Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia!
    Quero instalar um termoacumulador em minha casa mas fui informada de que para o fazer teria de substituir uma peça no meu quadro eléctrico que neste momento é 25A;0,300A.
    Podia também, ao invés disso, adquirir o termoacumulador teka slim 80L, que ao que parece já tem protecção diferencial que evita a compra da dita peça.
    Alguém me consegue explicar se isto é de facto verdade? Deixo em anexo as fotografias do meu quadro elétrico.
    Desde já obrigada.
      20210303_090955.jpg
      20210303_090950.jpg
  2.  # 2

    Meta a protecção no quadro!!!! peça a um electricista para rever isso. e depois compre o TE que entender.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mrgs89
    •  
      sousal
    • 4 março 2021 editado

     # 3

    O seu quadro esta dentro da regularidade.
    Já agora tecle o botão T de teste do diferencial de vez em quando para verificar o bom funcionamento do protector. Coisa que poucos fazem !
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mrgs89
  3.  # 4

    Colocado por: mrgs89Bom dia!
    Quero instalar um termoacumulador em minha casa mas fui informada de que para o fazer teria de substituir uma peça no meu quadro eléctrico que neste momento é 25A;0,300A.
    Podia também, ao invés disso, adquirir o termoacumulador teka slim 80L, que ao que parece já tem protecção diferencial que evita a compra da dita peça.
    Alguém me consegue explicar se isto é de facto verdade? Deixo em anexo as fotografias do meu quadro elétrico.
    Desde já obrigada.
      20210303_090955.jpg
      20210303_090950.jpg
    Quem aconselhou, aconselhou bem. No entanto a necessidade da "dita peça" não se prende só com o facto dd instalar o termo.
    Os circuitos que alimentem equipamentos em que pode haver contacto entre utilizador e respectivas carcaças e/ou em ambientes húmidos devem ser protegidos por uma "dita peça" de 30mA (maquinas de lavar, frigos, fornos,...).
    Essa peça não é assim tão cara, além de contribuir para a sua própria protecção enquanto ser humano.

    NB: Não precisa substituir. Podem coexistir várias "peças" na mesma instalação independentemente da sua sensibilidade. Devem é ser dedicadas a circuitos específicos dentro do mesmo QE.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mrgs89
  4.  # 5

    Colocado por: sousalCoisa que poucos fazem !

    Discordo.
    É coisa que ninguém faz.
    E pouquissimas são as pessoas que sabem o que é e para que serve.
    •  
      sousal
    • 4 março 2021 editado

     # 6

    Colocado por: KduvidasQuem aconselhou, aconselhou bem. No entanto a necessidade da "dita peça" não se prende só com o facto dd instalar o termo.
    Os circuitos que alimentem equipamentos em que pode haver contacto entre utilizador e respectivas carcaças e/ou em ambientes húmidos devem ser protegidos por uma "dita peça" de 30mA (maquinas de lavar, frigos, fornos,...).
    Essa peça não é assim tão cara, além de contribuir para a sua própria protecção enquanto ser humano.

    NB: Não precisa substituir. Podem coexistir várias "peças" na mesma instalação independentemente da sua sensibilidade. Devem é ser dedicadas a circuitos específicos dentro do mesmo QE.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mrgs89

    Quem aconselhou não o fez bem.
    Se a senhora substituir o diferencial o que vai acontecer é que "à mínima coisa" até uma trovoada distante poderá fazer disparar o protector e o risco de estrago dos alimentos do frigorifico é elevado. Para máquinas e electrodomésticos o diferencial existente em todas as casas (300mA) deve proteger, é essa a sua função. Se quiser maior protecção deve incorporar como bem foi referido um outro diferencial no circuito especifico.
    Penso que a regra ainda seja:
    300 mA para alimentação geral;
    30 mA para hidromassagem;
    10 mA para quarto de crianças.
    Mas os electricistas do fórum poderão rectificar.
  5.  # 7

    Colocado por: sousalPenso que a regra ainda seja:
    300 mA para alimentação geral;


    A instalação do meu apartamento de 2004 tem um único geral de 30mA e não salta à mínima coisa.
    Acho que não ficava tranquilo com 300mA
  6.  # 8

    Colocado por: hangas

    A instalação do meu apartamento de 2004 tem um único geral de 30mA e não salta à mínima coisa.
    Acho que não ficava tranquilo com 300mA

