Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Penso que uma construção dessas deveria usar só Lã Mineral, em vez do XPS.

    Com os aumentos de preço até poderá ser competitivo.
  2.  # 122

    Colocado por: gil.alvesSerá que podíamos trocar umas ideias?
    Deixo-lhe um email se me puder contactar.
    [email protected]
    Olá Pedro.
    Será que podíamos trocar umas ideias por email?!
    Abr. e obrigado.
  3.  # 123

    Chegamos agora à altura da construção das paredes interiores. Confesso que, estando habituado às paredes em tijolo da alvenaria
    tradicional, este sistema me faz alguma "confusão", apesar de saber ao que ia. Começam por criar um esqueleto da estrutura em madeira que leva em consideração os elementos que vão estar "imbutidos" na parede (portas, sanitas e bidés suspensos, etc), e a estabilidade da própria parede.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gil.alves
      20210614_205933.jpg
      20210614_205617.jpg
  4.  # 124

    De seguida o miolo da parede é feito em sistema Knauf: uma estrutura metálica é criada sobre os elementos de madeira e preenchida com calhas verticais de metal. Posteriormente todo o espaço entre estas calhas será preenchido com lã de rocha, cabos, etc.

    Este sistema é aplicado tanto nas paredes estruturais (em que uma das faces é a própria parede estrutural), como para paredes não estruturais (em que a estrutura da parede é feita com vigas de madeira e metal e depois placas de gesso duplas nos dois lados).

    O que me faz mais confusão é que se quiser pregar alguma coisa mais pesada à parede não o posso fazer em qualquer lado, tenho que achar as vigas/calhas e pregar aí. Isto só para elementos mais pesados obviamente, como armários por exemplo. É um paradigma diferente de uma parede em tijolo em que basicamente se pode pregar qualquer coisa em qualquer lado.

    Por outro lado com este sistema é muito mais simples fazer alterações posteriores, passar cabos, e as paredes em si ocupam muito menos espaço que uma parede tradicional, o que para mim que tenho uma casa com áreas relativamente compactas é importante.
      20210616_185007.jpg
      20210616_185213.jpg
  5.  # 125

    Colocado por: pedrosslpO que me faz mais confusão é que se quiser pregar alguma coisa mais pesada à parede não o posso fazer em qualquer lado, tenho que achar as vigas/calhas e pregar aí.


    Não leva placa de osb ou dupla placa de gesso cartonado?



    Colocado por: pedrosslpIsto só para elementos mais pesados obviamente, como armários por exemplo


    Tera de colocar um reforço para os pendurar, mas não sei até que ponto se colocam armários em diferentes locais daquelas projectados.

    Alguma razão para não terem feito a estrutura das paredes interiores em elementos de madeira? Custo?
  6.  # 126

    Colocado por: nortenho66

    Não leva placa de osb ou dupla placa de gesso cartonado?





    Tera de colocar um reforço para os pendurar, mas não sei até que ponto se colocam armários em diferentes locais daquelas projectados.

    Alguma razão para não terem feito a estrutura das paredes interiores em elementos de madeira? Custo?


    Nas paredes estruturais tem OSB num dos lados e placa de gesso dupla no outro, nas paredes interiores não estruturais tem placa de gesso dupla nos dois lados.

    Sim, será preciso um reforço se posteriormente quiser pendurar coisas mais pesadas, por exemplo uma calha horizontal que fique pregada às calhas verticais no interior da parede.

    Quanto à estutura das paredes interiores, não houve nenhuma razão em particular, este é simplesmente o meio de trabalhar deles. Mas confesso que agora ao vivo me faz alguma confusão ver estas calhas em metal, acho que tinha preferido em madeira, apesar de também ver vantagens neste sistema. A minha cabeça ainda está muito formatada para a alvenaria tradicional.
  7.  # 127

    Colocado por: pedrosslpNas paredes estruturais tem OSB num dos lados e placa de gesso dupla no outro, nas paredes interiores não estruturais tem placa de gesso dupla nos dois lados.


    Para a grande maioria das coisas que penduramos numa parede no dia a dia é mais do que suficiente (com buchas próprias para pladur)

    Colocado por: pedrosslpA minha cabeça ainda está muito formatada para a alvenaria tradicional.

    Hoje em dia mesmo em construção tradicional já se usa muito paredes interiores em pladur.
  8.  # 128

    Que tipo de placas knauf vai aplicar?
    Eles têm umas Diamant que parecem ser ótimas... resta saber a diferença de preço.
  9.  # 129

    Colocado por: ricardo.rodriguesQue tipo de placas knauf vai aplicar?
    Eles têm umas Diamant que parecem ser ótimas... resta saber a diferença de preço.


    Neste momento, do que eu consegui ver, o que está em obra são as Knauf H1 (deduzo que sejam para as zonas humidas) e A1 (não percebi se era A1 normal ou de alta dureza). Ainda só está aplicada a primeira placa e apenas num dos lados das paredes (é suposto ser dupla dos dois lados no caso das paredes interiores). Não sei se a segunda placa que será colocada sobre a primeira será A1 também ou de outro tipo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
  10.  # 130

    Nas divisórias interiores, não percebi bem a vantagem de ter molduras de madeira e depois uma 2ª estrutura de calhas de chapa zincada para o gesso cartonado. Porque não ter feito tudo apenas com as calhas metálicas (em aprede dupla com lã-mineral no meio)? Acho que seria mais barato e mais eficiente em termos acústicos.
      divisória-gesso-cart.jpg
  11.  # 131

    Colocado por: nunogouveiaNas divisórias interiores, não percebi bem a vantagem de ter molduras de madeira e depois uma 2ª estrutura de calhas de chapa zincada para o gesso cartonado. Porque não ter feito tudo apenas com as calhas metálicas (em aprede dupla com lã-mineral no meio)? Acho que seria mais barato e mais eficiente em termos acústicos.
      divisória-gesso-cart.jpg


