Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: DR1982
    Vai das pessoas em questao, tenho quase a certeza que mesmo a viver porta com porta nem a minha mae nem a minha sogra se atreveriam a fazer um comentário acerca das horas a que saia ou chegava a casa

      Claro! A isso chama-se respeitar a privacidade de todos e de cada um.
      Qualquer dos nossos filhos jamais poderá alegar que há, ou houve, invasão da privacidade na vida deles, sendo nós vizinhos muito próximos uns dos outros. Mas também não entram na nossa casa - visitam-nos todos os dias, atendendo ao facto de haver doença grave num dos progenitores -, sem tocarem à campainha ou bater na porta, antes de a abrirem.
      Saiba-se, por exemplo, que desde sempre se respeitou a privacidade de todos no que toca à correspondência. Nunca ninguém da família nuclear abriu qualquer carta, qualquer que ela fosse, sem consentimento prévio do próprio, e por motivos justificáveis. É tudo uma questão de princípios.
    •  # 62

      A minha mãe é daquelas pessoas que quando tem visitas em casa acha que não tem que bater à porta para entrar nas divisões (incluindo Wc) porque está na casa dela. Imaginem que quando lá vou com marido e filhos e o meu marido vai fazer um xixi, ela lembra se de entrar no Wc sem bater! Quando faz o mesmo comigo chamo a atenção de que deve bater ao qual responde que a casa é dela! Também gosta de ouvir as conversas atrás da porta e opina sobre tudo na nossa vida incluindo sobre como educo e crio os meus filhos, por isso viver ao lado dela jamais!
      Concordam com este comentário: Pascendi
    •  # 63

      Colocado por: Raquel A
      1. por isso viver ao lado dela jamais!

      Repito: é tudo uma questão de princípios: até os nossos netos (crianças) sabem que têm de bater à porta se a casa de banho estiver ocupada. Quer seja pelos pais, em casa deles, quer seja pelos avós, na casa destes.
      Concordam com este comentário: Raquel A
    •  # 64

      Por isso e que existem pessoas que trancam as portas da casa de banho a chave na própria casa nunca tinha percebido o porque até hoje achava aquilo mania da perseguição mas pelos vistos ... 😂
    •  # 65

      Colocado por: Reduto25Por isso e que existem pessoas que trancam as portas da casa de banho a chave na própria casa nunca tinha percebido o porque até hoje achava aquilo mania da perseguição mas pelos vistos ... 😂


      ahah eu faço isso por mania da perseguição :D nos quartos já se bate sempre à porta... eu sou a única a trancar a porta da casa de banho mas é por mania, regra geral cá em casa sabe-se sempre se a casa de banho está ocupada ou não, nada de invasões!
    •  # 66

      Isto é uma discussão que tem muito de pessoal e eu acho que não há opiniões/formas de estar certas ou erradas.
      Cada um saberá com as linhas com que se coze.

      Só para deixar mais uma opinião, eu também sou dos que acho que o ideal é perto o suficiente, longe o suficiente.
      Cresci numa aldeia no tempo em que nenhuma porta era trancada, de dia ou de noite (e ainda não tenho 40, por isso não foi assim há tanto tempo). A casa dos meus pais foi construída num terreno que era dos pais de uma das partes.
      Durante toda a minha infância era normal a minha avó (sobretudo) pura e simplesmente entrar em casa. Como entrava qualquer vizinho, ia entrando e gritando/chamando, mas entrando. Mas a minha avó entrava na casa como se fosse na dela, fosse à hora que fosse e só se dava por ela por ouvir as portas ou já por tropeçar nela.
      Essa situação causou muitos atritos entre os meus pais (digamos uma das partes não se arranhava muito com a parte que estava ali ao lado), muitos mesmo. Conforme fui crescendo, fui percebendo que aquilo de facto era demais.
      Não era só o entrar e sair, era ter opinião sobre tudo o que se fazia, se se comprava porque é que se comprava, porque é que a minha mãe se estava a empregar se tinha tantos terrenos para cultivar, etc etc etc.

      Anos volvidos, vivi naquela casa algum tempo sozinho e já maior e a trabalhar. Continuava a ter as portas destrancadas. Era frequente ela acordar-me ao sábado de manhã, o que é que eu estava a fazer na cama às 10h (às vezes tinha-me deitado há bocadinho ehehehe), que havia quintal para cavar e jardim para arrancar ervas e o camandro. Digamos que chegou a ir acordar-me e eu não estava sozinho...
      Tentei explicar a situação, pedir privacidade, mas não adiantou nada. Passei a trancar as portas, deixou de me falar.
      Como é óbvio, ficou escrito que morar ao lado da família estava fora de questão.

      Neste momento vivo perto de todos os pais e longe de todos os pais, sendo esta distância entre os 5 e os 30km. Acho ser a melhor opção.
      Ficam deliciados quando a criançada lá fica, vêm cá a casa quando querem e nós idem. Mas combinado, não é quando "dá cá aquela palha".
      Mesmo assim, de vez em quando falamos em qualquer coisa que decidimos fazer, sei lá ir de férias ao estrangeiro porque podemos, e daqui e dali lá se ouve "ah mas gastam o dinheiro todo e não guardam nada...". Até se me reviram os olhos para a nuca.
    •  # 67

      Famílias disfuncionais é no que dá.
      • Ruipsm
      • 9 março 2021 editado

       # 68

      Vivo a 30kms dos meus pais, dos meus sogros a uns 2kms. 2kms é o mínimo que aconselho pois apesar de nos darmos muito bem, é melhor termos nossa privacidade. Se estivessem na casa ao lado, estavam sempre aqui metidos e iam opinar ou tentar opinar, ainda mais. Comigo com o meu feitio só iam tentar pois como alguém disse atrás não se deve deixar abusar. Por vezes quando querem ajudar também procuram saber de mais e para mim não dá, mas claro está, depende do feitio de cada um. Tanto não vivia ao lado dos meus pais como não vivia ao lado dos meus pais, principio igual
    •  # 69

      Colocado por: Pascendi

      Quando estiver a fazer bricolage na garagem ou jardim, os pais vão querer saber o que está a fazer e até,por vezes, "ajudar-vos".



      Como é que isto pode ser mau?
    •  # 70

      Se quiserem fazer à maneira deles, que é sempre a melhor!
      Concordam com este comentário: Pascendi
     
    0.0220 seg. NEW