Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas, ando inclinado para meter painéis da EDP,
    Sei que são caros face a concorrência, mas prefiro pagar em 48x. Tenho noção que o investimento só fica feito entre 10-12 anos.

    No simulador deles diz me que o recomendo é de 3 paineis, mas estou na dúvida se 2 e tento meter um contador para saber quanto estou a produzir ou se 4 e fico com o re:dy.
    Em casa temos sempre pessoas no período da manhã. E é tudo elétrico em casa. Eu sei que vou estar a dar energia a rede, mas vi que em março de 2020 se não me engano passou haver uma contagem de 15 em 15 em que é devolvido a produção não utilizada ao consumidor ou terei percebido mal?
    Alguém sabe como é que isto funciona mais detalhadamente?
    E 4 será muito?
  2.  # 2

    Se calhar fica mais barato fazer um crédito do que comprar à EDP, paineis nunca são demais, meta os que conseguir, estão baratos... Consegue 2700W, 6X 450W por 1600 + instalação
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jose87
  3.  # 3

    https://forumdacasa.com/discussion/73832/paineis-edp/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jose87
  4.  # 4

    Obrigado,
    Já vi 6 painéis com instalação e contador de consumo/produção fica em 2300€
    Isto quanto a produção em execsso como funciona?

    Não percebo bem isto
    https://www.edp.pt/particulares/apoio-cliente/perguntas-frequentes/pt/solucoes-sustentaveis/energia-solar/energia-solar-autoconsumo-como-e-que-a-energia-que-consumo-e-produzo-e-contabilizada/faq-17681/

    Significa que se durante o dia por exemplo produzir 1000wts que não utilize é devolvido?
  5.  # 5

    Se produzir a mais tem duas opções: devolve na rede e não recebe mais por isso... ou... compra um aparelho que inibe essa devolução e a energia que produziu a mais simplesmente não é aproveitada
  6.  # 6

    Ou seja a lei de Março de 2020 em nada beneficia quem têm painéis solares?
  7.  # 7

    Essa lei para ter efeitos na prática, primeiro é preciso alterarem o contador :-)

    Depois o que fazem é, em cada intervalo de 15minutos, veem o que consumiu e o que produziu nesse intervalo.
    A diferença para mais é cobrada a si, a menos é devolvida à rede a custo zero.

    A vantagem aqui é, por exemplo... tem uma produção continua de 1kW nesses 15minutos.... e durante apenas 5min desse intervalo liga um aquecedor que gasta 2kWh e durante os restantes 10min gasta zero.

    Antes, o que acontecia era, nos 10mins sem consumo e produção de 1kW....só devolvia à rede... nos 5minutos de consumo, em vez de pagar o equivalente a 5mins de 2kWh.... passava a pagar o equivalente a 5min de 1kW.
    Agora, vai descontar aos 15min a 1kWh os 5min a 2kWh.... ou seja, iria ter um saldo a seu favor equivalente a 5min a 1kW que vai oferecer à rede.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jose87, IronManSousa
 
0.0126 seg. NEW