Iniciar sessão ou registar-se
    • jorgegv
    • 16 Fevereiro 2021 editado

# 1

boas.

estou a começar a construir uma moradia em Braga.
    Ainda só pedi orçamentos arquitetura 1 cerca de 4250+iva o outro 6595 c iva

Em termos de construção, quanto acham que ficava uma moradia gaveto 3 PISOS (1garagem 2 habitação) cada piso 147m2
    sonhava com 140k 150k (valor só mesmo para construção, sem terreno e sem projetos) mas pelo que já li aqui no forum.

Estou interessado em ler as vossas opiniões.
    Já agora, se conhecerem algum construtor... avisem ;)
  1.  # 2

Colocado por: jorgegv3 PISOS (1garagem 2 habitação) cada piso 147m2
    sonhava com 140k 150k (valor só mesmo para construção, sem terreno e sem projetos)

3 pisos a 147m2 são 450m2 de casa. a 150k só mesmo em sonhos.

precisa de uma casa tão grande, 2 pisos com 147m2 já da uma casa grande de 300m2. Talvez conseguisse construir essa casa por 250k
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgegv
  2.  # 3

150.000 dá para fazer um dos pisos
  3.  # 4

3 pisos a 147m2 são 450m2 de casa. a 150k só mesmo em sonhos.

precisa de uma casa tão grande, 2 pisos com 147m2 já da uma casa grande de 300m2. Talvez conseguisse construir essa casa por 250k

sonho por agua abaixo.
    Como é que existe moradias em zonas mais nobres da cidade por 220k?
  4.  # 5

Já passei por essa fase de escolha de Arquiteto.
    Optei pela solução mais em conta, uma vez que nenhum arquitecto conseguiu transmitir o que fazia nem quais as vantagens de trabalhar com ele. Faz parte da formatação do Arquitecto.

A primeira "coisa" que me apresentavam era o PREÇO, a importância do projecto de execução, agora se isso representava " economia" na construção quer a nível de preço final, quer a nível de custos energéticos , quer a nível de custos de manutenção . ZERO ZERO ZERO.

Neste momento, ainda não consegui concluir se a opção mais barata foi a mais económica.

Separe projectos de Arquitectura e especialidades, foi um dos meus erros, neste momento tenho projecto aprovado para Betão, e existem outras alternativas de construção, nomeadamente o LSF e a Construção Metálica Modular.
    Neste momento estou a investir na recolha de informação sobre a Construção Metálica em Aço Laminado que é o que se vê em Países Desenvolvidos.

O custo energético de uma casa é um peso pesado na fatura mensal de uma família, construa a pensar nisso, claraboias, janelas a sul, sombreamento exterior, renovação do ar interior, ventilação cruzada , são tudo definições a ter em conta.
    Não é um bomba de calor, ar condicionado, paineis solares fotovoltaicos ou uma caldeira a gás natural que vai baixar o custo, mas sim a "não necessidade" de utilizar energia para ter conforto térmico.
    Concordam com este comentário: snob, Hugo1976, paulo_pereira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tiagofaria22
  5.  # 6

Colocado por: jorgegvComo é que existe moradias em zonas mais nobres da cidade por 220k?

não tem 450m2
  6.  # 7

Colocado por: pauloagsantosnão tem 450m2

Grande parte delas têm economia de escala e qualidade construtiva muito má
  7.  # 8

Colocado por: mtavaresJá passei por essa fase de escolha de Arquiteto.
    Optei pela solução mais em conta, uma vez que nenhum arquitecto conseguiu transmitir o que fazia nem quais as vantagens de trabalhar com ele. Faz parte da formatação do Arquitecto.

A primeira "coisa" que me apresentavam era o PREÇO, a importância do projecto de execução, agora se isso representava " economia" na construção quer a nível de preço final, quer a nível de custos energéticos , quer a nível de custos de manutenção . ZERO ZERO ZERO.

Neste momento, ainda não consegui concluir se a opção mais barata foi a mais económica.

Separe projectos de Arquitectura e especialidades, foi um dos meus erros, neste momento tenho projecto aprovado para Betão, e existem outras alternativas de construção, nomeadamente o LSF e a Construção Metálica Modular.
    Neste momento estou a investir na recolha de informação sobre a Construção Metálica em Aço Laminado que é o que se vê em Países Desenvolvidos.

O custo energético de uma casa é um peso pesado na fatura mensal de uma família, construa a pensar nisso, claraboias, janelas a sul, sombreamento exterior, renovação do ar interior, ventilação cruzada , são tudo definições a ter em conta.
    Não é um bomba de calor, ar condicionado, paineis solares fotovoltaicos ou uma caldeira a gás natural que vai baixar o custo, mas sim a "não necessidade" de utilizar energia para ter conforto térmico.

tive uma que falou a reunião que só fala no projeto de execução

Obrigado pelas dicas.
  8.  # 9

Colocado por: pauloagsantos

não tem 450m2

não, tem 311m2
    mas estamos a falar na zona mais cara de braga. onde o terreno não deve ter sido nada barato.

