Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todas e todos!

    Antes de mais, espero que estejam bem de saúde e que não baixem nem a guarda nem os braços, melhores dias virão e cá estaremos para os aproveitar.

    Iniciei este novo tópico, para conversar convosco acerca da minha experiência no que tem sido um projeto que já gostaria que tivesse sido realizado há muito: a transformaçao da nossa lareira gigante em granito aberta por um recuperador de calor a lenha que seja instalado dentro da mesma.

    Eu sei o que vocês vão dizer... parte isso tudo, ana! sim, eu gostaria, mas temos uma fã incondicional do bicho, que é a senhora minha mãe e com uma mãe nao se discute.

    Portanto, ao voltar pra Portugal, ja renovei 4 divisões da casa, nada de especial, umas pinturas, resinas, arranjos, fabriquei uma cama, essas coisas assim de bricolage, que tanto gosto de fazer. Mas esta obra é uma obra a sério, algo em que eu nem me atreveria a pensar em realizar sozinha.

    Gostaria de ter um recuperador a pellets ou caroço de azeitona, mas o porta-moedas não podia ir tão longe assim que decidimos pelo recuperador a lenha, já que também é abrangido pelo ponto 3 para edificios + sustentáveis, como todos sabemos, no fundo ambiental, desde que o aparelho tenha certificação energética de A+ ou superior.

    Então, depois de uma desilusão com um empreiteiro local, decidi recorrer aos serviços da LM.
    Veio um técnico fazer a pré-visita, que custou 25€ mais kms adicionais (vinda), que seriam deduzidos caso aceitasse o orçamento.
    Eles fazem 2 orçamentos: 1 para o material a adquirir uma loja LM ou Aki e outro para a instalação, que é realizada por uma empresa certificada subcontratada pela LM.
    Aceitámos o orçamento e procedi à compra do material. A instalação será feita esta quinta, dia 25 de Fevereiro 2021.
    O material e instalação ficou em 813€ e a instalação ficou em 470€ (exclui a moldura que vai ter de levar)

    Passo a descrever a listagem do material:

    1 Recuperador de Calor Zeus TJ CS600 10kw ventilado A+ 599€
    1 Grelha de Ventilação para acesso 30x30cm
    3 Tubos de Inox de 1m 150mm
    2 Tubos Flexiveis 80m
    2 Grelhas de Ventilação para saída de ar quente 30x17cm
    1 Tubo de Silicone Altas temperaturas
    2m de cabo electrico 2.5mm


    O que eu pedi em termos estéticos, já que vou ter de manter o bicho de granito intacto é de retirar a uma das pedras do chão, que já nao servirá para nada, ganhando ali uns m2 e sobretudo evitar muitas dores de quando bato lá com os pés descalços.
    Também gostava que a cornicha fosse cortada em comprimento e em largura, de modo a ficar mais estreita e não tão ostentosa.
    A parte de baixo é fácil, é retirar, espero que eles tenham força pra ela, e dps colocar mosaico novo, nos que se partirem, mas a parte de cima acho que é mais complicada, até pq cortar ali o granito, ele ficará em bruto e precisará de ser polido.

    Agradeço, desde já, as vossas ideias, dicas e conselhos.
    • bricana
    • 23 fevereiro 2021 editado

     # 2







  2.  # 3

    Antes da Pintura
      P_20200903_154911_vHDR_Auto.jpg
    • bricana
    • 23 fevereiro 2021 editado

     # 4

    Depois da Pintura, com um cinza clarinho, nas paredes e um pedra no tecto.
      P_20210218_125534_vHDR_Auto.jpg
  3.  # 5

    A lareira em si.
      P_20210111_144739_vHDR_Auto.jpg
  4.  # 6

    Lareira e Aparelho
      P_20210218_125453_vHDR_Auto.jpg
  5.  # 7

    O aparelho, recuperador de calor a lenha, ventilado, TJ Zeus 10kw A+

    (peço desculpa, ter posto as fotos assim, tentei colocar com html, mas não consegui.)
      P_20210218_125507_vHDR_Auto.jpg
  6.  # 8

    viva

    a ventilação para saída de ar quente é para que divisões? para a sala ou alguma divisão próxima?

    vai abrir buracos em baixo na hotte para fazer convenção? (ar entra frios por baixo, aquece, sobe e sai nas grelhas superiores)

    vai isolar a hotte com algum material? lã de rocha, ou silicato de calcio? ( se vai aqcho que nao faz sentido porque o recuperador esta no meio da casa, pelo menos parece)

    como vai fazer para compensar entre o recuperador e as pedras? com a tal moldura?

    o recuperador vai ficar assente no chão?

    o tudo dos fumos vai até acima junto a laje? depois como vai isolar entre o tubo e a laje? (digo-lhe já que aqui o mais indicado é gesso com sisal) se nao isolar o calor "foge" por ai
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bricana
  7.  # 9

    Boa tarde, Sr. Silva! Fico muito feliz que tenha vindo ajudar-me :) Obrigada!

