Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Pretendo construir uma pequena sala e precisava de saber o valor da temperatura na sala sabendo a temperatura exterior, tenho este PDF que tem uma pequena tabela com o valor da resistência térmica de vários materiais isolantes.

    Sei que normalmente isto não é tão linear, mas seria possível de uma forma muito básica saber o valor esperado ou aproximado?

    Por exemplo: sabendo que estão 30º no exterior, ao usar XPS de 50cm (Resistencia termica 1.63, segundo a tabela), qual seria a temperatura dentro desta sala. (só mesmo usando o XPS nas dimensões citadas)

    desde já, obrigado pela ajuda
  2.  # 2

    Esqueça isso.
    Isso não funciona assim..não se calcula assim. e as janelas e a carga termica interior... e a ventilação, etc...
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro BarradasEsqueça isso.
    Isso não funciona assim..não se calcula assim. e as janelas e a carga termica interior... e a ventilação, etc...


    Sei que não funciona assim, daí ter dito que não é assim tão linear. No entanto, se um material tem uma resistência térmica, sabendo que na sua face A estão 30º e entre a face A e face B há uma resistência térmica, qual é o valor aspectável na face B.
  4.  # 4

    ... não é assim que funciona.
    o que pretende saber não é possível.
    Portanto eu vou responder. imagine um caso hipotetico, laboratorial:
    tem um cubo em XPS com 30mm de espessura, lá fora estão 30ºC ( sempre), lá dentro , no inicio do teste estão 20ºc passado x Tempo fora e dentro estarão 30ºC

    Tem outro cubo, com mas com XPS de 100mm, situações de temperatura identicas, passado x tempo ( muito mais do que no anterior cubo), ficarão à mesma temperatura.
  5.  # 5

    Essas contas dá para fazer, mas eu não sei, nem quero saber... não interessa.
    Mas percebeu o conceito?
 
0.0110 seg. NEW