Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Colocado por: Picareta
    Anda aqui no fórum muito pé rapado, que ficam aziados e invejosos quando aparece aqui alguém que gasta muito dinheiro numa casa.


    Eu já tava mais ou menos preparado para algumas destas reacções. Há esta ideia errada de que a construção em madeira é toda de baixa qualidade, o pessoal tá habituado a ver aquelas casas estilo bungalow da Rusticasa e acha que isto é tudo a mesma coisa.

    A alvenaria continua a ser de longe a melhor opção qualidade/preço em Portugal, há centenas de empresas a construir em alvenaria enquanto que em madeira nem devem chegar a 15. Menos concorrência, preços piores obviamente. Quem constrói em madeira em Portugal dificilmente o faz para poupar dinheiro.
  2.  # 82

    Colocado por: Picareta
    Anda aqui no fórum muito pé rapado, que ficam aziados e invejosos quando aparece aqui alguém que gasta muito dinheiro numa casa.

    Eu concordo.
    E há por aqui profissionais que só se interessam por topicos chorudos.
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  3.  # 83

    Colocado por: pedrosslp

    O meu comentário não era tanto para si, mas mais para o user Sirruper que entrou logo a matar com considerações sobre os portugueses serem maus nas finanças, e destes valores não serem para a bolsa da maioria dos portugueses. São comentários que sinceramente não adicionam nada à discussão. A maioria da construção nova na zona que vou construir, com a mesma área e nivel de acabamentos/tamanho de terreno, andam entre os 520k e os 670k. Eu vou gastar significativamente menos que qualquer um desses valores.

    Da minha parte apenas lhe desejo boa sorte e felicidades e muita saúde para si e para a sua Família.
    Nao fui eu que lhe perguntei o preço do m2.
    Aqui pelo forum e da minha parte apenas dou a minha opiniao, que sao influenciadas pela minha vivencia e experiencia.
    P.S. para o picareta. Estou a pensar em despedir-me do meu trabalho mal remunerado para ir trabalhar para as obras. Parece que há falta de mao de obra e estão a pagar acima da média.
  4.  # 84

    Colocado por: Anonimo06082021A maioria com tubos PPR e respectivos "famosos".


    se se está a referir aos círculos cromados nos wc, (acho que ficam mal) como podem ser evitados?
  5.  # 85

    Colocado por: Mduvidascomo podem ser evitados


    Todos os aparelhos sifonados individualmente (e exigir que não metam caixas de reunião interiores).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mduvidas
  6.  # 86

    Bom dia pedrosslp

    Desde já muito OBRIGADA por partilhar este diário da sua casa estou bastante curiosa sobre a construção. Sigo o forum e bastantes post há algum tempo porque estou a ponderar contruir uma segunda casa, a primeira foi em alvenaria há mais de 10 anos e estou bastante satisfeita. Aqui definitivamente a alvenaria é rainha e tem muitos defensores porque é a técnica mais usada em Portugal e onde temos maior experiência e conhecimento, mas existem muitos outros métodos construtivos e é importante começar a falar dos mesmo e ter feedback real sobre qualidade, vantagens e desvantagens, problemas e custos de construção.

    pedrosslp, uma aparente vantagem deste tipo de construção é a velocidade de construção, no se causo, posso perguntar-lhe quais os prazos previstos? Após a adjudicação com a empresa e licença camarária a disponibilidade para início de construção foi de quanto tempo?

    Em relação aos valores que apresentou não entendo o choque dos membros do forum a dizer que a sua cara é a mais cara???? Dos vários post que li, e dos conselhos que a maior parte dos membros escrevem nestes, é que para construir uma casa em alvenaria de qualidade média/boa e com conforto custa pelo menos 1200/m2 +IVA, ora se a sua fica em 1300/m2 + IVA, com equipamentos aparentemente topo de gama e chave na mão (1600 c/ Iva e sem muros e arranjos exteriores), será assim tão mais cara ou a diferença de preço deve-se à qualidade de acabamentos?

