Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros, precisava da vossa ajuda e opinião.
    O aquecimento la de casa vai ser realizado com uma bomba de calor Daikin RXYSQ8TY1 8cv 400v, assim a instalação elétrica tem que ser trifásica (já não dá para alterar). Qual a potencia que será necessário contratar com a EDP para esta habitação, que terá esta BC e os restantes equipamentos normais de uma habitação (nomeadamente todos os equipamentos de uma cozinha).
  2.  # 2

    penso que terá que ver o equipamento que irá gastar mais e multiplicar por 3.

    a potencia a pedir à edp distribuição é a mesma no monofásico ou no trifásico, se pedir 6,9kva no monofásico terá essa potência toda disponível, mas se pedir trifásico irão dividir 6,9 por 3 e terá em casa 3 fases com 2,3kva cada uma. Agora se 2.3kva é suficiente para essa bomba de calor ou não, é que não sei.

    Mas deixo-lhe outra coisa para se preocupar. a baixada que pediu à edp distribuição é trifásica ou monofásica? veja lá se não tem que mudar tb a baixada.
  3.  # 3

    Bom dia

    A potência é um bocadinho relativa, depende de tudo o que vai ligar ao mesmo tempo, como é trifásico depende se as fases estão bem distribuídas (super importante isto), etc, etc..

    O meu conselho é fazer um ramal para uma potencia mais elevada (se puder ser o máximo perfeito) e depois contrata a potencia que acha suficiente e caso seja mais/menos que necessário basta pedir para alterar. Fica com um ramal que lhe permite subir e descer a potencia, também conte que num futuro pode precisar de mais potencia para um eventual carro elétrico.

    Acima de 10.35KVA (se não me engano, confirme com um eletricista) tem de ter projeto elétrico, tenha isto em mente também.
  4.  # 4

    Neste momento já tenho baixada de obras trifásica, contudo queria perceber se com a potencia máxima sem, ser necessário executar um projeto elétrico, ou seja 10.35kva é suficiente para ter uma instalação "confortável" com estes equipamentos todos. Não consigo ter a informação de quanto esta BC consome. assim gostava de obter relatos de alguém com experiencia ou com situação idêntica, os aparelhos não os posso trocar porque já estão adquiridos.
  5.  # 5

    Tem de ver quais os equipamentos e consumos deles que vai ter a funcionar ao mesmo tempo na mesma fase, por exemplo os 10.35KVA corresponde arredondando a 15A * 3 fases.

    Isto quer dizer que se tiver a placa de indução e a bomba de calor (que usa as 3 fases, pelo que disse) não vai aguentar porque uma das fases vai estar sobrecarregada.

    Use o exemplo do colega:

    Colocado por: pauloagsantospenso que terá que ver o equipamento que irá gastar mais e multiplicar por 3.

    a potencia a pedir à edp distribuição é a mesma no monofásico ou no trifásico, se pedir 6,9kva no monofásico terá essa potência toda disponível, mas se pedir trifásico irão dividir 6,9 por 3 e terá em casa 3 fases com 2,3kva cada uma. Agora se 2.3kva é suficiente para essa bomba de calor ou não, é que não sei.


    No entanto nada melhor que falar com um electricista que analise o seu caso, porque cada caso é um caso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CarlosSainz
  6.  # 6

    A ficha eletrotécnica que entregou junto com o projeto da casa o que dizia ?
  7.  # 7

    Colocado por: RicardoPortoA ficha eletrotécnica que entregou junto com o projeto da casa o que dizia ?


    A ficha eletrotécnica no projeto está com 10.35kva, e presumo que monofásico.

    Bem pelo que me estou a aperceber vou ter aqui um caso bicudo certo? basta uma placa de indução e esta bomba de calor, mesmo com a potencia máxima sem necessidade de projeto elétrico 10.35kva o quadro vai disparar.
  8.  # 8

    Porque não mete bomba calor monofásica? Não ganha nada em ter uma trifásica nem poupa
  9.  # 9

    Colocado por: RicardoPortoPorque não mete bomba calor monofásica? Não ganha nada em ter uma trifásica nem poupa


    porque segundo ele já não dá para alterar
  10.  # 10

    Colocado por: pauloagsantos

    porque segundo ele já não dá para alterar


    Nem que desse para alterar, nesta gama de potência a máquina exterior já só existe em trifásico, segundo o instalador. Adivinha se mais um problema....
  11.  # 11