    Então, 2 saídas de ar quente, uma para a frente na hotte lá em cima, perto do tecto, acho que tem de ir a 30cm do tecto, e outra para trás, na parede de trás há um corredor e hall e é para aí que quero que se espalhe o calor.

    Eu não vou fazer nada nesta obra, vou ser aquela chata que faz fotos e perguntas :)

    Mas de facto, quando o tecnico veio cá, eu lembrei-me de ver isso do buraco em baixo no seu post, e falei-lhe disso, creio que sim que o vao fazer, embora também me lembre (é que a visita ja foi ha mais de um mes!) que ele possa ter referido que haveria espaço suficiente para a convecçao sem fazer buraco?!

    Em relaçao ao isolamento nao creio que leve. Não constava na listagem de material que eu tive de comprar, e no folheto que vem com o recuperador até diz para nao usar. Ja lhe faço uma foto!

    Eu ainda não sei bem a que altura ele vai ficar, eu creio que sim, que vai ficar no chao, não sei mesmo, mas como não ha mais material que conste na listagem eu diria no chao. Em relação à moldura, o tecnico falou-me dum granito angolano ou assim que era mais caro, mas bonito, e em chapa, ora eu nem é pelo preço, mas eu gosto mto de ferro fundido, aquelas vigas de ferro sao a minha loucura... olhe, ha quem goste de perfumes e sapatos, eu gosto de vigas de ferro :D Por isso preferia moldura em ferro fundido preta que acho que ficará melhor e dará a ideia de que o recuperador é maior.
    O que acha?

    Também me lembro de ver isso do gesso com sisal e o senhor Jorge Santos, também me referiu a importancia disso na altura, mas é como lhe digo, nao sei, pq se eles fossem por isso, não devia constar esse material no meu orçamento de material a comprar?

    De qualquer modo, eu vivo numa vivenda familiar, sao 4 andares e nós estamos no primeiro... até lá acima ainda vao uns 15metros ou mais, nao sei, se se aplica esta questao?

    Eu segui as indicaçoes todas que pude à regra, aparelho sem tijolo refratario, ferro fundido, ventilado, A+, e tb expliquei que queria duas saídas uma prá frente e uma pra trás, mas de facto, também mto mais nao posso dizer.

    É verdade que tenho medo que façam aqui uma asneira, sobretudo pq sei que ha mtos pseudo-tecnicos por aí, por isso venho aqui tb dar o meu testemunho e esperar pelas respostas vossas, que são sempre enriquecedoras.

    E com a sorte que tenho, quando o aparelho estiver instalado começa a primavera a fazer 40º :D
  8.  # 10

    qual a medida do recuperador e bocal das pedras,
    aquilo parece muito á justa na profundidade.

    o 1º recuperador que tive estava junto ao chao, dava mais jeito para aquecer os pes.
    quando colocamos outro melhor ja ficou mais alto, a cerca de 30 cm do chão, por uma questão estetica
    • bricana
    • 23 fevereiro 2021 editado

     # 11

    Sr. Silva, deixo-lhe o link do equipamento:

    https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Aquecimento-e-Climatizacao/Aquecimento-pellets-e-lenha/Recuperadores-lenha/WPR_REF_17237640

    Ele cabe lá, só nao cabe em profundidade, mas os tecnicos vão partir os refractarios.
  9.  # 12

    Que tipo de chapa se usa para a moldura?

    Qual a melhor, eu quero preta!

    Eu gostava que a minha ficasse com este aspecto
      P_20210223_185521_vHDR_Auto.jpg
    • bricana
    • 26 fevereiro 2021 editado

     # 13

    Bom dia excelentíssimas e excelentessímos, ontém vieram os instaladores e em, mais ou menos 6h, 3 homens, fizeram isto:

    1. Sacou-se a lage do chao, na frente, que milagrosamente saíu inteira, (aproveitou-se para subir um pouco o recuperador.)
    2. Picaram os refractários do pescoço de trás e o pescoço de cavalo e removeu-se o "nao-sei-quê-de-borboleta".
    3. Limpou-se a chaminé, nada foi ainda rebocado, nao creio que vá ser, segundo as várias vezes que perguntei. Nem em la cima, nem nas proprias paredes da chaminé.
    4. Furaram a hotte em cima e atrás, para a instalação das grelhas de ar quente.
    5. Furaram a hotte de lado para a instalação da grelha de manutenção.
    6. Fizeram a instalação eletrica
    7. Tiraram as medidas para a moldura em chapa que eu quero.