    Segundo os membros e post que li, estou bastante desanimada com a alvenaria, parece-me que nos dias de hoje é dificílimo arranjar um empreiteiro em alvenaria de qualidade, se conseguir encontrar essa espécie rara, tenho que preparar-me para uma lista de espera de cerca de 2 anos, porque estão cheios de trabalho...... ou seja se o processo de arquitetura + especialidades + aprovação camarária dura cerca de 2 anos, se quiser apenas comprometer-me com o construtor apenas depois ter a aprovação camarária + 2 anos de lista de espera + 1 ano de construção, confesso que a alvenaria começa a ficar muito pouco atractiva.....

    pedrosslp Boa sorte com a construção! e continuarei a acompanhar :-)
    • ptuga
    • 17 maio 2021 editado

     # 87

    Colocado por: SirruperAcho que está tudo maluco.
    A minha casa ja deve valer meio milhao se a sua casa com 180m2 vai custar 300k.
    O problema é que a malta entra nestas loucuras e está disposta a pagar.
    Para mim nem que fosse em alvenaria e com bons acabamentos, 1700€/m2 não é para a carteira do grosso dos portugueses.
    Hoje vi uma noticia a dizer que o sector imobiliario valorizou mais de 30% e os salarios nao subiram.
    Onde vai isto chegar?
    Vejo pessoas a venderem as suas casas porque é uma boa altura para venderem e depois vao gastar o dobro por uma nova.
    Enfim. Os portugueses nunca foram muito bons nas financas e o exemplo está na forma como gerem o nosso país.


    Acho que se há dinheiro...não tem de haver problema.
    Se o Pedro tem dinheiro e quer uma casa de madeira, porque não.

    É um pouco como comprar um carro elétrico...pode ser mais sustentável mas n é mas barato.

    Tenho uma duvida...se chover a sério, a obra no estado em que está não se danifica?
  7.  # 88

    Colocado por: CalincaBom dia pedrosslp

    Desde já muito OBRIGADA por partilhar este diário da sua casa estou bastante curiosa sobre a construção. Sigo o forum e bastantes post há algum tempo porque estou a ponderar contruir uma segunda casa, a primeira foi em alvenaria há mais de 10 anos e estou bastante satisfeita. Aqui definitivamente a alvenaria é rainha e tem muitos defensores porque é a técnica mais usada em Portugal e onde temos maior experiência e conhecimento, mas existem muitos outros métodos construtivos e é importante começar a falar dos mesmo e ter feedback real sobre qualidade, vantagens e desvantagens, problemas e custos de construção.

    pedrosslp, uma aparente vantagem deste tipo de construção é a velocidade de construção, no se causo, posso perguntar-lhe quais os prazos previstos? Após a adjudicação com a empresa e licença camarária a disponibilidade para início de construção foi de quanto tempo?

    Em relação aos valores que apresentou não entendo o choque dos membros do forum a dizer que a sua cara é a mais cara???? Dos vários post que li, e dos conselhos que a maior parte dos membros escrevem nestes, é que para construir uma casa em alvenaria de qualidade média/boa e com conforto custa pelo menos 1200/m2 +IVA, ora se a sua fica em 1300/m2 + IVA, com equipamentos aparentemente topo de gama e chave na mão (1600 c/ Iva e sem muros e arranjos exteriores), será assim tão mais cara ou a diferença de preço deve-se à qualidade de acabamentos?

    Segundo os membros e post que li, estou bastante desanimada com a alvenaria, parece-me que nos dias de hoje é dificílimo arranjar um empreiteiro em alvenaria de qualidade, se conseguir encontrar essa espécie rara, tenho que preparar-me para uma lista de espera de cerca de 2 anos, porque estão cheios de trabalho...... ou seja se o processo de arquitetura + especialidades + aprovação camarária dura cerca de 2 anos, se quiser apenas comprometer-me com o construtor apenas depois ter a aprovação camarária + 2 anos de lista de espera + 1 ano de construção, confesso que a alvenaria começa a ficar muito pouco atractiva.....

    pedrosslp Boa sorte com a construção! e continuarei a acompanhar :-)


    Relativamente aos prazos, estaremos a falar de 9-10 meses entre o primeiro dia da construção e a entrega da casa completa. A disponibilidade foi imediata a partir do momento que o projecto foi aprovado na câmara. Os elementos em madeira começam a ser construidos em fábrica ao mesmo tempo que as fundações em betão começam a ser postas, por isso há muito trabalho que acaba por ser feito paralelamente, o que acelera a construção.

    Quanto aos preços, é o que já foi dito. Não acho que 1300€ + IVA seja algo descabido para este segmento, ainda para mais quando neste valor estão diluidos todos os projectos de arquitectura e especialidades (que é uma coisa que o pessoal normalmente paga à parte, e não contabiliza no preço por metro quadrado). O problema é as pessoas assumirem que só por ser em madeira tem que ser barato. É perfeitamente possível fazer uma casa deste género por cerca de 1100€ + IVA por metro quadrado, obviamente com outra gama de opções e acabamentos.

