Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: euE o risco das linhas de alta tensão é negligenciável relativamente ao risco da radiação solar.


    Essa é uma afirmação difícil de provar, pois se é certo que a maioria dos cancros de pele são comprovadamente atribuíveis aos UV, já para muitos outros tipos de cancro não é possível atribuir-lhes uma causa definitiva e concreta tal como alimentação, sedentarismo, radiação electromagnética etc.



    Colocado por: euAlém disso, é ridículo ter medo das linhas de alta tensão e depois usar eletricidade em casa.


    Não pode comparar correntes de meia duzia de amperes em casa com correntes de milhares de amperes nas linhas de alta tensão, se estas estiverem a menos de 50 ou 100 metros de sua casa. É comparar alhos com bugalhos. É o mesmo que dizer que você não se importa que o seu vizinho faça uma festa com tambores e musica altissima, porque você em casa também tem fontes de ruído como a TV etç.

    Mais ainda, em casa, a maioria dos condutores eléctricos ou são bifilares, ou têm o condutor de retorno da corrente por perto, logo isto cancela/reduz o campo magnético porque as correntes são iguais, mas têm sentidos contrários
    Concordam com este comentário: caboche
    • HD
    • 29 maio 2019

     # 62

    Quase de certeza é uma linha de 220kv, provavelmente o que perde mais é mesmo mo valor, muita gente por medo causado pelo desconhecimento não compraria aí. As linhas de facto causam alguma radiação, mas há por aí bem pior e ninguém se incomoda com isso
  2.  # 63

    zzzzzzzzzzzzzzzzzzzz…..zzzzzzzzzzzzzzz
    aquele barulho chega a ser irritante acho que a altura de proteção para média tensão é 4 metros.
    e acho que há mesmo efeitos ao nivel da saude.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulo_pereira
    • HD
    • 30 maio 2019

     # 64

    Isso do barulho não é assim tão linear, há razões pelas quais as linhas fazem barulho. Há-de reparar que nem todas fazem
    Concordam com este comentário: bettencourt
  3.  # 65

    em duas que andei frequentemente lá por baixo faziam.
    • HD
    • 30 maio 2019

     # 66

    É verdade que muitas fazem, mas a realidade é que não deviam. Normalmente deve-se a pouca manutenção, isoladores sujos o que provoca falhas de isolamento, normalmente piora quando chove ou o tempo está humido
    Concordam com este comentário: bettencourt
    • eu
    • 30 maio 2019

     # 67

    Colocado por: ParamonteNão pode comparar correntes de meia duzia de amperes em casa com correntes de milhares de amperes nas linhas de alta tensão, se estas estiverem a menos de 50 ou 100 metros de sua casa. É comparar alhos com bugalhos.

    É preciso não esquecer que a potência varia com o quadrado da distância. Ou seja, você recebe muito mais radiação eletromagnética de um telemóvel encostado à cara ou de um secador de cabelo próximo de si do que de uma linha de alta tensão a 100m.

    Colocado por: ParamonteMais ainda, em casa, a maioria dos condutores eléctricos ou são bifilares, ou têm o condutor de retorno da corrente por perto, logo isto cancela/reduz o campo magnético porque as correntes são iguais, mas têm sentidos contrários

    Lá está outra vez em negação.

    Com que então a instalação de casa não produz radiação eletromagnética? Olhe, divirta-se: https://www.who.int/peh-emf/about/WhatisEMF/en/index3.html
  4.  # 68

    Colocado por: Anonimo16062021
    Então o melhor a viver num bunker, não vá o diabo tecê-las e cair-lhe um avião ou um raio em cima da 🏠.



    As probabilidades de ambas têm ordens de magnitude completamente diferentes, parece-me.
    Basta um fenómeno meteorológico extremo, que ultimamente têm sido mais frequentes. Segundo dados da EDP distribuição só da tempestade Leslie foram afectadas 200 linhas de alta e media tensão que obrigaram à reposição de 2mil Km de cabo e 15 postes.
  5.  # 69

    Colocado por: euLá está outra vez em negação.