    Pergunte alternativas ao utilizador jorgealves
  12.  # 12

    Acham que o processo de projecto e certificação para uma potencia de 20.7kva é muito exigente.
  13.  # 13

    Colocado por: CarlosSainzAcham que o processo de projecto e certificação para uma potencia de 20.7kva é muito exigente.

    e quanto é que vai pagar mensalmente para ter essa potencia contratada?
  14.  # 14

    Colocado por: Picareta
    e quanto é que vai pagar mensalmente para ter essa potencia contratada?


    Com os equipamentos que vou ter para Aquecimento e AQS, dificilmente me safo com 10.35kva trifásico, para contratar junto da EdP potencias superiores vou ter que efetuar projeto elétrico e certificar. O que estava a pensar era certificar para 20.7kva e depois contratar o mínimo possível, presumo de que bem geridos 13.8kva chegariam.
    Só maquina exterior do VRV consome, no arranque 18.5A por fase, tenho aqui uma bela alhada essa maquina só existe em trifásico e segundo o instalador e a daikin o modelo inferior, que já podia ser monofásico, não é suficiente.
  15.  # 15

    Tenho a bomba de calor Daikin SB-HSX16P50B/L14W instalada em quadro trifásico e potência contratada com a EDP é de 6,9Kva.

    Tem funcionado bem, o quadro não dispara, porém é necessário ter alguns cuidados nos dias em que as temperaturas são mais baixas e requer mais esforço da bomba ou nos dias mais quentes em arrefecimento.

    Consigo ter a bomba de calor a funcionar com maquina de lavar a loiça e 3 locais da indução e iluminação interior da casa a funcionar e não cai. Vale o que vale, penso que quem lhe pode dar essa ajuda será o instalador da máquina, uma vez que a bomba tb deve estar bem configurada.
  16.  # 16

    Colocado por: CarlosSainzCom os equipamentos que vou ter para Aquecimento e AQS, dificilmente me safo com 10.35kva trifásico, para contratar junto da EdP potencias superiores vou ter que efetuar projeto elétrico e certificar. O que estava a pensar era certificar para 20.7kva e depois contratar o mínimo possível, presumo de que bem geridos 13.8kva chegariam.
    Só maquina exterior do VRV consome, no arranque 18.5A por fase, tenho aqui uma bela alhada essa maquina só existe em trifásico e segundo o instalador e a daikin o modelo inferior, que já podia ser monofásico, não é suficiente.

    Não respondeu à minha questão....custo fixo mensal pela potencia contratada.
  17.  # 17

    .
      118.jpg
  18.  # 18

    Colocado por: Picareta
    Não respondeu à minha questão....custo fixo mensal pela potencia contratada.


    Sei que é uma renda mensal cara, mas que vou fazer agora. Tenho que á partida ver o pior cenário e depois tentar contratar o mínimo possível, por isso estou a pedir ajuda e algum feedback de quem tem maquinas semelhantes em casa.
  19.  # 19

    Colocado por: ArapongaTenho a bomba de calor Daikin SB-HSX16P50B/L14W instalada em quadro trifásico e potência contratada com a EDP é de 6,9Kva.

    Tem funcionado bem, o quadro não dispara, porém é necessário ter alguns cuidados nos dias em que as temperaturas são mais baixas e requer mais esforço da bomba ou nos dias mais quentes em arrefecimento.

    Consigo ter a bomba de calor a funcionar com maquina de lavar a loiça e 3 locais da indução e iluminação interior da casa a funcionar e não cai. Vale o que vale, penso que quem lhe pode dar essa ajuda será o instalador da máquina, uma vez que a bomba tb deve estar bem configurada.


    Obrigado pelo feedback, é sempre animador. Essa maquina exterior pelo que percebi tem um consumo máximo de 16.3A se só tem 10A por fase e a coisa aquenta-se fico mais animado.
    Obrigado
    • dc
    • 24 março 2022

     # 20

    Boa noite,
    Qual a diferença do preço da potência e do kw entre monofásico e trifásico para contratar 10,35
 
0.0222 seg. NEW