Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde!

    Estou a ponderar mudar-me para uma moradia no bairro de Santa Cruz em Benfica.

    Contudo, preocupa-me o problema da segurança. Alguém tem experiência no bairro em particular, ou em ter uma moradia em Lisboa no geral?

    Fico muito agradecida! :)
    • RCF
    • 2 março 2021

     # 2

    Conheço relativamente bem.
    Não há problemas de segurança de maior... mas, convém ter mais alguns cuidados do que se tem num apartamento. É uma mais valia ter alarme e se possível videovigilância.
  2.  # 3

    Essa zona é uma boa localizaçao mas nao é muito segura. Se arranjar problemas com os ciganos dali que moram no bairro social ali perto ou tiver problemas com o pessoal do bairro da cova da moura lhe garanto que senao passar muito tempo em casa e repararem a casa vazia qd voce vai trabalhar, ai vai ser assaltada qd menos esperar. Ja houve tantos relatos naquela zona. Se for uma pessoa pacifica e que tenha cao daqueles que ladram muito que fazem as pessoas meter o pe pode estar descansada agora se é pessoa de conflitos nao me mudava para ali pk fazem-lhe a folha e ainda lhe assaltam a casa. Alarmes nao previnem roubos nessa zona. Bons vizinhos e camaras ligadas ao telemovel 24h por dia é que lhe serviram para manter a casa segura. Ter muitas visitas tbm sera uma boa segurança para notarem que tem spr gente em casa. Morei em Benfica 9 anos e 9 anos na Damaia de Baixo. Conheco essas zonas muito bem. Muitos drogados por essas bandas a procura de oportunidade.
  3.  # 4

    Há várias secções nesse bairro de Moradias.

    A melhor talvez seja a mais perto do parque Silva Porto.

    Agora já não se arranja lá nada para baixo dos 400 mil mesmo sem obras...
  4.  # 5

    O mercado de Benfica era muito bom.
    Agora com o Covid não sei...
    Concordam com este comentário: FariaD
    • RCF
    • 2 março 2021

     # 6

    Colocado por: FariaDagora se é pessoa de conflitos nao me mudava para ali

    Para onde se devem mudar as pessoas de conflitos, de modo a não terem problemas...? Se são as pessoas que são conflituosas, que importa o lugar...

    Colocado por: FariaDMorei em Benfica 9 anos e 9 anos na Damaia de Baixo. Conheco essas zonas muito bem. Muitos drogados por essas bandas a procura de oportunidade.

    O que é que a Damaia tem a ver com o bairro de Santa Cruz...

    Colocado por: FariaDou tiver problemas com o pessoal do bairro da cova da moura

    Por que carga de água uma pessoa que more no bairro de Santa Cruz há-de ter problemas com o pessoal da Cova da Moura...
    • RCF
    • 2 março 2021

     # 7

    Colocado por: PalhavaA melhor talvez seja a mais perto do parque Silva Porto.

    Próximo da Polícia e da estação de comboios também é bom
  5.  # 8

    Colocado por: RCF
    Para onde se devem mudar as pessoas de conflitos, de modo a não terem problemas...? Se são as pessoas que são conflituosas, que importa o lugar...


    O que é que a Damaia tem a ver com o bairro de Santa Cruz...


    Por que carga de água uma pessoa que more no bairro de Santa Cruz há-de ter problemas com o pessoal da Cova da Moura...


    É que como é uma zona fina é natural que seja alvo de cobiça pelos meliantes.
    • RCF
    • 2 março 2021

     # 9

    Colocado por: Palhava

    É que como é uma zona fina é natural que seja alvo de cobiça pelos meliantes.

    como todas as zonas "finas". Ainda assim, sempre se estará melhor nas zonas finas do que nas não finas...
    Concordam com este comentário: Palhava, zed
  6.  # 10

    Colocado por: RCF
    Próximo da Polícia e da estação de comboios também é bom

    Na verdade é tudo bom.