    Ora bem, o de 30 mA é mais sensível e por isso melhor. Sendo um apartamento acima do R/C não deverá ter problemas, mas se nunca disparou, aconselho a fazer um teste de terra.
    No caso de residência ao nível do solo onde a humidade relativa é sempre mais elevada o diferencial de 30mA tem tendência a disparar sobretudo em instalações mais antigas.
    Como eu trabalho com automatismos, os motores mais antigos sobretudo os de portões de correr instalados junto a zonas ajardinadas de quando em vez fazem disparar os diferenciais de 30mA.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
  7.  # 9

    Fica a dica...
      Sem título.png
  8.  # 10

    Colocado por: sousal
    Ora bem, o de 30 mA é mais sensível e por isso melhor. Sendo um apartamento acima do R/C não deverá ter problemas, mas se nunca disparou, aconselho a fazer um teste de terra.


    Sim, faço isso com a relativa frequência. Nem que seja quando preciso de desligar o quadro, aproveito e faço o teste.
    •  
      sousal
    • 4 março 2021 editado

     # 11

    Colocado por: hangas

    Sim, faço isso com a relativa frequência. Nem que seja quando preciso de desligar o quadro, aproveito e faço o teste.

    Desculpem... Eu queria dizer:
    Fazer uma medição à terra para verificar se tem uma boa terra. Essa medição é feita por um profissional valendo-se de um equipamento próprio.
    Pulsar o botão T no diferencial é só para testar o seu bom funcionamento.
  9.  # 12

    Bem, nas generalidade das nossas habitações, utiliza se interruptores diferenciais de media sensibilidade (300mA) para todos os equipamentos com excepção de:
    -equipamentos de aquecimento de água;
    - equipamentos localizados dentro das WC com banhos;
    - equipamentos de hidromassagem e similares;
    - tomadas localizadas no exterior;
    - outros equipamentos no exterior que não sejam de classe II de isolamento.

    No entanto o disparato de algum equipamento diferencial, só acontece se existir um defeito de isolamento num equipamento ou cabo. Não existe relação entre estar ao nível do solo ou estar no 10 andar.

    Mas como já foi referido, o correcto funcionamento do diferencial está igualmente relacionado com o valor de resistência de terra. Para além do valor da sensibilidade amperimetrica, também existe o tempo máximo de corte, normalmente menor que 310ms.
    A verificação do correcto desses foi parâmetros só é possível com equipamento de teste específico.

    Em relação ao assunto aqui postado, recomenda se a instalação de um diferencial de 30mA para proteção do termoacumulador.

    Deixo umas fotos desses ensaios.
    Concordam com este comentário: Kduvidas
      IMG_20200116_093307.jpg
  10.  # 13

    Colocado por: sousal
    Quem aconselhou não o fez bem.
    Se a senhora substituir o diferencial o que vai acontecer é que "à mínima coisa" até uma trovoada distante poderá fazer disparar o protector e o risco de estrago dos alimentos do frigorifico é elevado. Para máquinas e electrodomésticos o diferencial existente em todas as casas (300mA) deve proteger, é essa a sua função. Se quiser maior protecção deve incorporar como bem foi referido um outro diferencial no circuito especifico.
    Penso que a regra ainda seja:
    300 mA para alimentação geral;
    30 mA para hidromassagem;
    10 mA para quarto de crianças.
    Mas os electricistas do fórum poderão rectificar.
    Não. A regra é repartir o QE em circuitos dedicados com proteção de 30mA após o geral.
    O problema é que cumprir regras não é compatível com a economia cerebral instalada. E as polaridades invertidas que levam a priorizar um investimento num tlm 5G em detrimento de uma instalação elétrica protegida e de qualidade, traduz a realidade do país até nas aptidões dos "eletricistas".
    Por isso é que de pouco valem as regras e cada um faz o que entende...😏
    •  
      sousal
    • 5 março 2021 editado

     # 14

    Colocado por: KduvidasNão. A regra é repartir o QE em circuitos dedicados com proteção de 30mA após o geral.
    O problema é que cumprir regras não é compatível com a economia cerebral instalada. E as polaridades invertidas que levam a priorizar um investimento num tlm 5G em detrimento de uma instalação elétrica protegida e de qualidade, traduz a realidade do país até nas aptidões dos "eletricistas".
    Por isso é que de pouco valem as regras e cada um faz o que entende...😏

    Verdade, o tugas só poupa no que não deve.
 
0.0219 seg. NEW