    Julgo que a vantagem terá que ver com a solidez da madeira versus chapa: molduras e zonas com carga em madeira (sanitários suspensos por exemplo), chapas de zinco onde não há cargas. Por mim até preferia que fosse tudo em madeira, de certeza que as calhas servem perfeitamente mas a madeira tem uma solidez diferente.
  12.  # 132

    Durante estas ultimas semanas, foi colocado o XPS entre pisos e avançou-se na impermeabilização da fachada. Neste momento em termos de fachada fica a faltar essencialmente a caixa de ar e o revestimento decorativo em Lunawood Thermowood, que deverá chegar em meados deste mês.
      20210618_183240.jpg
      20210617_185437.jpg
      20210618_183723.jpg
  13.  # 133

    Neste momento as especialidades já avançaram em força e a casa é um labirinto de tubos e cabos. Nisto tudo o que me mete mais confusão é que depois de estar tudo colocado em termos de estrutura da casa, vai-se então abrir furos entre pisos, nas calhas e nas vigas para passar os cabos que são necessários. Assumo que seja uma coisa normal, mas para mim que não percebo nada de construção parece-me um método muito "destrutivo".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna
      20210701_194233.jpg
      20210701_194407.jpg
      20210701_194205.jpg
  14.  # 134

    Colocado por: pedrosslpNeste momento as especialidades já avançaram em força e a casa é um labirinto de tubos e cabos. Nisto tudo o que me mete mais confusão é que depois de estar tudo colocado em termos de estrutura da casa, vai-se então abrir furos entre pisos, nas calhas e nas vigas para passar os cabos que são necessários. Assumo que seja uma coisa normal, mas para mim que não percebo nada de construção parece-me um método muito "destrutivo".
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zinna
      20210701_194233.jpg
      20210701_194407.jpg
      20210701_194205.jpg

    As paredes exteriores ainda não têm isolamento térmico aplicado?

    Essa tela exterior devia ter a juntas todas coladas.
  15.  # 135

    As aberturas em vigas e demais elementos da estrutura deverão já estar previstas no projeto de estuturas, senão arriscam-se a fragilizar desnecessariamente a casa.
  16.  # 136

    Colocado por: nortenho66
    As paredes exteriores ainda não têm isolamento térmico aplicado?

    Essa tela exterior devia ter a juntas todas coladas.


    As paredes exteriores já têm o isolamento aplicado, está no interior da estrutura da própria parede. Adicionalmente ainda vai ser colocado mais isolamento entre as paredes exteriores e o pladur interior. As juntas irão ser coladas, mas esses trabalhos estão interrompidos enquanto as especialidades avançam. Julgo que só vão voltar a pegar nisso quando chegarem os elementos da fachada que estão atrasados (caixilharia e revestimento).
  17.  # 137

    Colocado por: nunogouveiaAs aberturas em vigas e demais elementos da estrutura deverão já estar previstas no projeto de estuturas, senão arriscam-se a fragilizar desnecessariamente a casa.


    Quando disse "vigas" expliquei-me mal, não estou a falar de vigas estruturais, nem qualquer espécie de elemento estrutural, mas sim daquelas molduras em madeira que servem como base às paredes interiores. Não sei qual será o termo correcto, calhas de madeira?

    Refiro-me a este género de pormenor por exemplo:
      detalhe parede.jpg
  18.  # 138

    Colocado por: pedrosslp

    Quando disse "vigas" expliquei-me mal, não estou a falar de vigas estruturais, nem qualquer espécie de elemento estrutural, mas sim daquelas molduras em madeira que servem como base às paredes interiores. Não sei qual será o termo correcto, calhas de madeira?

    Refiro-me a este género de pormenor por exemplo:
      detalhe parede.jpg


    Se tiver possibilidade questione a empresa sobre como é que vão colocar a barreira pára vapor e garantir a estanquidade ao ar da casa. A meu ver isso já devia estar feito na maioria das paredes exteriores, faltando apenas as zonas onde agora estão a passar canalização.



    Colocado por: Anonimo09092021Escolheu um péssimo exemplo, isso que está nessa foto não abona nada a favor da equipa que o fez...

    Penso que a intenção do user foi mesmo mostrar um mau exemplo.
  19.  # 139

    Colocado por: nortenho66

    Se tiver possibilidade questione a empresa sobre como é que vão colocar a barreira pára vapor e garantir a estanquidade ao ar da casa. A meu ver isso já devia estar feito na maioria das paredes exteriores, faltando apenas as zonas onde agora estão a passar canalização.


    A tela pára vapor está dentro da estrutura das paredes exteriores, que já vieram feitas de fábrica.

    As paredes exteriores são constituidas por OSB 15mm + estrutura de perfis de madeira de 140mm preenchidos com 140mm de lã de rocha + tela pára vapor + OSB 15mm.

    Depois adicionalmente na face interior leva as calhas (que já se vêm), preenchidas com mais lã de rocha e pladur duplo (que ainda não está).

    Na face exterior leva a membrana Traspir (que já se vê nas fotos) que por cima terá uma caixa de ar para passagem de tubos de queda, e depois uma sub-estrutura de fixação sobre a qual é aplicada o revestimento.

    Pode-me estar aqui a faltar uma ou outra camada, eu estou-me a basear no que consigo perceber dos desenhos técnicos.
  20.  # 140

    Colocado por: pedrosslpeste género de pormenor


    Então a fixação dos tubos, em vez de ser à estrutura, é nas placas?

    Já para não falar da omissão de isolamento acústico desses tubos (embora isso seja o mais habitual).
 
0.0437 seg. NEW