    Havia um senhor que tinha um cartaz na moradia a queixar-se da construção da CRIL (junto ao LIDL)mas acho que já lhe fizeram o muro.
    Outros tinham quintais enormes que não lhes pertenciam e desapareceram com a construção da CRIL...
    • RCF
    • 2 março 2021

     # 11

    Colocado por: PalhavaHavia um senhor que tinha um cartaz na moradia a queixar-se da construção da CRIL (junto ao LIDL)mas acho que já lhe fizeram o muro.

    Aquando da construção da CRIL houve algumas guerras, até porque houve expropriações. Houve mesmo moradias demolidas e outras que perderam terreno.
    Naturalmente, houve proprietários que se opuseram e outros que fizeram muitas reivindicações. Mas, foram todos bem indemnizados e foram colocadas barreiras acústicas...
    • zed
    • 2 março 2021 editado

     # 12

    Durante o dia há ruas movimentadas. Pessoalmente nunca senti insegurança nas minhas passagens por lá mas isso não é igual a morar.

    Terá os riscos inerentes a uma moradia.
    Concordam com este comentário: RCF
  7.  # 13

    Muito obrigada!
    É na periferia do bairro, pode ser pior por isso imagino... Passeando por aí reparei que a maioria das casas mais recentes não tem grades nem sobem muito os muros da frente, bastantes alarmes e câmaras mas a sensação não é de que haja propriamente medo.

    Quanto a drogados, passei por lá até à noite e nunca vi actividade muito suspeita, é algo mais característico da madrugada, ou nalgum ponto específico do bairro?

    Obrigada!
  8.  # 14

    Vivi mesmo perto e acho a zona ótima. Sempre caminhei por ali e achei muito seguro. Perto de tudo a pé é sinónimo de qualidade de vida.
    • FariaD
    • 3 março 2021 editado

     # 15

    Eu andava a pe desde a Damaia de Baixo ate ao Colombo e passava por ali muitas vzs tbm ia ao Nilo e a feira de Benfica e a mata de Benfica fazer exercicio e ao Monsanto a pe e olhe que foram muitos os assaltos a carros e moradias ao longo dos anos. Minha Mae inclusive trabalhou no Saldanha Perto do Fonte Nova e ia a pe para o trabalho e foi assaltada e ouviu dizer de Moradias ali em Benfica serem assaltadas qd ela trabalhou como empregada domestica em S. Domingos de Benfica numa moradia. Era tudo bairros Perto dali. Fontainhas, Tenda, Estrela de Africa, Cova da Moura e mais o Bairro Social dos ciganos Ali na Buraca ao pe da Editora e olhe que os 18 anos k morei nessas zonas sempre houve relatos. A minha Irma andou no Cambridge School em Benfica tbm ia a pe para la e DPS de ter sido assaltada o meu pai passou a ir busca-la de carro.
    Por pessoa conflituosa quis dizer se é tipo de pessoa k gosta de implicar e cheia de preconceitos nao compre moradia em Benfica pk ali passa todo o tipo de gente e mais alguma e a policia nao tempo para andar a passar de carro a toda a hora a patrulhar zonas de moradia. Agora dps tbm havia akele tunnel de passagem da damaia para a buraca onde dormiam os drogados e mijavam e defecavam ali dentro e usavam ali e fecharam akilo cm grades. Voces axam k essas zonas sao seguras em 2019 a minha tia ia a andar do trabalho dela no modelo de Benfica ate a estacao de Benfica a noite dps do trabalho e puseram-lhe a mao ao pescoço para lhe roubarem um fio de ouro. Apertaram-lhe com tanta força o pescoço que esteve rouca durante 2 semanas.
    E voce nunca viu carro da policia a perseguir carro roubado em Benfica em alto speed ali havia de tudo. Agora com a reinsercao dos bairros noutras zonas e demolicao da maioria dos mesmos pode ser k esteja melhor.

    Sao Domingos de Benfica para acessos para quem trabalha em Lisboa, comercio e localizacao posso dizer k é excelente mas para Morar em segurança numa moradia ja nao lhe aconselho.

    Olhe que nos primeiros anos que morei ali ate os miudos da escola de Benfica eram assaltadas a saida da escola. Roubaram-me mochila com os livros e o passe, assaltaram meu irmao mais velho cm faca para lhe roubar o okeman CD player e o telemovel. Quantas vzs minha Mae nao mudou de Horario de trabalho para nos poder ir buscar a escola depois disso.

