Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Tenho um sistema antigo ( cerca de 35 anos ), sempre trabalhou bem. Tinha 2 painéis de 2m2 e um cilindro de 300L. Os painéis avariaram e o cilindro ( de cobre ) rompeu, então tive de trocar, tanto os painéis, como o cilindro.

    A ideia foi tentar reutilizar o possível, comprei um cilindro semelhante para não ter de alterar canalizações, mas de 200L ( uma asneira assumo, pois comprei um cilindro da antiga FogaoSol, agora OrangeFog, mas infelizmente os bons tempos desta empresa ja la vão - Péssima assistência, equipamento mal montado, com fios a passar por fora no meio do cilindro, sem sensores internos para controlar a temperatura, etc. ). Na época, o instalador disse-me que apenas um painel seria suficiente, assim fiz.

    Bom, hoje com um dia de sol mais fraco, ou nublado, não consigo ter agua muito quente, necessito sempre de ter o sistema alternativo a funcionar ( inicialmente era elétrico, mas as contas eram absurdas, mudei para gas ). Em conversa com o meu instalador ele sugeriu que colocasse uma estação solar ( SFRH 25 de Tisun ) pois o sistema que tinha ja era muito antigo e por isso não conseguia ter agua muito quente. Eu acredito mais que devia ter instalado os dois paneis solares, mas...

    A minha questão começa por tentar saber para que serve esta estação solar e o que vai fazer para otimizar o meus sistema solar de AQS.
    Pelo que me informou isto custa mais de 800€ ja com IVA, mas não seria melhor instalar jogo um painel e com isso ja teria agua quente? O que pode estar errado para não conseguir ter agua quente como tinha?

    Alguém me consegue ajudar?

    Agradeço desde ja os vossos comentários.
    • 1pedro2
    • 24 fevereiro 2021 editado

     # 2

    A 1a coisa é ver se tem liquido solar (glicol) no nivel correcto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lpcaseiro
  2.  # 3

    Sem sol não tem como ter agua quente, no meu se tiver 2 horas de sol no inverno já tenho água bem quente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lpcaseiro
  3.  # 4

    A estação solar engloba a bombagem entre os paineis e o deposito nos sistemas de circulação forçada, também poderá ser por aí o problema...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lpcaseiro
  4.  # 5

    Colocado por: lpcaseiroPelo que me informou isto custa mais de 800€ ja com IVA, mas não seria melhor instalar jogo um painel e com isso ja teria agua quente? O que pode estar errado para não conseguir ter agua quente como tinha?
    tem pouca área de absorção ou seja pouco(s) painel(eis).

    esqueça isso e coloque logo uma bomba de calor
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lpcaseiro
  5.  # 6

    Se for pouca area de absorção, acrescente mais um painel, menos de 300 eur

    https://www.olx.pt/d/anuncio/painel-solar-termico-novos-certificados-10anos-garantia-IDAQDOW.html#37f035f952;promoted
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lpcaseiro
  6.  # 7

    Obrigado pelos vossos comentarios.

    O bomba de circulação foi trocada no verão passado, pois acreditávamos que fosse esse o problema, como ja era antiga, procedemos à sua troca. Na altura ficamos com a ideia que tinha melhorado.

    O sistema solar é basicamente um sistema de bobagem com velocidade variável, fazendo com que este seja mais eficiente, correcto?

    Obrigado.
  7.  # 8

    Então se a circulação em principio está a funcionar correctamente, adicione outro painel , eu tenho 2 para 300l , para 200 ainda aquecerá mais rápido a água.
  8.  # 9

    Se o painel é muito antigo o melhor se calhar seriam 2 novos, assim ficava practicamente com um sistema novo.
  9.  # 10

    Obrigado pelas contribuições. O painel que tenho foi trocado ha cerca de 3 anos ( Tisun ) mas acho que vou entao avançar para outro, ja tenho a estrutura montada, so meter o outro painel. Era o que devia ter feito logo.

    Obrigado a todos.
 
0.0127 seg. NEW