    Fico-me por aqui. Obrigado
  6.  # 70

    Colocado por: marco1zzzzzzzzzzzzzzzzzzzz…..zzzzzzzzzzzzzzz
    aquele barulho chega a ser irritante acho que a altura de proteção para média tensão é 4 metros.
    e acho que há mesmo efeitos ao nivel da saude.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:paulo_pereira


    estou a 3 lotes de distância da passagem de uma linha no meu loteamento, e nos dias que chove esse zumbido existe, é contínuo e incomoda-me um pouco se estiver no exterior da casa ( terá alguma coisa a ver com o teor de humidade no ar ? ). nos dias secos não se ouve nada. Imagino a quem more mesmo por debaixo dessa infraestrutura.

    Não tendo resposta ao assunto invocado, tenho visto por vezes notícias do reconhecimento de novas doenças [ tipo aquela de estar dependente do FB no móvel etc ) ligadas aos fenómenos electro magnéticos
    A exemplo http://www.champs-electro-magnetiques.com/ondes/electro-sensibilite-une-pathologie-nouvelle-en-constante-progression-47.html
  7.  # 71

    Colocado por: caboche

    Da parte que me toca, apenas pedi um link para ler, não que duvide, mas gostava de ler.


    Peço desculpa por não ter ainda respondido.

    No ano passado fiz pesquisas sobre o assunto, várias na NET (cujos links não guardei), falei com engenheiros da área da eletrotécnica, com médicos e com um meu familiar através do qual soube que em França enterraram os cabos todos por causa da ligação ao cancro.

    Depois disso decidi, não compro a casa sobretudo por causa da leucemia infantil.

    Claro que sei que são probabilidades mas não quis correr o risco.

    E sim o barulho ouvesse, mais em tempo húmido. Tal como se vê pequenas descargas elétricas, mais uma vez vejo mais com tempo húmido.

    Quanto a questão das antenas de telemóveis. Pelo que entendi através de pessoas da área é que o campo magnético da alta tensão é superior ao das antenas.

    Tb percebi que no caso das antenas, afeta mais os prédios a volta do que aquele em que se encontra instalado. Relativamente a este assunto, não sei se me fez mal a mim ou não mas a TV por vezes havia interferência compatível com o descrito na interferência por antenas de telemóveis.

    Posto isto, há milhares de pessoas a viver debaixo destas linhas e obviamente não têm todas cancro.
  8.  # 72

    Bom dia, comprei um lote de terreno e tenho um poste distribuidor de cimento da EDP pelo menos 3 metros dentro da minha propriedade, já contactei a EDP Distribuição por telefone e e-mail, ao qual ainda não deram resposta...
    Alguém já passou pelo mesmo e conseguiu a recolocação de um poste?
    Desde já o meu Obrigado.
  9.  # 73

    embora ninguem o sabe explicar porquê, a verdade é que quem vive perto de tais linhas tem maior probabilidade de ter um cancro no futuro. Seja adultos ou crianças.

    Eu não correria esse risco.
    • eu
    • 1 junho 2019

     # 74

    Um pouco de ciência, em vez de palpites: https://www.cancer.gov/about-cancer/causes-prevention/risk/radiation/electromagnetic-fields-fact-sheet

    "No mechanism by which ELF-EMFs or radiofrequency radiation could cause cancer has been identified. Unlike high-energy (ionizing) radiation, EMFs in the non-ionizing part of the electromagnetic spectrum cannot damage DNA or cells directly"
  10.  # 75

    Colocado por: eu"No mechanism by which ELF-EMFs or radiofrequency radiation could cause cancer has been identified. Unlike high-energy (ionizing) radiation, EMFs in the non-ionizing part of the electromagnetic spectrum cannot damage DNA or cells directly"
    ...

    entretanto se procurares mais tens isto.. “There is no known mechanism by which magnetic fields of the type generated by high voltage power lines can play a role in cancer development. Nevertheless, epidemiologic research has rather consistently found associations between residential magnetic field exposure and cancer.

    trocado por miúdos, isso apenas diz que nesses locais as estatísticas demonstram que existe uma maior ocorrência de cancros.
    mesmo que não o percebem, .. aquilo que tu citaste, e eu citei, diz, claramente, que desconhecem qualquer mechanismo causador da cancro. Não dizem que não existe...

    valerá a pena correr esse risco desconhecido a troco de meia dúzia de euros?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paramonte
    • eu
    • 1 junho 2019 editado

     # 76

    Colocado por: antonylemosentretanto se procurares mais tens isto.. “There is no known mechanism by which magnetic fields of the type generated by high voltage power lines can play a role in cancer development.Nevertheless, epidemiologic research has rather consistently found associations between residential magnetic field exposure and cancer.

