Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Tenho andado a investigar mas sem uma resposta clara para o que procuro saber. Talvez alguém aqui me consiga ajudar neste assunto.

    Sou comprador de um apartamento que está em fase de construção mas com acesso à documentação técnica do mesmo (elétrica) visto que pretendo instalar de raiz alguma domotica (luzes, estores, climatizaçao, etc). Por esse mesmo motivo, além das portas RJ45 “default” que já estavam no plano, acrescentei mais umas quantas para não limitar a utilização dos espaços.

    Assim, a primeira questão que coloco é:
    1. Como sei o limite de portas de rede que será suportado pelo ATI que vai ser colocado? Caso não seja suficiente, poderei propor outro? Se sim, qual?
    2. Irei necessitar de 1 ou 2 portas que suportem PoE pois pretendo fazer uma instalação ubiquiti. Como sei se o switch do ATI suporta PoE? Caso não suporte, e para 1 só porta, será depois suficiente um injetor?

    A referência do ATI é um Teka 2901929 mas não consigo obter muitas informações acerca do mesmo. O máximo que encontro é: Equipado ATI 3play 3U (6PC + 6CC + 2FO) que eu nem entendo bem as siglas que aqui estão, se for 6 conexões de rede, serão pouquíssimas, precisarei pelo menos do dobro (a menos que dê para eu deixar lá os cabos soltos no ATI e ligar os que necessitar, visto que em simultâneo não necessitarei das 6). Se assim for, caso eu adicione um switch com PoE e ligue a uma das portas do switch do ATI, ficará com PoE?

    Outras soluções são bem vindas. Nesta altura tenho a liberdade para “definir” ajustes no plano da construção.

    Obrigado.
  2.  # 2

    1. oh amigo não vai usar o ATI, arranja um switch, alias com tanto equipamento é melhor arranjar um minibastidor... Tem de falar com o eng. electrotecnico que fez o projecto ITED, já que vai ter de alterar...
    2. o ATI, não tem swich.... vide resposta 1.
    Concordam com este comentário: slicer
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro Barradas1. oh amigo não vai usar o ATI, arranja um switch,alias com tanto equipamento é melhor arranjar um minibastidor... Tem de falar com o eng. electrotecnico que fez o projecto ITED, já que vai ter de alterar...
    2. o ATI, não tem swich.... vide resposta 1.
    Concordam com este comentário:slicer


    Obrigado pela dica, mas não sei se compreendi. Então se o ATI faz a distribuição da rede pela casa (portas de rede do apartamento) não será suficiente ligar o gateway da ubiquiti ao mesmo? Qual é o efeito das portas de rede que estão no ATI então? São um hub?

    Edit: Um bastidor ficará volumoso para o local onde é (atrás da porta da entrada do apartamento) mas estava a pensar sugerir-lhe um ATI duplo vertical de modo a ter espaço para os equipamentos na parte de cima, por exemplo.

    Cumprimentos.
  4.  # 4

    Normalmente o projecto ITED, preve duas caixas, uma das quais para meter equipamento activo.
    Fale com o electricista que está a fazer a instalação e veja qual a melhor possibilidade.

    O ITED e o ATI, é uma palermice.
  5.  # 5

    1. O limite de portas disponíveis terá mais a ver com o número de tubos passados pela casa que propriamente pela capacidade da caixa ATI

    2. O POE pode ser obtido de várias formas, é uma questão de ver o orçamento disponível e a necessidade real de ligações.



    Colocado por: miguelpruivo

    Obrigado pela dica, mas não sei se compreendi. Então se o ATI faz a distribuição da rede pela casa (portas de rede do apartamento) não será suficiente ligar o gateway da ubiquiti ao mesmo? Qual é o efeito das portas de rede que estão no ATI então? São um hub?

    Cumprimentos.


