Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Numa obra, a empresa de carpintarias pergunta-me se quero as ferragens em latão maciço, ou apenas banhadas a latão.
    Confesso que não sei reponder.
    Eu imagino que sendo banhadas, com o tempo possam perder o banho e ficar com mau aspeto. Por outor lado o aço é mais resistente (presumo que seja aço banhado a latão). Já o latão tende a desgastar-se mais com o uso mecânico (ex. dobradiças).
    Que opinam?
  2.  # 2

    Qual a diferença de preço?
    que ferragens estamos a falar,. fichas técnicas dos produtos.
    Utilização dada?
    Atmosfera de uso?
  3.  # 3

    Colocado por: nunogouveiaJá o latão tende a desgastar-se mais com o uso mecânico (ex. dobradiças).


    O cobre (constituite maioritario do latao) tem propriedades "auto lubrificantes". A opçao do desgaste nem vale a pena ir por ai, é um "nao sujeito". Nao é por acaso que as chumaceiras e rolamentos de alta gama, daqueles usadas nas eolicas ou gruas sao por exemplo, sao instalados com rolamentos com "miolo" em cobre/bronze.

    Se partir de uma peça bruta 100% latao, é coisa para custar uma boa fortuna, arrisco dizer 2x ou 3x mais caro (no minimo) que a opçao banhada. Se nao for, entao é porque alguem esta a comprar gato por lebre. Sinceramente tenho as minha sinceras duvidas se isso existe no mercado, mas tambem nunca tive necessidade de procurar.

    Na casa de um familiar as maçanetas das portas tem uma liga qualquer à base de cobre, possivelmente com esse dito banho de latao, (nunca perdi 10 segundos a olhar para aquilo) e ja começa a acusar um bocado de "pitting" na base e a oxidaçao tipica verde na supercicie, e daqui a uns anitos vai atacar o miolo das maçanetas. Basicamente ao fim de 20 anos nem é carne nem é peixe.

    Latoes ha muitos, mas se conseguir uma ficha técnica do material usado como anodo (se for por processo de electrodeposiçao) é tentar uma opçao que tenha uma pequena % de estanho no latao. Vai ajudar na corrosao e no aspecto a longo prazo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonylemos, ricardo.rodrigues
  4.  # 4

    Entendido. Obrigado.
 
0.0104 seg. NEW