Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos.

    Sou nova por esta paragens.
    Preciso de ajuda a tentar perceber como como resolver uma questão de áreas numa caderneta predial.
    Vou tentar explicar, adquiri um terreno: Prédio rústico, tenho 2 cadernetas, uma rústica e outra urbana.
    Problema, quando fui fazer o registo na conservatória fui alertada que a área urbana que consta na caderneta predial rustica , não corresponde à área que está na caderneta predial urbana.
    Numa repartição de finanças disseram-me que ou fazia uma reclamação ao cadastro, para que a área urbana considerada fosse a que esta na caderneta urbana, ou fazia uma retificação e ficaria com a área que consta na caderneta predial rústica.
    Noutra repartição de finanças, disseram-me que a área urbana que consta na caderneta predial rústica nada tem que ver com a que está na caderneta urbana, que são coisa distintas, e que a área urbana que esta no rústico deve corresponder a palheiros ou apoio à agricultura e que não deve ser tida em consideração.
    Confuso…. Muito.
    O problema é que daqui a 15 dias vou às finanças na área do imóvel e não sei o que fazer, reclamar ou corrigir.

    Alguém me consegue ajudar? Já passaram por alguma situação semelhante?

    Obrigada.
  2.  # 2

    Dê as cadernetas para a mão do/a senhor/a que o atender nas finanças e peça: resolva-me o problema.
    O que diz a escritura ?
    Concordam com este comentário: joseduro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MariaDionísio
  3.  # 3

    exatamente o que o brunomrosa disse.

    Dê tudo às finanças e peça ajuda. É um caso peculiar e leve a escritura tambem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MariaDionísio
  4.  # 4

    Foi uma venda judicial.
    Não foi feito escritura, paguei os impostos devidos, e quando ia fazer o registo na conservatória (este estava omisso) fui alertada para esta situação.

    Vivemos num pais mesmo muito burocrático, vou tentar a minha sorte e esperar que quem me atenda seja super híper mega simpático e que tenha vontade de ajudar.
    Mas pelo que me disseram a "decisão" terá que ser minha, ou opto pelos 760m2 de urbano ou pelos 5069m2, e ambas podem vir a ter consequências, no sentido de ter de gastar dinheiro em projeto, porque estamos a falar de uma casa que apesar de ter um primeiro registo de 1989, a casa é muito anterior a essa ano, estamos a falar de uma casa em adobe, à exceção de uma parte que foi construída mais tarde para os animais.

    A minha principal dúvida é se a questão da parcela urbana que está na caderneta predial rústica se deve ou não corresponder à área que esta na caderneta predial urbana.
 
0.0104 seg. NEW