Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,

    Provavelmente já terá sucedido, mas como não encontrei no forúm, deixo aqui uma dúvida.

    Esta manhã, fiquei sem fornecimento de energia electrica (geral) durante um longo periodo de tempo. Apercebi-me que alguns electrodomésticos continuaram a funcionar, situação que me deixou curioso, até que me lembrei que estava um dia solarengo e os paineis estavam a produzir.

    Notei igualmente que a domótica foi abaixo (as luzes do exterior estava em modo disco) e não conseguia ligar/desligar nada senão via disjuntores.

    Sendo uma instalação trifásica, as minhas questões, são:

    Como é que a energia é distribuida pelas fases?

    E como é que essa energia (partindo do principio que falamos da mesma fase) é utilizada por uns e não por outros equipamento dessa mesma fase? É por prioridade ? Ordem de chegada?

    A titulo exemplificativo tinha a maq de lavar loiça a funcionar e o microonda não (ambos na mesma fase e mesmo depois da maq lavar terminar)

    Fiquei intrigado.

    Aguardo os vossos comentários

    Brbs

    PS - Existe algum equipamento que priorize fases ou equipamentos? Tipo em caso de quebra de energia, manter a domótica e sistemas de CCTV a funcionar?
  2.  # 2

    Posso estar dizer asneira, mas há equipamentos que trabalham mesmo com MENOS de 220 v já outro tem de ter mesmo os 220 v disponível.
    Tinha ideia que a microgeração não podia fornecer energia à casa.
  3.  # 3

    Colocado por: callinasPosso estar dizer asneira, mas há equipamentos que trabalham mesmo com MENOS de 220 v já outro tem de ter mesmo os 220 v disponível.
    Tinha ideia que a microgeração não podia fornecer energia à casa.


    Admito que o termo não seja o mais correcto. Tenho 6 painéis a gerar energia que, quando não consumida pela casa, é injectada na rede.
  4.  # 4

    Então isso não é micro geração, é autoconsumo.
    Só se tiver instalado um inversor offgrid.
    Os inversores de autoconsumo, quando a energia da rede vai abaixo , desligam-se e a produção não entra em casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues, brbs0
  5.  # 5

    Mais intrigado estou então....Tive energia numa máquina de lavar, numa tomada de pavimento onde trabalhava, e a iluminação exterior e quartos ligou toda...

    O que é um inversor offgrid? (Os que tenho são APS YC600-EU)
  6.  # 6

    Já está fora da minha área. Não sei como se comportam os micro inversores em caso falha energia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brbs0
  7.  # 7

    O inversor transforma a corrente continua em corrente alternada , a corrente que temos nas tomadas de casa e alternada mas os nossos aparelhos eletrónicos funcionam com corrente continua , ou seja a corrente flui pelo condutor de forma orientada com um sentido determinado dentro dos seus equipamentos eletronicos . Os seus painéis solares produzem corrente continua . Os inversores off grid tem capacidade de guardar energia como uma espécie de reservatório de urgência se os seus paineis nao produzirem a quantidade de energia suficiente para a sua casa tem sempre esse backup
  8.  # 8

    Quanto aos aparelhos nao ligarem... bem num circuito a corrente flui sempre para o corpo mais próximo a menos que haja algo que diga a corrente para mudar o sentido nao sou eletricista mas também fiquei curioso . Quantos painéis tem e quais são ? Tem micro inversores em todos os paineis?
  9.  # 9

    Colocado por: Reduto25Quanto aos aparelhos nao ligarem... bem num circuito a corrente flui sempre para o corpo mais próximo a menos que haja algo que diga a corrente para mudar o sentido nao sou eletricista mas também fiquei curioso . Quantos painéis tem e quais são ? Tem micro inversores em todos os paineis?


    Tenho 6 paineis e 3 microinversores (APS YC600). Não acredito que tenham uma reserva de energia..

    A energia foi suspensa em toda a zona, facto aliás reportado pelo sistema de alarme (activa a sua reserva própria). E qual milagre das rosas, a maquina de lavar funcionava, o 2ºmonitor (ligado á corrente) funcionava, a iluminação parecia ter ganho vida própria (domótica em baixo).

    Muito estranho.

    Algum especialista (ou talvez um padre?? :) )

    brbs
    • zed
    • 6 março 2021

     # 10

    Não sou especialista nisto nem de perto nem de longe mas se os seus inversores estão a injectar na rede quando esta se encontra suspensa isso constitui um perigo para os trabalhadores que podem estar a realizar trabalhos na mesma, além de que deve ser ilegal.
  10.  # 11

    Colocado por: zedNão sou especialista nisto nem de perto nem de longe mas se os seus inversores estão a injectar na rede quando esta se encontra suspensa isso constitui um perigo para os trabalhadores que podem estar a realizar trabalhos na mesma, além de que deve ser ilegal.


    Admito que sim. Mas tendo sido instalada por uma empresa certificada, devidamente registada na dgeg para o efeito parece-me estranho. Já pedi esclarecimentos à empresa... mas podia ser que no universo dos membros deste fórum pudesse existir um entendido nestas matérias que pudesse explicar o sucedido.
  11.  # 12

    numa qualquer instalação trifasica tem 3 fases, em caso de anomalia pode ficar sem uma ou duas ou nas tres simultaneamente.

    nenhum inversor off grid suporta a rede em caso de falha pois precisa de sincronizar com a frequência da rede e sem este sincronismo fica cego descativando de imediato.
    Concordam com este comentário: konnexman
 
0.0178 seg. NEW