Mesmo assim, agradeço pela opinião. grande abraço
  9.  # 10

Colocado por: jorgegvnão, tem 311m2

o preço das casas tem muito que se diga, à partida uma casa com 311m2 por 220k numa zona nobre de braga parece um bom negócio, mas usar isso como termo de comparação para a construção não e aconselhado porque você não sabe se o construtor precisa de realizar capital e está a vender ao desbarato depois você não pode deduzir o IVA o construtor pode e isto sem entrar na qualidade de construção.

geralmente fica mais caro ao DO construir casa própria do que comprar uma já construída.
    • Dav82
    • 16 Fevereiro 2021

# 11

Para que quer uma casa com 450m2? Não acha que isso é demasiado grande? Só vai servir para gastar dinheiro e estar sem uso a maior parte das vezes, e muito para limpar! Em relação ao valor que refere bem que pode esquecer, é melhor repensar o seu projeto, só porque a implantação é de 147m2 não quer dizer que tenha que fazer isso vezes 3.
  10.  # 12

agradeço a vossa ajuda
  11.  # 13

Colocado por: jorgegv

sonho por agua abaixo.
    Sonho por água abaixo porquê?!
    Provavelmente, vai ter de repensar se precisa mesmo dessa dimensão de construção, mais isso nao quer dizer que não possa sonhar.
    Já pensou que pode estar "preso" à ideia dos 147m2... e ter por isso influência distorcida das necessidades?
    A questão é se já idealizou/sonhou a casa que pretende? Com que tipo de arquitetura, no. de divisões, quartos, wc's e respectivas áreas de cada espaço, etc...? Só então deveria alicerçar a área de construção que necessita.
    Pode chegar à conclusão que metade da área lhe chega e a partir daí voltar a sonhar com outros parâmetros de construção e valores mais próximos do seu orçamento.

Afinal, se já tem o terreno pode fazer os exercícios que quiser até acertar no que quer sem necessidade de se precipitar😉
  12.  # 14

Colocado por: KduvidasSonho por água abaixo porquê?!
    Provavelmente, vai ter de repensar se precisa mesmo dessa dimensão de construção, mais isso nao quer dizer que não possa sonhar.
    Já pensou que pode estar "preso" à ideia dos 147m2... e ter por isso influência distorcida das necessidades?
    A questão é se já idealizou/sonhou a casa que pretende? Com que tipo de arquitetura, no. de divisões, quartos, wc's e respectivas áreas de cada espaço, etc...? Só então deveria alicerçar a área de construção que necessita.
    Pode chegar à conclusão que metade da área lhe chega e a partir daí voltar a sonhar com outros parâmetros de construção e valores mais próximos do seu orçamento.

Afinal, se já tem o terreno pode fazer os exercícios que quiser até acertar no que quer sem necessidade de se precipitar😉

pelo que falei com o arquitecto, a area é no maximo 141m2 por piso. mas posso reduzir a area.
    Vou estudar muito o caso.
    Concordam com este comentário: Kduvidas, Vitor Martins
  13.  # 15

Colocado por: jorgegvpelo que falei com o arquitecto, a area é no maximo 141m2 por piso. mas posso reduzir a area.
    Vou estudar muito o caso.

ELE ( o arquitecto) é que tem de o orientar para um projecto de casa com dimensões e especificações que você possa pagar!!!
  14.  # 16

Tenha cuidado com os arquitetos...

Tenho visto gabinetes de arquitetura e engenharia a fazerem projetos a pensar unicamente na aprovação, para não falar de cadernos de encargos e mapa de quantidade que não correspondem à realidade.
    Depois, com esses documentos, não tem base para pedir orçamentos, não sabe quanto vai pagar, põe tudo em causa e no final, garantidamente, vai pagar mais do que contava e do que lhe disseram que iria custar...

Não encare o arquiteto como um profissional burocrático...
  15.  # 17

não, tem 311m2
    mas estamos a falar na zona mais cara de braga. onde o terreno não deve ter sido nada barato.

Mesmo assim, agradeço pela opinião. grande abraço

Qual é a zona mais cara de Braga Jorge? Só para ter uma ideia da tua opinião mesmo!

Falperra?!
  16.  # 18

sonho por agua abaixo.

Olhe que não existem moradias a 220k na zona nobre da cidade à venda. Se existem são antigas.
  17.  # 19

220 em zona nobre? Nunca, só se for mega negócio.

Há apartamentos ao lado do holmes place, edificio preto, t4 com 220m2 a 360mil!! e já foram todos ou quase todos vendidos.

Casas em zona nobre, fraião, tenões, falperra etc raras são as que ficam abaixo de 300mil e não têm 450m2 nem lá perto, andam pelos 300m2.
  18.  # 20

Colocado por: paulos220 em zona nobre? Nunca, só se for mega negócio.

Há apartamentos ao lado do holmes place, edificio preto, t4 com 220m2 a 360mil!! e já foram todos ou quase todos vendidos.

Casas em zona nobre, fraião, tenões, falperra etc raras são as que ficam abaixo de 300mil e não têm 450m2 nem lá perto, andam pelos 300m2.

Quanto pode valer um t2 usado com garagem individual e lareira no Braga parque ?