ele não está a fazer target à sua casa em específico, como é óbvio, mas pode muito bem ir à Base de Dados dos dispositivos associados e mandar uma ordem de unlock a todos os devices que sejam do tipo "fechadura inteligente" e puff fica com a porta de casa aberta. Pode não acontecer nada, como pode acontecer tudo.

    Isto acontecendo com uma lâmpada não é grave, são mais 2€ ao final do mês em eletricidade caso esteja ausente, mas a segurança da casa não foi comprometida.

    PS - Isto é uma versão EXTREMAMENTE simplista do que poderá acontecer, e um cenário completamente hipotético!
  6.  # 26

    Sim entendo isso e estou de acordo que é sempre um risco mas é sempre um risco colocar o quer que seja numa cloud....

    Sim podem alguém destrancar a porta mas não recebemos notificação que a porta foi destrancada?
    Não recebemos notificação se o sensor dentro de casa detetar movimentos?

    Entendo as preocupações que são todas legitimas sem dúvida mas e se perdermos o telemóvel?

    Por questões de segurança o melhor é não ter nada online porque pode existir sempre uma falha, grande empresas possuem falhas e a luta dessas grandes empresas é garantir que as mesmas são encontradas e fechadas o mais rápido possível …

    E depois era um azar muito grande destrancar as portas todas e um ladrão ir a minha casa logo naquele dia e naquele momento...

    Tudo o que homem constrói é possível de ser hackeado ou alterado porque a perfeição não existe...

    Vejo que pode ser um problema mas não o vejo como sendo algo que me tire o sono porque parece-me que teriam de se alinhar muitas estrelas para um azar acontecer e pode acontecer.
  7.  # 27

    Por acaso é uma questão ambígua, são artigos que promovem comodidade, mas também abrem uma frecha na segurança. 😅
    Concordam com este comentário: brunozo
  8.  # 28

    Colocado por: brunozo

    Muito obrigado pela tua partilha, essa parte é interessante ter de ser tudo no servidor chinês... isto implica comprar tudo material para o servidor chinês ou isso é na configuração que se escolhe

    Apenas tem Aqara ou consegue adicionar outros produtos como sonoff?

    Os Aqara Relé usa?


    Não implica usar material chinês, se comprar tudo na europa nas vias oficiais, eles só vendem material que existam nos servidores europeus. Eu é que comprei na china, agora tenho de usar.
    Não tenho Aqara (interruptores) nem outros dispositivos, só xiaomi (aspirador, lampadas, sensor de porta e temperatura, e uns botões push), Se quer usar equipamentos de diferentes marcas, é usar o Home Assistant (requer aprendizagem e alguma programação, que agora pelo que leio está mais simples).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brunozo
  9.  # 29

    Colocado por: rjmpiresPor acaso é uma questão ambígua, são artigos que promovem comodidade, mas também abrem uma frecha na segurança. 😅


    É muito isto...balancear os prós e contras.
    Concordam com este comentário: brunozo
  10.  # 30

    Muito obrigado a todos pelo apoio,

    Ando a ponderar colocar luzes e uns sensores, tomadas inteligentes, estores interiores, controlo de AC, o HUB ter suporte para IR também é interessante para ligar alguns equipamento, prontos algumas coisas e queria evitar o HA visto que pode ser para alugar no futuro e isso depois implica a pessoa saber mexer nisso, gostava de uma solução friendly, e a Aqara tem uma coisa que eu gosto muito iPhone, Google ou Amazon qualquer um é compatível sem andar com muitos truques tudo depende depois do equipamento que se possa ter.

    O HA é muito fixe pq mete o melhor de vários mundos num só sistema e já brinquei um bocado e é muito interessante, mas já implica mexer e configurar as coisas....

    Agora shelly é a única coisa que tenho contato e gosto muito mas fica-se muito pelo relé que no fundo serve para muita coisa, estores já não tem teria de adptar numa solução, fechadura de porta de entrada também não, intercomunicador acho que nem Aqara tem não é? ou existe algum compatível?

    Obrigado pessoal
  11.  # 31

    O shelly tem o 2.5 para os estores.

    Intercomunicador não sei se é Aqara, mas a Xiaomi tem
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brunozo
  12.  # 32

    Já comprei o Hub M2 para começar,

    Agora estava a pensar na tomada do ar condicionado um sensor de temperatura, depois queria um rele e um de movimento para mexer nisso mas tenho de aguardar por bons preços....

    Vamos a ver o que vai dar para já o Hub M2 estou curioso para saber como se vai comportar com o modo IR a ver se apanhar os AC que tenho ou comando de tv ou outros...

    Em relação ao intercomunicador tenho de ver se vai dar com a Aqara...
    • brunozo
    • 19 fevereiro 2021 editado

     # 33

    Bem parece que vamos ter interruptores para a mercado europeu na Aqara.

    https://homekitnews.com/2021/02/19/aqaras-anticipated-eu-smart-switches-surface/
  13.  # 34

    Confirma de cabem nas típicas caixas de parede que temos por cá, parece que sim, mas é melhor confirmar 😛
    Concordam com este comentário: brunozo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brunozo
    • brunozo
    • 19 fevereiro 2021 editado

     # 35

  14.  # 36

    O smart things da Samsung é interessante, o preço já é de outra liga também.
    Vê as compatibilidades/incompatibilidades
    Concordam com este comentário: brunozo
    • brunozo
    • 19 fevereiro 2021 editado

     # 37

    http://nerpit.com/how-to-use-shelly-products-with-smartthings/

    Aqui algo da integração com a shelly parece que é já nativa por parte da shelly...

    Sim sim os preços upa upa mas no vídeo que meti o gajo diz que a integração com o Hub ajuda a baixar no preço da compra dos acessórios agora não sei é se o servidor é melhor se tem mais opções, mas acho que nem todos os dispositivos vão ser compatíveis com o Samsung, tenho de investigar melhor se é que vale apena... Nem vi ainda se é compatível com Android, Alexa ou IOS...


    The SmartThings Hub enables you to automate and control a huge range of smart devices and make them work in unison to create a seamless smart home. The hub utilises Zigbee, Wi-Fi and Z-Wave protocols. The SmartThings app for iOS and Android enables monitoring and control of your connected devices from anywhere. You'll also receive alerts from connected devices when there is unexpected activity. Voice control is available via Alexa and Google Assistant.

    Pois já se estava a ver que IOS eles iam cortar... deixa ver se existe opção não oficial
  15.  # 38

  16.  # 39

    Acaba por ser uma boa solução, talvez valha o investimento no hub da samsung.
  17.  # 40

    Colocado por: rjmpiresAcaba por ser uma boa solução, talvez valha o investimento no hub da samsung.


    Pois mas também tem sempre um problema :D Apple só com Rasp Pi a fazer de bridge... mais um extra... Não existe nada perfeito, para já AQARA suporta os 3 nativamente o que já é uma grande coisa e a pensar na shelly eles possuem é o dimmer que dá jeito na aqara não vejo nada que faça parecido e depois os controladores de energia (apesar de nunca ser 100% e não é produto que tenha interesse)...
 
0.0232 seg. NEW