    Isso foi retirado de um artigo de 1995, que se o leres, mostra que na altura havia mais dúvidas que certezas e apontava várias fraquezas nos estudos realizados até há data.

    Atualmente, após muitas mais experiências e estudos mais vastos e rigorosos, o resultado é este:

    "Numerous epidemiologic studies and comprehensive reviews of the scientific literature have evaluated possible associations between exposure to non-ionizing EMFs and risk of cancer in children (12–14). (Magnetic fields are the component of non-ionizing EMFs that are usually studied in relation to their possible health effects.) Most of the research has focused on leukemia and brain tumors, the two most common cancers in children. Studies have examined associations of these cancers with living near power lines, with magnetic fields in the home, and with exposure of parents to high levels of magnetic fields in the workplace. No consistent evidence for an association between any source of non-ionizing EMF and cancer has been found."

    Fonte: https://www.cancer.gov/about-cancer/causes-prevention/risk/radiation/electromagnetic-fields-fact-sheet

    Colocado por: antonylemosvalerá a pena correr esserisco desconhecidoa troco de meia dúzia de euros?

    Claro que não, nem que seja pelo aspeto visual e pelo barulho.

    Mas, correndo o risco de me tornar chato: dentro das nossas casas temos radiação eletromagnética muito mais forte do que aquela que é emitida pelas linhas de alta tensão a 150m. Quando usamos um telemóvel encostado à cara, a quantidade de EMF bate de LONGE qualquer linha de alta tensão a 150 m de distância!

    Por isso, não percebo tanta preocupação com as linhas de alta tensão, quando as maiores quantidades de EMF a que estamos expostos diariamente vêm de objetos que usamos no dia a dia... sem qualquer preocupação.

    É um bocado irracional, não?
    Concordam com este comentário: manelvc
  11.  # 77

    Colocado por: euÉ um bocado irracional, não?
    não, não é.

    porquê aumentar a exposição? especialmente quando se excluirmos os estudos (alguns até apontam para uma redução de certos cancros com essa exposição ) e se olharmos apenas para

    se causa ou não cancro depende a quem perguntar. vc citou uma fonte governamental. se procurar por estudos independentes as conclusão dizem o contrário. Por isso, não vale correr esse risco se ele existir.

    Childhood leukaemia and distance from power lines in California: a population-based case-control study

    Results:

    For leukaemia, there was a slight excess of cases within 50 m of a transmission line over 200 kV (odds ratio 1.4, 95% confidence interval 0.7–2.7). There was no evidence of increased risk for distances beyond 50 m, for lower-voltage lines, or for CNS cancers.

    Conclusions:

    Our findings did not clearly support an increased childhood leukaemia risk associated with close proximity (<50 m) to higher voltage lines, but could be consistent with a small increased risk.


    fonte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4931365/

    tb diziam (com estudos científicos como fundamento) que fumar não faz mal..

    como um dos dois há de estar errado prefiro não correr o risco...
  12.  # 78

    Atenção que 200kV é em Portugal muito alta tensão.
    São mesmo muito poucas linhas que sequer se aproximam desse valor.
    • eu
    • 2 junho 2019 editado

     # 79

    Colocado por: antonylemosnão, não é.

    porquê aumentar a exposição?


    O que eu considero irracional é baixar a exposição às linhas de alta tensão e continuar a usar eletricidade em casa e continuar a usar telemóvel, que são a maior fonte de EMF a que estamos sujeitos.

    Se realmente têm medo dos efeitos da radiação eletromagnética, a primeira coisa que têm que fazer é imediatamente deixar de usar telemóveis. A seguir deixar de usar eletricidade em casa. E só depois afastar-se das linhas de alta tensão.

    Exemplos do valor do campo magnético próximo de eletrodomésticos:


    Reparem no valor do secador de cabelo, que ainda por cima usamos perto do cérebro.

    A potência da EMF diminui com o quadrado da distancia, não é algo que possa ser discutido, é uma lei da física. As implicações desta lei parece que não são compreendidas e existe um maior receio das linhas de alta tensão do que dos telemóveis. Vamos lá a perceber isto...
  13.  # 80

    Já repararam que quem colocou a questão já decidiu e os restantes de nós é que continuamos a alimentar o tópico.
    Concordam com este comentário: SMBS, Ivo M, Marlene32, Nelhas
 
0.0336 seg. NEW