    Agora quando visito os meus pais a Damaia ta uma zona fina fizeram novos acessos por estrada e pontes novas e graças a deus mandaram os bairros quase todos a baixo mas antes disso akelas zonas de Damaia, buraca e benfica nao eram seguras. Senao nao teriamos mudado de fechadura qd moramos num predio em Benfica e tivemos a casa assaltada levaram tds electro domesticos e TV. Exatamente Pk nao paravamos em casa durante a semana devem ter estudado os nossos movimentos bem.

    Tinha 2 irmaos. 1 deles jogava futebol no fofo em Benfica e no Boavista. Tbm foi espancado as 02:00 e tal da manha para lhe assaltarem.
    As pessoas do bairros sao boas pessoas mas qd a miseria e a sede de matar o vicio apertam variam cm as notas de 10.000.

    Por alguma razao comprei a minha Moradia nos arredores de Lisboa para fugir dessas zonas de grande concentraçao Pk é onde a criminalidade é maior.
    Outros membros da familia moradias na amora e seixal e outra em agualva-cacem.

    Quer mais relatos de criminalidade:

    https://www.noticiasaominuto.com/pais/515935/assaltantes-fazem-explodir-caixa-multibanco-em-sao-domingos-de-benfica

    https://www.google.com/amp/s/observador.pt/2019/03/12/sete-jovens-detidos-por-roubo-violento-no-concelho-de-lisboa/amp/
    • FariaD
    • 3 março 2021 editado

     # 16

    https://forumdacasa.com/discussion/25635/duvida-parva-ou-ate-nao-quem-tem-o-intuito-de-assaltar-uma-residencia/


    https://www.google.com/amp/s/www.cmjornal.pt/portugal/amp/video-exclusivo--assaltantes-partem-vidro-de-restaurante-em-lisboa-com-marreta-e-roubam-maquina-de-tabaco-veja-as-imagens

    RFC- nao preciso de andar a inventar. Falei por experiencia propria e conhecimento de causa. Sao Domingos de Benfica nao era seguro no meu tempo se agora as coisas mudaram melhor para quem mora nessa zona agora.
    • RCF
    • 3 março 2021

     # 17

    Colocado por: FariaDRFC- nao preciso de andar a inventar. Falei por experiencia propria e conhecimento de causa. Sao Domingos de Benfica nao era seguro no meu tempo se agora as coisas mudaram melhor para quem mora nessa zona agora.

    Não precisa de inventar, mas também não precisava de empolar as situações. Casos como os que identificou ocorrem em todo o lado, Não ocorrem apenas, nem ocorrem mais em Benfica e muito menos no Bairro de Santa Cruz.
    De resto, refere-se a situações que nada tem a ver com o bairro de Santa Cruz, como a Damaia e a Cova da Moura.

    Como este exemplo, que nada tem a ver e fica bem distante do Bairro de Santa Cruz.

    Colocado por: FariaDAgora dps tbm havia akele tunnel de passagem da damaia para a buraca onde dormiam os drogados e mijavam e defecavam ali dentro e usavam ali e fecharam akilo cm grades.

    Isto não fica nem no bairro de Santa Cruz, nem na mesma freguesia, nem no mesmo concelho...
  9.  # 18

    FariaD fiquei surpreendida com o seu comentário pois olhe que sempre senti exatamente o oposto! Vivi em Benfica 8 anos (vim embora há 2 meses) e nunca me senti insegura!
    Sempre andei pelo bairro dia ou noite sozinha, inclusive ia correr para Monsanto às 6h da manhã ou já de noite ao final do dia (durante o inverno) e nunca tive qualquer problema. Até pela buraca passava a correr (junto aos prédios onde vivem ciganos) e sempre foi tranquilo. O bairro da Boavista também fazia parte do meu percurso de treino e nunca sequer fui assediada! No meu prédio a porta estava sempre aberta e os meus vizinhos do r/c ate a chave deixavam do lado de fora da porta. Eu morava do lado da igreja de Benfica e tb frequentava muito a pastelaria Nilo. Às vezes ia até ao lidl ao pé do bairro de Santa Cruz ou ia buscar pizzas a uma pizzaria ao lado do mercado e nunca senti insegurança. Basicamente fazia tudo a pé. Inclusive ia sempre ao Colombo a pé (aquela zona junto aos táxis é escura e parece manhosa) e 0 problemas. Se não fosse a qualidade e preço (casas velhas, pequenas e caras) eu jamais deixaria Benfica. É um bairro fantástico com muita qualidade de vida.
    • RCF
    • 3 março 2021

