Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Picareta
    Você anda aqui a ver se alguém lhe diz aquilo que quer ouvir.
    fosse esse o maior problema.
    Na verdade mesmo que muitos dos meus colegas assumam a fiscalização (assinar o termo de responsabilidade), a verdade é que a maioria não saberiam fiscalizar uma obra adequadamente. nem têm tempo para isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: balinho
  2.  # 22

    Colocado por: antonylemosusual? nem sequer é permitido pelo nosso regulamento deontológico.

    Peço desculpa, desconhecia. Qual a formação então de um fiscal de obra? Engenheiro Civil? (Até estou com medo de perguntar)

    Colocado por: PicaretaVocê anda aqui a ver se alguém lhe diz aquilo que quer ouvir.

    Por acaso sou completamente leiga, nem sei o que quero ouvir, quero é saber como se faz, estou mesmo à procura de opiniões de pessoas com mais experiência.
  3.  # 23

    Colocado por: balinhoQual a formação então de um fiscal de obra? Engenheiro Civil?

    _ Técnico condutor de obra
    _ Agente técnico de arquitetura e engenharia
    _ Engenheiro técnico civil
    _ Engenheiro Civil
    _ Arquiteto
    Independentemente de qual desta formações possua, escolha alguém que tenha realmente experiência de obra e disponibilidade.
    Pode ter 7 doutoramentos, se nunca viu uma obra ou não tem disponibilidade será sempre um mau fiscal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: balinho
  4.  # 24

    Colocado por: zedasilvaPode ter 7 doutoramentos, se nunca viu uma obra ou não tem disponibilidade será sempre um mau fiscal.
    Entendi. Obrigada.
  5.  # 25

    Colocado por: RCF
    não deve.
    O arquiteto que fez o projeto de arquitetura não deve ser o fiscal da obra
    Estas pessoas agradeceram este comentário:balinho

    É proíbido.
    Vamos dizer as coisas como elas são.
    Deixemos o não deve, não convém, não sei que...
    Concordam com este comentário: zedasilva, antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: balinho
  6.  # 26

    Colocado por: balinhoEntendi. Obrigada.

    Só para reforçar o que já atrás disseram, ainda que as câmaras o permitam, o arquiteto autor do projeto de arquitetura está PROIBIDO de assumir a fiscalização de obra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: balinho
  7.  # 27

    Colocado por: balinhoPeço desculpa, desconhecia. Qual a formação então de um fiscal de obra? Engenheiro Civil? (Até estou com medo de perguntar)
    o zé respondeu acima..

    o que a si lhe interessa é que contrate alguem que o faça como profissaõ e se dedica a isso... normalmente o seu projectista nao tem nem tempo nem experiência de obra para o fazer adequadamente.. levar dinheiro apenas para assinar o termo é igual a nada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: balinho
    • RCF
    • 4 março 2021

     # 28

    Colocado por: brunomrosaÉ proíbido.

    Será deontologicamente proibido. Como muitos se marimbam para a deontologia, apesar de não ser o meu caso, eu continuo a preferir o "não deve". Será mais adequado à realidade...
    Concordam com este comentário: antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: balinho
  8.  # 29

    Colocado por: RCFComo muitos se marimbam para a deontologia
    é um risco que tomam. pessoalmente nao quero correr o risco de ser proibido de exercer à conta de um punhado de notas.
    Concordam com este comentário: RCF
    Estas pessoas agradeceram este comentário: balinho
  9.  # 30

    Colocado por: RCF
    Será deontologicamente proibido. Como muitos se marimbam para a deontologia, apesar de não ser o meu caso, eu continuo a preferir o "não deve". Será mais adequado à realidade...
    Concordam com este comentário:antonylemos


    Os estatutos da ordem dos arquitectos é uma lei. O estatuto remete para o regulamento deontológico e de procedimento disciplinar.
    As normas deontológicas tem força de lei.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: balinho
  10.  # 31

    Colocado por: antonylemoscontrate alguem que o faça como profissaõ e se dedica a isso
    Claríssimo. Obrigada.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  11.  # 32

    Colocado por: brunomrosaAs normas deontológicas tem força de lei.

    mesmo assim há zonas cinzentas. como por exemplo se o dono da obra for o proprio construtor ou arquitecto.. e embora a OA ainda possa torcer aí o nariz pode haver casos onde não exista nenhum conflito de interesses.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: balinho
  12.  # 33

    Colocado por: antonylemos
    mesmo assim há zonas cinzentas. como por exemplo se o dono da obra for o proprio construtor ou arquitecto.. e embora a OA ainda possa torcer aí o nariz pode haver casos onde não exista nenhum conflito de interesses.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:balinho


    Por acaso nos dois gabinetes de arquitetura que conheço, em ambos o arquiteto presta o serviço de fiscalização de obra mediante avença mensal 200/250€ mês.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: balinho
 
0.0198 seg. NEW