    Admito até que seja possível, com outras empresas, ir mais abaixo desses valores, mas aí já estaremos a falar das tais casas "à Americana" em que com um murro se fura a parede :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
  8.  # 89

    Colocado por: ptuga

    Acho que se há dinheiro...não tem de haver problema.
    Se o Pedro tem dinheiro e quer uma casa de madeira, porque não.

    É um pouco como comprar um carro elétrico...pode ser mais sustentável mas n é mas barato.

    Tenho uma duvida...se chover a sério, a obra no estado em que está não se danifica?


    Do que me foi explicado desde que não chova intensamente durante vários dias seguidos não é necessário nenhum cuidado particular. Se molhar é deixar secar antes de prosseguir (julgo que convém garantir sempre que a madeira tenha um grau de humidade inferior a 20% antes de prosseguir). Esta madeira é tratada e certificada CTB-P+, o que trocando por miudos significa que não está sujeita a acção de fungos e pragas como a madeira normal. De qualquer forma para já não tem chuvido :)
  9.  # 90

    Sinceramente 1700€m2 com iva incluido nao me choca, os preços realmente estao inflacionados em Portugal, esta tudo caro.
    Mas quem realmente quer construir tem de pagar senao olha ou fica a espera do dia em que os preços baixem como conheço alguns, que ja estao assim ha uma carga de anos à espera, e vão esperando, esperando...
  10.  # 91

    Dada a simplicidade do projeto (eu diria simplismo...) não entendo o preço por m². É realmente absurdo.
    Ficava bem mais em conta fazer uma construção tradicional e aplicar vigas de madeira no teto, e outros pormenores de carpintaria. Com algum cuidado, ficava com um efeito estético semelhante e gastava metade.
    Concordam com este comentário: Mk Pt
  11.  # 92

    Deixem lá estar o homem e o preço da casa. Se quis em madeira, faz em madeira e pronto. Há opções mais caras e haverá mais baratas de certeza, cada um sabe de si.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, barreira, trans, Anonimo16062021, Joao Dias
  12.  # 93

    Entendo. Mas se não houver outra razão que não a estética, o preço é absurdo para a facilidade de construção daquela arquitetura.
    Concordam com este comentário: Mk Pt
  13.  # 94

    Colocado por: Anonimo09092021

    Mas ele nunca disse que queria construir em madeira pela estética.

    Eu não gosto nada da planta, acho que poderia ser bem melhor para o espaço definido. Agora, em relação à construção, ele quer e pode pagar este valor por isso não tem nada de absurdo...


    Houve várias razões que me levaram a optar por este tipo de construção. Se o preço fosse o unico factor, obviamente tinha ido para a alvenaria.

    Podia ter posto uma salamandra de 1000€, podia ter posto interruptores de 4€, podia ter posto um painel termossifão em vez de um sistema de bateria solar doméstica, podia ter feito muita coisa diferente, mais barata. Mas isso seria uma casa diferente para uma pessoa completamente diferente de mim.

    Estas discussões de preços para mim é o mesmo que alguém que tem um Ford Fiesta virar-se para alguém que tem um Tesla e dizer-lhe "Epá foste enganado, que o meu carro também vai do ponto A ao ponto B e custou 40K menos que o teu".
    Concordam com este comentário: nortenho66, desofiapedro, cmaia50, Joao Dias
  14.  # 95

    Colocado por: SirruperAcho que está tudo maluco.
    A minha casa ja deve valer meio milhao se a sua casa com 180m2 vai custar 300k.
    O problema é que a malta entra nestas loucuras e está disposta a pagar.
    Para mim nem que fosse em alvenaria e com bons acabamentos, 1700€/m2 não é para a carteira do grosso dos portugueses.
    Hoje vi uma noticia a dizer que o sector imobiliario valorizou mais de 30% e os salarios nao subiram.
    Onde vai isto chegar?
    Vejo pessoas a venderem as suas casas porque é uma boa altura para venderem e depois vao gastar o dobro por uma nova.
    Enfim. Os portugueses nunca foram muito bons nas financas e o exemplo está na forma como gerem o nosso país.


    quanta dor de cotovelo num só comentário...