     # 19

    Colocado por: MelmetalÉ na periferia do bairro, pode ser pior por isso imagino...

    Se for a periferia para o lado da estação e da Polícia, é bom

    Colocado por: MelmetalPasseando por aí reparei que a maioria das casas mais recentes não tem grades nem sobem muito os muros da frente,

    Isso deve-se também ao facto de as regras de urbanização municipal não permitirem... Mas, também é verdade que tem havido nos últimos anos uma mudança de paradigma nesse aspeto. Aposta-se mais em alarmes e câmaras de videovigilância e menos em muros altos e grades nas janelas. E quanto às grades nas janelas, não foi por qualquer regra municipal que deixaram de se usar...

    Colocado por: MelmetalQuanto a drogados, passei por lá até à noite e nunca vi actividade muito suspeita, é algo mais característico da madrugada, ou nalgum ponto específico do bairro?

    Dentro do bairro não há qualquer zona que seja habitualmente frequentada por toxicodependentes.
    Zonas frequentadas por toxicodependentes são a Damaia e a Cova da Moura...
  10.  # 20

    FariaD fiquei surpreendida com o seu comentário pois olhe que sempre senti exatamente o oposto! Vivi em Benfica 8 anos (vim embora há 2 meses) e nunca me senti insegura!
    Sempre andei pelo bairro dia ou noite sozinha, inclusive ia correr para Monsanto às 6h da manhã ou já de noite ao final do dia (durante o inverno) e nunca tive qualquer problema. Até pela buraca passava a correr (junto aos prédios onde vivem ciganos) e sempre foi tranquilo. O bairro da Boavista também fazia parte do meu percurso de treino e nunca sequer fui assediada! No meu prédio a porta estava sempre aberta e os meus vizinhos do r/c ate a chave deixavam do lado de fora da porta. Eu morava do lado da igreja de Benfica e tb frequentava muito a pastelaria Nilo. Às vezes ia até ao lidl ao pé do bairro de Santa Cruz ou ia buscar pizzas a uma pizzaria ao lado do mercado e nunca senti insegurança. Basicamente fazia tudo a pé. Inclusive ia sempre ao Colombo a pé (aquela zona junto aos táxis é escura e parece manhosa) e 0 problemas. Se não fosse a qualidade e preço (casas velhas, pequenas e caras) eu jamais deixaria Benfica. É um bairro fantástico com muita qualidade de vida.

    Raquel exactamente voce morou la nos ultimos 8 anos EU ja nao Moro la a 16 Anos KKK dai a mudança. No meu tempo akilo era uma zona rodeada de bairros ali perto e nos somos uma familia grande de agregado familiar de 8 pessoas(2 adultos e 6 crianças) meus pais trabalhavam dia e noite para nos sustentar. Ficamos por nossa conta depois da escola. Estavamos a merce. Nem toda a gente é assaltada. É o azar de poucos e a sorte de muitos!!! Ainda Bem k a sua experiencia foi positiva.

    Os meus pais estao agr a tenter vendar a casa deles para ir morar para corroios St. Marta do pinhal Pk dali para o trabalho do meu pai nao fica muito longe e minha Mae ficou desempregada desde o ano passado por causa da pandemia.

    As casas na Damaia, Benfica, Buraca, Alfragide estao a preços exurbitantes.

    Felizmente a casa dos meus pais k esta quase paga agr vale mais e assim que a venderem vao investir numa na margem sul.
 
0.0192 seg. NEW