Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos.
    Tenho dois conjuntos de tomadas de rede em casa: umas tomadas que vão diretamente ao ATI conforme projeto de ITED, e outras tomadas que pedi na altura ao eletricista para passar e cujo cabo está a sair num quadro ao lado do ATI (cabos UTP com as pontas do tipo macho).
    Reparei agora que se ligar uma porta do router a um dos tais cabos ao lado do ATI tenho velocidade de 1Gbps na divisão. Se ligar às tomadas do ATI a velocidade é limitada a 100Mbps.
    Alguém sabe o que pode ser? Tomadas do ATI fazem alguma limitação? Poderão ser os cabos mal ligados no ATI?

    Obrigado.
  2.  # 2

    Cabos mal cravados, cabos que não são cat5e ou superior, fichas inadequadas.

    Tem que arranjar computador e uma programa software como a intel tem e testar a continuidade dos 8 fios desse cabo.

    Ou arranjar um aparelho destes

    https://www.castroelectronica.pt/pt/product/testador-de-rede-rj11-e-rj45--uni-t
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruimiguelf
  3.  # 3

    Se os cabos não forem pelo menos cat5e a velocidade não passa dos 100Mbps. Também podem ser mal ligados. Creio que se usarem um cabo para cada 2 tomadas (2 pares por tomada) a velocidade também vai ficar limitada aos 100Mbps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruimiguelf
    • eu
    • 4 março 2021 editado

     # 4

    O ATI não terá um switch FastEthernet, cuja velocidade máxima são 100 Mbit/s?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruimiguelf
  4.  # 5

    Os cabos são Cat6, acho que não será do cabo. Se conseguir fazer o teste com 2 computadores é o ideal, sabem-se dizer que software é esse para testar o cabo? Queria evitar ter de comprar aparelhos.

    Colocado por: euO ATI não terá um switch FastEthernet, cuja velocidade máxima são 100 Mbit/s?


    O ATI não tem switch. O switch estou eu a tentar agora ligar, e por isso me deparei com esta limitação.
  5.  # 6

    Há routers de operadores em que uma porta é gigabite e as outras só são de 100 mbits
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruimiguelf
  6.  # 7

    Sim mas neste caso o router tem todas as portas de gigabit e para o teste até estou a usar a mesma porta.
    O teste que fiz foi ligar à mesma porta do router um cabo vindo do ATI, e um cabo fora do ATI. Nas respetivas tomadas destes cabos ligo um portátil, que no 1º caso liga a 100mbps, no outro liga a gigabit.
  7.  # 8

    As tomadas devem estar cravadas de tal forma que 1 cabo faz 2 tomadas, sendo que o débito máximo nestas condições são 100Mbps. Veja na parte de trás do ATI como estão cravadas ou ponha uma foto aqui, que alguém já lhe diz alguma coisa.

    Cumprimentos.
    Concordam com este comentário: LMDuarte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruimiguelf
  8.  # 9

    Com fotos era melhor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruimiguelf
  9.  # 10

    Basta haver um fio mal cravado e não dá gigabit.
    Tenho duas tomadas em minha casa que não fazem comunicação. Têm os fios bem ligados, tudo direitinho, foram testadas nos ensaios da ANACOM , já não sei como se chama e passaram, mas simplesmente não funcionam.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruimiguelf
  10.  # 11

    Isso tem os fios mal cravados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruimiguelf
  11.  # 12

    Aqui vai foto da parte de trás do ATI, sabem-me dizer se algo está mal aqui?
    Obrigado.
      ATI.jpg
  12.  # 13

    Experimente a cravar novamente as que estão a dar apenas 100, se não funcionar veja na outra ponta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruimiguelf
  13.  # 14

    Não se esqueça de ver na tomada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruimiguelf
  14.  # 15

    Envio abaixo foto do ATI e respetiva tomada para um dos pontos que está limitado a 100Mbps (esquerda ATI, direita tomada no escritório). Alguém consegue perceber se há algo errado?
    A melhor foto que consegui da tomada foi esta. As ligações dos fios estão tapadas por este plástico à volta e como não percebo nada disto não sei se há forma de retirar para perceber melhor se estão bem ligados.
      ATI2.jpg
    • eu
    • 4 março 2021

     # 16

    No ATI estão a usar a norma EIA/TIA 568B .

    Verifique na tomada se estão também a seguir as cores da norma B.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruimiguelf
  15.  # 17

    Na tomada também está a B.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruimiguelf
  16.  # 18

    Parece-me que é isto: o ATI tem este botão de 3 posições em cada porta, aparenta ser alternar entre opção Off, 1 ou 2. Estas portas estavam no 2 e só tinha 100Mbps, aparentemente mudando para Off passa para Gbps.
    Alguém sabe o que é isto? Ainda não testei nas portas todas mas pode ser isto?
      ATI3.jpg
  17.  # 19

    Posição 1 e 2 é para "telefone", para "injetar" com rede, tem de ficar na posição OFF.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruimiguelf
  18.  # 20

    Colocado por: VarejotePosição 1 e 2 é para "telefone", para "injetar" com rede, tem de ficar na posição OFF.


    Obrigado.
    Há uns dias atrás queixei-me desta limitação ao eletricista que montou isto, na altura disse simplesmente que não sabia e que podia ser uma limitação do próprio ATI.. enfim. Podia-me podia ter avisado disto ou então se calhar nem sabe.

    Obrigado a todos pela ajuda.
 
0.0190 seg. NEW