Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Como desconheço a legislação para obras particulares, tomei a liberdade de aqui deixar um problema que estamos a ter no nosso prédio e sobre o qual gostaríamos de obter a vossa ajuda. O caso é o seguinte: o nosso prédio(em Setúbal) tinha uns anexos de um vizinho encostados à empena. No entanto alguém comprou o terreno ao lado e decidiu fazer projeto para remodelação de todo o espaço. A remodelação do espaço incluía a demolição desses anexos e após esse trabalho a nossa empena ficou com o tijolo à vista e a respetiva pintura obviamente também ficou afetada. Falei com o construtor, ele referiu que vai reparar a parede e vai pintá-la na zona da reparação. No entanto referi que a empena do prédio deverá se toda pintada pois de outra forma fica com uma marca pouco estética em toda a parede. No entanto o construtor recusa-se a pintar toda a empena. Gostaria assim, de saber se legalmente pode deixar a parede parcialmente pintada ou se existe alguma legislação que nos proteja.
    Outra questão é o muro de extrema. Encostado à empena do nosso prédio não deveria haver um muro de extrema ou neste caso 1/2 muro? é certo que no projecto que o construtor me mostrou não me pareceu estar previsto mas não é obrigatório?
    Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: CarlosMarNo entanto o construtor recusa-se a pintar toda a empena.

    Eu faria o mesmo.

    Colocado por: CarlosMarOutra questão é o muro de extrema. Encostado à empena do nosso prédio não deveria haver um muro de extrema ou neste caso 1/2 muro? é certo que no projecto que o construtor me mostrou não me pareceu estar previsto mas não é obrigatório?

    E porque é que deveria ser obrigatório?
    Concordam com este comentário: RRoxx
  3.  # 3

    O certo é que a empena antes da demolição estava pintada de uma só cor, sem marcas a meio….
  4.  # 4

    Mas futuramente essa empena não vai ficar tapada pela nova construção?
  5.  # 5

    O prédio deve ser bastante mais alto do que os anexos que foram demolidos? Só ao nível do rés-do-chão?
  6.  # 6

    Relativamente ao muro de extrema, deveria ser obrigatório por exemplo para proteção da empena pois pode haver uma colisão de uma viatura, pode haver a danificação do isolamento da empena resultante de uma ação de terceiros, e é uma zona que vai estar exposta ao uso de terceiros e desta forma ficava claro que teria de fazer a manutenção nesse nível de extrema.
  7.  # 7

    Colocado por: PalhavaMas futuramente essa empena não vai ficar tapada pela nova construção?


    Não. esta empena vai ficar à vista
  8.  # 8

    Colocado por: PalhavaO prédio deve ser bastante mais alto do que os anexos que foram demolidos? Só ao nível do rés-do-chão?


    Os anexos são no R/Chão e o prédio tem 5 andares
    •  
      RRoxx
    • 23 fevereiro 2021

     # 9

    olha, uma empena pintada à borla... sabe muito o meu amigo.

    Faça de outro modo, peça ao construtor para lhe dar orçamento para pintar a empena toda, é mais correcto não?
  9.  # 10

    Colocado por: CarlosMarO certo é que a empena antes da demolição estava pintada de uma só cor, sem marcas a meio….

    O vizinho não tem culpa de terem encostado um prédio ao seu anexo.
  10.  # 11

    Colocado por: Picareta
    O vizinho não tem culpa de terem encostado um prédio ao seu anexo.


    eu tb fiquei com a ideia do vizinho se disponibilizar a rebocar a empena e a pintar na zona onde o anexo encostava ao prédio como um favor. Porque por obrigação só devia ser a facultar o acesso aos donos do predio para rebocarem e pintarem a parede deles.
    Concordam com este comentário: Picareta, Caravelle, zedasilva
  11.  # 12

    Colocado por: pauloagsantosPorque por obrigação só devia ser a facultar o acesso aos donos do predio para rebocarem e pintarem a parede deles.

    Isso, terminar o trabalho que o construtor do prédio deixou por fazer na altura da construção.
    Concordam com este comentário: Caravelle
  12.  # 13

    Aproveite e peça-lhe antes 6 cms extra para meter ETICS na sua empena...
  13.  # 14

    Quem construiu o prédio deveria ter pintado a parte encostada ao anexo, à pois, não era possível, ou então não encostava o prédio ao anexo.
  14.  # 15

    A ideia com que eu fiquei era que o prédio foi construído primeiro e depois o anexo é que se encostou ao prédio, não foi isso?
    Concordam com este comentário: Picareta
  15.  # 16

    Se a parede do prédio ficou em tijolo e não estava rebocada, é de supor que os anexos já lá estavam, uma vez que seria fisicamente impossível terminá-la.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IronManSousa
    • trans
    • 23 fevereiro 2021

     # 17

    irrisório o que leio aqui
  16.  # 18

    Pode sempre dar o seu contributo.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
 
0.0169 seg. NEW