Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 461

    E se o inquilino por algum motivo deixar de pagar renda, a imobiliária paga ao senhorio as rendas em falta e resolve o problema com o inquilino?
  2.  # 462

    Que documentos são solicitados pelas imobiliárias a um vendedor de um terreno?

    E como é que garantem que o dito terreno é urbano (já está em M2) e já tem PDM (que se pode construir moradia isolada com 2 pisos, por exemplo)?
  3.  # 463

    Colocado por: elfo106E se o inquilino por algum motivo deixar de pagar renda, a imobiliária paga ao senhorio as rendas em falta e resolve o problema com o inquilino?

    A imobiliária só serve para recolher comissao. Nao serve para resolver problemas.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  4.  # 464

    Normalmente, espera-se que sejam pedidos os documentos exigíveis para a escritura.
    O mínimo essencial é:
    - Caderneta Predial (Autoridade Tributária);
    - Certidão Predial Permanente (Registo Predial).

    Não cabe à imobiliária garantir a viabilidade de construção.
    ANTES DE SE COMPROMETER, o comprador deve informar-se SEMPRE junto da câmara e também junto de um arquitecto ou engenheiro da sua confiança.

    Colocado por: Chris_FQue documentos são solicitados pelas imobiliárias a um vendedor de um terreno?
    E como é que garantem que o dito terreno é urbano (já está em M2) e já tem PDM (que se pode construir moradia isolada com 2 pisos, por exemplo)?
  5.  # 465

    Colocado por: ADROatelierANTES DE SE COMPROMETER, o comprador deve informar-se SEMPRE junto da câmara


    E mesmo assim...


    Olhe eu informei-me, e mesmo assim lixei-me (há erro na planta de síntese do loteamento, e, afinal, o meu vizinho do lado pode construir até ao muro lateral, sem afastamento).
  6.  # 466

    Para além da planta e quadro síntese do loteamento, peça para consultar todo o processo de aditamentos ao lote e aos lotes confinantes, bem como a consulta ao Regulamento do Loteamento.
  7.  # 467

    Colocado por: Sirruper
    A imobiliária só serve para recolher comissao. Nao serve para resolver problemas.
    Concordam com este comentário:ricardo.rodrigues


    Pois já desconfiava. Como disseram que a imobiliária passava faturas diretamente ao inquilino ainda pensei que o dono da casa a entregasse à imobiliária e esta ficasse responsável por tudo em troca de parte da renda.
  8.  # 468

    Boa tarde,

    Antes demais agradeço a disponibilidade para tentar ajudar quem precisa e procura ajuda. Precisavamos de mais pessoas assim neste mundo!!

    Gostava de saber se me consegue ajudar com uma duvida.
    Gostavamos de comprar terreno perto da zona onde moramos atualmente, decisão que tomamos e ja procuramos à alguns meses. Nas proximidades existe um terreno à venda também ja há alguns meses. Depois de conversarmos e analisarmos as hipoteses decidimos obter mais informações do terreno e falar com os proprietários. Ao falarmos com eles, referiram que têm um contrato com uma imobiliaria, celebrado em abril de 2020, penso eu, com duração de 6 meses, e que segundo a proprietaria, renovavel terminando o prazo.

    A minha dúvida é, caso queiramos comprar o terreno, tem de ser dada comissão à imobiliária? Podemos comprar em qualquer altura, mesmo durante o prazo de vigoração do contrato?
    Relembro que não entramos em contacto com a imobiliaria.

    Obrigada pela ajuda
  9.  # 469

    Colocado por: DanielasantosA minha dúvida é, caso queiramos comprar o terreno, tem de ser dada comissão à imobiliária? Podemos comprar em qualquer altura, mesmo durante o prazo de vigoração do contrato?

    Quem tem de se preocupar com isso são os vendedores.
    O contrato é de exclusividade ou não exclusividade?
  10.  # 470

    Não sei, a senhora mostrou me o contrato, mas na altura não confirmei.

    De todas as maneiras, os vendedores são uns senhores de idade, e também não os queremos prejudicar.

    Mas disseram aqui no forum (também confirmei na legislação) que mesmo sendo de exclusividade não impede o proprietario de fazer a venda individual:


    LEI Nº 15/2013 DE 8/2
    "5. No contrato de mediação imobiliária com regime de exclusividade, nada sendo especificamente estipulado, a exclusividade apenas afasta a concorrência de outros mediadores e não a própria actividade do cliente."

    Será mesmo assim?
  11.  # 471

    Sim, o proprietário pode vender directamente a 1 comprador desde que não tenha sido cliente da imobiliária.
  12.  # 472

    O custo do serviço é uma renda e meia.

