Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia

    Pretendo construir num terreno que ainda não foi sujeito a partilhas, por opção da família. Posso construir nesse terreno, através de uma declaração dos herdeiros, ou necessito de ter o terreno em meu nome, para avançar com o processo?
    O objetivo era não iniciar o processo de partilha da herança.
  2.  # 2

    Antes disso precisa saber se o terreno permite edificar. Veja na camara municipal, ou peça uma consulta num gabinete de projectos.
    O terreno , não sendo urbano, poderá ser indivisivel, atenção. Já sabe se podem efectuar o Destaque?

    Isso não é assim tão simples...
    • Ccouto
    • 4 março 2021 editado

     # 3

    Colocado por: Pedro BarradasAntes disso precisa saber se o terreno permite edificar. Veja na camara municipal, ou peça uma consulta num gabinete de projectos.
    O terreno , não sendo urbano, poderá ser indivisivel, atenção. Já sabe se podem efectuar o Destaque?

    Isso não é assim tão simples...




    Um dos terrenos possíveis, tem lá uma ruína. O outro é um campo que agora é agrícola, mas tem acesso direto à estrada, e confronta com construção de um lado e de outro.

    A minha dúvida é se é "fácil" o processo de construir , por ser um terreno que ainda não foi "partilhado". Contudo existe concordância dos herdeiros.
  3.  # 4

    Amigo isso depende de muita coisa do qual você não informa.
    Nomeadamente do enquadramento do prédio nos instrumentos de ordenamento do território, ( PDM e Regulamento municipal de edificação desse municipio)
    Não dá para ninguém responder.
    Concordam com este comentário: Ccouto
  4.  # 5

    mesmo que o PDM permita a construção, faça um favor a si mesmo e não vá construir a sua casa em terreno alheio.

    primeiro veja o enquadramento do terreno em PDM, segundo partilhas e terceiro pensar na construção.
    Concordam com este comentário: Pascendi
  5.  # 6

    Colocado por: Ccoutoexiste concordância dos herdeiros


    Nunca se fie nisso.
    Invista apenas no que é realmente e claramente seu.
    As pessoas no futuro podem dar o dito por não dito.
    Infelizmente é uma realidade.

    Colocado por: pauloagsantosprimeiro veja o enquadramento do terreno em PDM, segundo partilhas e terceiro pensar na construção.

    Exactamente!
    Concordam com este comentário: Pascendi
  6.  # 7

    Mesmo que fosse possível, já viu o problema que era para cada assunto estar constantemente a recolher assinaturas de todos?
  7.  # 8

    Colocado por: PalhavaMesmo que fosse possível, já viu o problema que era para cada assunto estar constantemente a recolher assinaturas de todos?


    e se houver um crédito habitação a confusão aumenta.

    Duvido que os outros donos aceitem terem o terreno hipotecado e duvido que o banco hipoteque apenas uma percentagem do terreno.
  8.  # 9

    Colocado por: pauloagsantos

    e se houver um crédito habitação a confusão aumenta.

    Duvido que os outros donos aceitem terem o terreno hipotecado e duvido que o banco hipoteque apenas uma percentagem do terreno.


    Dessa perspectiva realmente as coisas complicam. Tenho de ver se é possível haver uma doação por parte da cota disponível (sei que em vida, pode-se ).Agora não sei se pode haver algo do género, tendo um dos pais falecido.
 
0.0152 seg. NEW