Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas! Estou neste momento em fase de orçamentos para reparação de uma moradia dos anos 30 em taipa. A moradia encontra-se bastante degradada, tendo apenas sido substituído o telhado. Neste momento já contactei com 2 construtores com opiniões bastante distintas:
    - o primeiro aconselha picar as paredes e reforçá-las com tijolo
    - o segundo diz que a estrutura está boa, pelo que não é necessário aplicar tijolo, apenas uma malha com cimento a fixar, isolamento e pladur hidrofugo. Este garantiu-me que esta opção seria bastante durável, sem risco de humidades, salitres e condensações (o que me pareceu um pouco estranho). Também me garantiu que o cimento irá aderir à parede, pois tem a ajuda da malha para fixar (o que também não está de acordo com as opiniões que tenho visto aqui no fórum). Com isto, fiquei bastante confusa e, como sou completamente leiga na matéria, gostaria de saber a opinião dos experientes.
    Muito obrigada!
  2.  # 2

    Aqui estão algumas fotos da moradia.
      20210124_113059.jpg
      20210124_113546.jpg
      20210124_113515.jpg
      20210124_113603.jpg
      20210124_113530.jpg
  3.  # 3

    não vejo aí taipa, vejo uma alvenaria feita de escombros... noutro lado é alvenaria de pedra.
    Arranje um tecnico, engenheiro civil ou arquitecto com conhecimentos em patologias e edificações antigas, para efectuar um diagnóstico e prescrever soluções. senão vai andar ao reboque de muita opinião... e só sai asneira.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto, SS1128
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diana Lopes
  4.  # 4

    Muito obrigada pelo comentário. De um lado parece-me de taipa, mas realmente houve várias tentativas de remendos, o que acabou por se tornar numa confusão. Do outro lado também me parece pedra, mas está a desfazer-se.
  5.  # 5

    Colocado por: Diana Lopes- o primeiro aconselha picar as paredes e reforçá-las com tijolo
    errado

    Colocado por: Diana Lopesapenas uma malha com cimento a fixar
    também errado nao se deve usar cimento sobre taipa. a Secil tem uma linha de argamassas compatíveis com a taipa.

    Colocado por: Diana LopesEste garantiu-me que esta opção seria bastante durável, sem risco de humidades
    ele pode garantir o que quiser, o facto é que nao se deve usar cimentos. isso dos sem riscos de .. é treta pura.

    no entanto analisando as fotos concordo com a analise do pedro. Mesmo assim nao deixa de ser verdade que o uso de cimento sobre isso é asneira na mesma.utilise antes as argamassas reabilita da secil. são à base de cal e apropriadas para esse tipo de reabilitação.

    tambem concordo que antes de mais deve chamar aí um técnico com experiencia no assunto e nao pedir opiniões aos construtores que irão opinar apenas com o que sabem fazer. que nestes casos é errado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diana Lopes
  6.  # 6

    Muito obrigada pelos comentários! Pois, também me pareceu isso, realmente cada um puxa a brasa à sua sardinha. Vou seguir os conselhos e questionar quem realmente sabe do assunto. Muito obrigada novamente!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonylemos
    • leao
    • 21 março 2021

     # 7

    cimento devido a sua dureza,falta de flexilidade liberta sais solúveis que tenderão a propagar se
    aos materiais adjacentes .

    cal hidratada,argamassas reabilita correto.
 
0.0119 seg. NEW