    O ATI só por si não faz distribuição nenhuma, o ATI é onde estão os terminais de ligação.. como disse o Pedro, o switch é que faz a distribuição.
  6.  # 6

    Miguel,

    O bastidor deverá ter um patch panel com as terminações de todos os cabos de rede para as divisões. Se quiser ligar com PoE algum equipamento na tomada de rede numa divisão, no bastidor terá que garantir que a outra ponta do cabo de rede está ligada a um switch/router/injetor que injete também a alimentação PoE nesse cabo de rede. O ATI, como o Pedro respondeu, é totalmente passivo e não tem switch, o switch é depois o Miguel que o mete.

    Tambem sou da opinião que deveria meter um rack 19', já que com alguma probabilidade não terá espaço para meter la dentro do ATI muito mais do que o modem do operador. Tem aqui uma ideia do que é um quadro de telecomunicações dos que habitualmente se vêm por aí nos apartamentos: https://www.youtube.com/watch?v=X1f2HZMzJPI
  7.  # 7

    Grato pelas respostas.

    Pelo que tenho aqui no plano ITED da casa será o modelo 2901929 da Teka que deverá assemelhar-se ao que está aqui na fotografia. Subentendo que tenha já o switch integrado, ou o patch que ali está (6 portas?) precisa ainda de um switch?

    Para não complicar muito a vida ao empreendedor, visto que têm as suas "parcerias" e quero evitar ser comido de gato por lebre, iria propor-lhe um outro modelo da Teka desta gama que me parece já permitir ter espaço na parte de cima para os equipamentos que possa necessitar. Pagarei provavelmente a diferença (+60€ +/-) mas valerá a pena.

    A minha dúvida recai mais sobre o facto de se necessitarei de um switch ou isto já trás e como poderei ter PoE numa das tomadas.

    Obrigado.
  8.  # 8

    A ATI não traz switch, apenas tem as tomadas que vêm das diferentes divisões, como ja lhe disseram apenas tem equipamento PASSIVO. Um switch/router é um equipamento ATIVO.
    Eu estou em fase de construcao de uma moradia e mudei a ATI para bastidor como ja lhe sugeriram aqui, mas acredito que isso nem sempre seja possivel num apartamento, tambem estou a ponderar usar equipamento da UBIQUITI, nomeadamente a UDMP e uns AP6.
    Se quiser posso dar lhe algumas sugestões
  9.  # 9

    Colocado por: jduroSe quiser posso dar lhe algumas sugestões


    Partilhe aqui, são sempre bem vindas :)

    Também tenho em projeto aquele ATI da TEKA, mas quero algo melhor, deixei um armário generoso só para instalações técnicas.
  10.  # 10

    Eu numa fase inicial ponderei colocar um armário de suporte (por baixo da ati ou algo do género) mas senti que algures no tempo iria ficar limitado em termos de espaço caso quisesse fazer upgrade à minha rede (cctv, NAS, etc).

    Em relação ao POE tenha atenção que um switch com POE é muito mais caro que um switch tradicional, nao estou a dizer que nao é uma boa solucao, estou só a informar, e no caso da Ubiquiti dependendo dos APs há uns que trazem POE Injector.
  11.  # 11

    Colocado por: miguelpruivo3U (6PC + 6CC + 2FO) que eu nem entendo bem as siglas que aqui estão


    Já agora deixo aqui informação sobre o que significa 3U (nao sei se a isso que se referia)
    https://en.wikipedia.org/wiki/Rack_unit
  12.  # 12

    Obrigado a todos.

    Entrei em contacto com a Teka para pedir detalhes acerca das referências e o melhor vai ser mesmo optar ou por um bastidor ou um ATI duplo (com mais portas e espaço para gateway, switch, router etc)

    Confesso que o bastidor apesar de mais espaçoso não me agrada tanto esteticamente num apartamento, mesmo ficando noutro compartimento. Também terei um NAS mas que ficará em princípio no escritório pelo que não haverá grande problema.

    Relativamente ao PoE, visto ser só para uma porta (que irá dar ao AP), aconselharam-me a usar um injetor de PoE singular que acaba por ficar mais barato e aquecer menos dentro do ATI do que um switch todo ele PoE.

    Terei que ver ainda ao certo o que optarei mas uma coisa é certa, o ATI “stock” não será certamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
 
0.0178 seg. NEW