Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,

    No meu condomínio (do qual sou neste momento administrador) tenho um portão de garagem com automatismo colocado há dois meses. A entrada para o parqueamento faz-se por uma rampa com declive decrescente, e quando se começa a descer a rampa existe uma parede transversal logo em frente, paralela à parede onde está instalado o portão da garagem, e onde se encontra também uma lâmpada tubular que ilumina essa rampa (acho que é fácil de perceber).

    Actualmente existe um automático de escada comum a todas as luzes espalhadas pelo parqueamento (inclusive esta que ilumina a rampa), que é acionado por meio dos vários interruptores, m também espalhados pelo parqueamento.

    Ora, o problema é que quando uma pessoa está a entrar no parqueamento (a descer portanto a rampa), a única forma de acionar então as luzes é através de um interruptor que está colocado numa parede no lado esquerdo. Ou seja, é necessário o condutor da viatura abrir o vidro para então acionar esse interruptor, o que se torna bastante chato, especialmente em tempos de pandemia.

    Posto isto, a minha ideia seria então instalar um sensor de movimento na parede imediatamente paralela então ao portão da garagem, de forma a que assim que exista movimento (seja do próprio portão a abrir, seja da viatura a aproximar-se), que as lâmpadas então acionem imediatamente.

    Posto isto, as minhas questões são as seguintes:

    1) Necessito de algum tipo de sensor especial? Ou qualquer tipo de sensor minimamente decente funcionaria aqui? Queria ter aqui uma solução eficiente, sem “delays”, mesmo que fosse um bocado mais cara;

    2) Ao colocar aqui um sensor para fazer a chamada ao automático, existia forma de continuar a ter aquele interruptor “chato” ainda operacional também ? Apesar de já não ser utilizado para acender as luzes ao entrar no parqueamento, poderia ser utilizado por algum vizinho em alguma circunstância um dia;

    3) Em alternativa ao sensor de movimento, que outra solução sugeriam para esta situação ?

    Obrigado a todos desde já.

    Cumprimentos.
  2.  # 2

    ***Correção: não são interruptores, são botões de pressão,com sinalização, para ser mais concreto.****
  3.  # 3

    Pode accionar a iluminação através do próprio automatismo.
  4.  # 4

    Colocado por: sousalPode accionar a iluminação através do próprio automatismo.


    Podias explicar como faze lo?
  5.  # 5

    A central tem saída que da para ligar as lâmpadas existentes.
  6.  # 6

    Colocado por: sousalA central tem saída que da para ligar as lâmpadas existentes.


    Então seria só puxar os fios do botão de pressão para a central? Mas posso continuar a ter la o outro botão de pressão à mesma certo?
    Obrigado desde já.
    Concordam com este comentário: sousal
  7.  # 7

    Sim é fácil fazer, já fizemos aqui no prédio. Mas contrate um electicista que faz isso por poucas dezenas de €.
 
0.0119 seg. NEW