    Colocado por: pedrosslpNão acho que 1300€ + IVA seja algo descabido para este segmento, ainda para mais quando neste valor estão diluidos todos os projectos de arquitectura e especialidades (que é uma coisa que o pessoal normalmente paga à parte, e não contabiliza no preço por metro quadrado). O problema é as pessoas assumirem que só por ser em madeira tem que ser barato. É perfeitamente possível fazer uma casa deste género por cerca de 1100€ + IVA por metro quadrado, obviamente com outra gama de opções e acabamentos.

    são tudo opções, prefiro uma casa 150m2 e a 1500euros/m2 do que 300m2 por 750euros/m2. São escolhas.
  15.  # 96

    Colocado por: nunogouveiaDada a simplicidade do projeto (eu diria simplismo...) não entendo o preço por m². É realmente absurdo.
    Ficava bem mais em conta fazer uma construção tradicional e aplicar vigas de madeira no teto, e outros pormenores de carpintaria. Com algum cuidado, ficava com um efeito estético semelhante e gastava metade.


    e isso seria algo sequer comparavel? construção em madeira vai muito além da estética.
  16.  # 97

    Colocado por: pedrosslpHouve várias razões que me levaram a optar por este tipo de construção. Se o preço fosse o unico factor, obviamente tinha ido para a alvenaria.

    Podia ter posto uma salamandra de 1000€, podia ter posto interruptores de 4€, podia ter posto um painel termossifão em vez de um sistema de bateria solar doméstica, podia ter feito muita coisa diferente, mais barata. Mas isso seria uma casa diferente para uma pessoa completamente diferente de mim.

    Estas discussões de preços para mim é o mesmo que alguém que tem um Ford Fiesta virar-se para alguém que tem um Tesla e dizer-lhe "Epá foste enganado, que o meu carro também vai do ponto A ao ponto B e custou 40K menos que o teu".


    Haja alguém que não seja tipo "**** tacos".

    Concordo que o valor por m² seja alto. Mas se tudo estiver dentro do orçamento pretendido, que dizer.
    Obras que começaram bem dentro de um orçamento barato que acabou mais caro conheço algumas. E na maioria das vezes com o DO a acabar a dizer que deveria ter ido para um orçamento mais caro.

    Para mim, o mais "suspeito" é os honorários da equipa projectista ser abatido no preço da obra. Na maioria das vezes quando isso acontece não é para beneficio do DO. Mas volto a dizer, tudo depende de foi conversado.
  17.  # 98

    Colocado por: nortenho66


    quanta dor de cotovelo num só comentário...


    Por mim até pode rasgar notas de 500€.
    Ha 1 ano atrás discutia-se o m2 a 1000€ um valor alto. Agora 1700€ m2 é aceitavel e justifica-se.
    Este forum está a tentar creditar um facto que é irreal.
    O user quer justificar que os acabamentos são acima da media.
    Uma coisa é certa. O dinheiro é de quem o tem e faz com ele o que quiser.
    Apenas acho um exagero. Ja nao falo se um dia quiser vender qual o valor do m2.
  18.  # 99

    Colocado por: SirruperEste forum está a tentar creditar um facto que é irreal.
    Tem tido contacto com o mundo da construção nos últimos meses? Faça isso e depois diga algo, eu também me assustei
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  19.  # 100

    Bem, só para encerrar este "escândalo" do valor por metro quadrado, que da minha parte não vai voltar a ser abordado: a casa tem 3 elementos "supérfulos" que encarecem bastante a construção: a gyrofocus, o sistema de produção/armazenamento de energia elétrica solar, o revestimento decorativo da fachada. Nenhum destes elementos é necessário, foram opções minhas. Tirando esses elementos, o preço por metro quadrado (sem projectos nem arranjos exteriores) fica em 1150€/m2 + IVA. Mas se são tão caros porque é que os escolhi pôr? Porque quis. Fim da discussão.

    Para terem uma noção da velocidade deste tipo de construção, a estrutura do segundo piso foi praticamente toda feita no dia de hoje. Estamos a falar de paredes exteriores, inicio da estrutura do telhado, vigas de metal no piso inferior, inicio da colocação das paredes interiores (a parede do quarto do piso de cima que dá para a sala).
    Concordam com este comentário: trans, nortenho66, Joao Dias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ruipsm, JGP
      20210517_193032.jpg
      20210517_194430.jpg
 
0.0373 seg. NEW