    Uma vez e não para o resto da duração do contrato.
  13.  # 473

    Na avaliação do imóvel para efeitos de empréstimo bancário, o banco pode avaliar em função de construções existentes que não constem na caderneta predial? Ou seja, um imóvel que na caderneta seja T1 com 56 m2 área útil, pode ser valorizado por ter mais 2 quartos no aproveitamento de sotão? Ou ter mais área construída como anexo mas sem constar na caderneta?
    Muito obrigado.
    • NLuz
    • 7 março 2022

     # 474

    Se não estão na caderneta predial, não "existem", ou seja estão ilegais.
    Não se pode avaliar algum que não existe 😏
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  14.  # 475

    Colocado por: Casa da Hortabanco pode avaliar em função de construções existentes que não constem na caderneta predial? Ou seja, um imóvel que na caderneta seja T1 com 56 m2 área útil, pode ser valorizado por ter mais 2 quartos no aproveitamento de sotão? Ou ter mais área construída como anexo mas sem constar na caderneta?
    Muito obrigado.


    Depende, se esses espaços forem "legalizáveis" podem ser mencionados como outros e alguns bancos enquadram isso ou não no valor do bem.

    Exemplo comum são piscinas não legalizadas que por norma facilmente se conseguem enquadrar para efeitos de CH.

    Cada caso é um caso, sotãos por norma consegue-se.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  15.  # 476

    Eu tenho uma questão em relação ao home staging, imagine que pretendo vender um apartamento onde a questão que se coloca é:

    a) Mostrar a potenciais clientes o imóvel totalmente nu de imobiliário.
    b) Fazer o home staging, onde gasto 1% a 3% do valor do imóvel em mobiliário novo para toda a casa (neste exemplo um custo entre 3k - 9k)

    Claro que quem pretende ver o imóvel vai emergir no sonho deste totalmente mobilado. Já vi alguns estudos que atestam que imóveis com home staging são vendidos muito mais rapidamente do que imóveis sem mobiliário.

    Mas o ponto que para mim é crucial divide-se em:

    1) Tipicamente os compradores preferem comprar a casa toda a decoração de home staging ou preferem esta sem qualquer mobiliário?
    2) Caso o imóvel seja vendido com o home staging é possível vender o imóvel com um acréscimo de valor em virtude do que o home staging agrega ou não?

    Pois alguns estudos afirmam que o investimento em 1% a 3% em home staging poderá gerar num acréscimo de venda entre 5% a 15%, algo que sinceramente desconheço se é verdade ou não.

    Daí que gostaria de ter uma opinião de quem está neste mundo a vender imóveis e tem uma base estatística baseada nas suas vendas que demonstrem ou não o que proferi acima.

    Obrigado,
    Paulo
  16.  # 477

    Tenho um amigo que faz vida de compra, renovação(mas como deve ser) e venda de imoveis.
    Todos os apartamentos dele vão para o mercado mobilados, e as pessoas compram assim.
    Gostam e compram.
    A maior parte das pessoas não consegue visualizar as casas mobiladas, não tem capacidade para isso, por isso já mobiladas pode mesmo ser uma mais valia.
    Agora não é atirar lá para dentro moveis e já está :) Nada disso, a coisa deve ser pensada para criar um espaço fluido, agradável e que os clientes entrem na casa e se imaginem logo ali a viver.

    Os valores cada um deve fazer as suas contas, isso das percentagens de valorização vale o que vale. Se se recorre a uma empresa de Home Staging, ou se cada um faz a sua própria decoração cada um deve saber a capacidade, e $$$ que tem :)

    Esse meu amigo, faz ele a decoração e ficam sempre muitos agradáveis as casas, vendem depressa e o preço das casas dele é sempre maior do que as casas da zona e voam logo.
  17.  # 478

    Colocado por: NLuzEsse meu amigo, faz ele a decoração e ficam sempre muitos agradáveis as casas, vendem depressa e o preço das casas dele é sempre maior do que as casas da zona e voam logo.


    Mas os clientes costumam comprar as casas com o recheio do staging, ou no fim ficam apenas com a ideia e compram a casa vazia?
  18.  # 479

    Colocado por: hangas

    Mas os clientes costumam comprar as casas com o recheio do staging, ou no fim ficam apenas com a ideia e compram a casa vazia?


    Com tudo. Gostam e compram assim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pribeiro, hangas
  19.  # 480

    Nluz muito obrigado pelo seu feedback, pois como é baseado no seu amigo e eu também já vi algumas pessoas que vivem de comprar, remodelar e vender, sempre me disseram que realmente vale a pena.

    Na altura até me falaram que vendiam com o mobiliário novo em folha bastante agradável, e eu pronto lá está estou a ponderar vender o meu apartamento, em que vou terminar de remodelar e depois estou muito inclinado para fazer o home staging.

    O que percebi em relação ao home staging, é que se devem utilizar mobiliário de cores neutras, do que aqueles tons mais, digamos "criativos".
 
0.0904 seg. NEW