    Aqui vão fotos:
      P_20210225_110309_vHDR_Auto.jpg
      P_20210225_103945_vHDR_Auto.jpg
    • bricana
    • 26 fevereiro 2021 editado

     # 14

    Mais fotos.
      P_20210225_151836_vHDR_Auto.jpg
    • bricana
    • 26 fevereiro 2021 editado

     # 15

    Agora, voltam no sábado, para concluir.
    Fiquei a observar a obra o máximo que pude, porque gosto de ver e porque quero saber o está ou não está, evidentemente.

    Constatei que muitas das coisas que me foram explicadas não foram realizadas nesta obra, pelo menos ainda. Os três senhores são muito simpáticos, isso não está em causa, mas de facto deve ser muito diferente contratar uma empresa que só faça isto do que contratar uma empresa que tudo.

    Faço figas para que corra o melhor possível, até pq o ano passado já investimos muito na casa em obras.

    Votos de um excelente dia a todos.
      P_20210225_125349_vHDR_Auto.jpg
  10.  # 16

    não devia colocar fotos com os trabalhadores num local publico, como este.
    Concordam com este comentário: bricana
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bricana
    • bricana
    • 26 fevereiro 2021 editado

     # 17

    Colocado por: pauloagsantosnão devia colocar fotos com os trabalhadores num local publico, como este.


    ah sim? Como estão de costas ou com as caras tapadas e não têm logos da empresa, calculei que não haveria problema.
  11.  # 18

    Colocado por: bricanaah sim? Como estão de costas ou com as caras tapadas e não têm logos da empresa, calculei que não haveria problema.


    penso que ninguém se vai chatear à exceção do próprios. Eles sabiam que estavam a ser fotografados, mas sabiam que ia publicar essas fotos? Gostava que alguém lhe tirasse uma fotografia, e viesse coloca-la aqui sem você saber de nada? chama-se a isso direito à nossa imagem.


    mas colocando esta conversa de lado, espero que fique bem montado. Um recuperador de calor faz uma diferença enorme face a uma lareira aberta. Gasta menos lenha e aquece melhor o espaço. Mas se ficar mal montado é uma fonte de problemas. Nota-se pelo canto da pedra da lareira, que o fumo saia para fora. Está a prever alguma entrada de ar na divisão?
    Concordam com este comentário: bricana
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bricana
  12.  # 19

    Colocado por: pauloagsantosNota-se pelo canto da pedra da lareira, que o fumo saia para fora.

    aposto que é porque no topo da chaminé tem aquela viga e o ar fica estrangulado.

    se isso fosse meu fazia assim:
    - colocava o tubo dos fumos ate à laje, e restantes tubos para aquecimento de divisoes
    - isolava o tubo dos fumos junto à laje com gesso e sisal ou se nao fosse possivel (devido a viga) isolava logo ali acima da grelha
    - colocava o recuperador no sitio
    - instalar tubo dos fumos e tubos de aquecimento
    - colocava uma chapa preta com grelhas por baixo (para circulação de ar dentro da hotte
    (no desenho as grelhas estao a branco mas é so para exemplificar)
    Concordam com este comentário: bricana
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bricana
      119.jpg
  13.  # 20

    Colocado por: pauloagsantos

    penso que ninguém se vai chatear à exceção do próprios. Eles sabiam que estavam a ser fotografados, mas sabiam que ia publicar essas fotos? Gostava que alguém lhe tirasse uma fotografia, e viesse coloca-la aqui sem você saber de nada? chama-se a isso direito à nossa imagem.


    mas colocando esta conversa de lado, espero que fique bem montado. Um recuperador de calor faz uma diferença enorme face a uma lareira aberta. Gasta menos lenha e aquece melhor o espaço. Mas se ficar mal montado é uma fonte de problemas. Nota-se pelo canto da pedra da lareira, que o fumo saia para fora. Está a prever alguma entrada de ar na divisão?
    Concordam com este comentário:bricana
    Estas pessoas agradeceram este comentário:bricana


    Sr. Santos, concordo plenamente consigo e por ser fotografa amadora, e apesar de ter informado os senhores de que ia fazer fotos para publicar ao qual nao me foi manifestado nenhum senão, removi algumas que tinham maior exposiçao pela parte dos mesmos.

    Em baixo não existe nenhuma grelha, eles e como o recuperador ficou levantado, eles dizem que faz a convecção por ali e pela grelha de manutençao tb. Eu sempre li, ao falar com alguns peritos, que devia ser feita uma abertura em baixo para essa mesma convecção, mas olhe, eles dizem assim...

    Em relaçao ao canto, sim, efetivamente às vezes saía fumo para fora, ao incio enquanto pegava, mas sobretudo pq o meu pai queimava mais lenha naquele lado, em vez de por a lenha no meio... esta lareira sempre tirou mto bem, até bem demais, porque mesmo com o 'coiso de borboleta' fechado quase completamente, ele tinha 4 posições e eu deixava só uma aberta, consumia mta lenha, mto rapido, daí aquela mancha, basicamente devido a má utilização.
 
0.0251 seg. NEW