Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia, a minha casa tem uma grande infestação de térmitas subterrâneas. Vivo no campo, numa zona muita húmida durante o Inverno e quente no verão, Alentejo, e a minha casa é toda térrea. Os meus quartos têm soalho de madeira maciça, uma madeira exótica muito dura que está impecável mas bastantes traves estão completamente a afundar porque as ripas onde este assenta estão certamente a ser devoradas pelas formigas! Também as aduelas das portas e os rodapés estão completamente devorados pois são de pinho pintado de branco. As portas, porque são portas antigas recuperadas e que foram à camara de purga antes de ser pintadas não têm sinais de estar a ser comidas. Gostaria de saber se alguém tem ideia de como devo atacar o problema. Como as ripas do soalho não têm qq sinal de dano, seria possível aproveita-las colocando diretamente no chão, sem a estrutura inferior de traves? Ou será melhor optar por outro tipo de pavimento em MDF ou qq coisa do género, diretamente apoiado no chão? Será que justifica economicamente aproveitar o soalho tendo em conta que tem de ser feita toda uma estrutura nova e depois tudo afagado e envernizado? senão que tipo de chão devo colocar, sem ser cerâmica! Estamos a falar de 4 quartos. Que tipo de madeira e tratamento devo fazer para substituir as aduelas? Aguardo sugestões, Obrigada!!
  2.  # 2

    O que sairá mais barato, levantar o soalho, trocar as ripas estragadas, tratar com Xilopfene as ripas, colocar o soalho, afagar, tratar com xilofene e envernizar ou então arrancar tudo, encher a caixa no chão onde estavam as ripas, cimentar o chão e colocar um pavimento flutuante novo?
  3.  # 3

    Colocado por: F santosO que sairá mais barato, levantar o soalho, trocar as ripas estragadas, tratar com Xilopfene as ripas, colocar o soalho, afagar, tratar com xilofene e envernizar ou então arrancar tudo, encher a caixa no chão onde estavam as ripas, cimentar o chão e colocar um pavimento flutuante novo?

    A última opção mas com um bom soalho em vez do flutuante.
    Se quiser ajuda especifica envie-me um email para [email protected]

    Melhores cumprimentos.
    João Dias/Fino Oficio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: F santos
  4.  # 4

    Obrigada pela dica, no entanto fiquei com uma duvida, quando diz um bom soalho significa o quê, madeira maciça? É que o meu soalho é de uma madeira exótica, muito dura e está impecável, as térmitas não pegaram nele, o problema está nas ripas onde ele está assente.
  5.  # 5

    Posso simplesmente aplica-lo directamente no cimento?
  6.  # 6

    Colocado por: F santosPosso simplesmente aplica-lo directamente no cimento?

    Sendo piso térreo, claro que não.

    Colocado por: F santoso problema está nas ripas onde ele está assente

    Remove tudo e volta a fazer de novo, com ripas tratadas contra xilofagos. terá de verificar a questão da humidade que possa provir desse piso em cimento. froa outros detalhes
    Tem de ver e acabar com a origem das térmites
  7.  # 7

    Colocado por: F santosPosso simplesmente aplica-lo directamente no cimento?

    Pode sem problema algum desde que contrate uma equipa que saiba adequar as soluções técnicas existentes á sua habitação e suas vicissitudes.
    Já fizemos dezenas de aplicações em pisos térreos com zero problemas.
  8.  # 8

    Eu em uma casa de aldeia tenho soalho de pinho com bicho. Ja coloquei todos os produtos do mercado a duram cerca de 2 anos os efeitos. Agora coloquei oleo de motor queimado e nao tenho visto poeira do bicho...ate ficou com cor mais bonita. Mas se calhar vou colocar tinta de chao ou garagem cinza e vinil ou flutuante por cima para proteger o chao.
  9.  # 9

    Colocado por: Robertojuniorse calhar vou colocar tinta de chao ou garagem cinza e vinil ou flutuante por cima para proteger o chao.

    Assim vai apodrecer o pavimento em madeira... Quem lhe deu essa ideia extraordinária!?
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  10.  # 10

    Boa tarde,

    Comprei uma casa cujo chão do 1º piso é em tacos (parecem de pinho) por cima de uma placa, no geral estão bons mas tem algumas áreas com os famosos furinhos da térmita e uma zona junto ao wc que parece ter apanhado água em tempos e fez com que uns 4 ou 5 tacos estejam estragados. O sótão é todo em madeira,o chão tem tábuas não afagadas/envernizadas assentes em vigas de madeira e o telhado são também vigas de madeira que foi forrado/isolado com roofmate (segundo disseram) e revestido com tábuas de madeira e mais uma vez pelo menos no chão já se viu furinhos numa pequena área. Dito isto precisará obviamente de ser tratado, reparado e afagado. Mas as dúvida aqui são se se contrata uma empresa de desinfestação à parte para tratar das térmitas ou se é empresa que vai afagar que faz? Precisa-se de substituir os tacos mais furados ou são selados com alguma cera? Para substituir alguns tacos a empresa que faz o afagamento é que deve tratar disso ou deveria ser eu a comprar para substituir? Obrigado
  11.  # 11

    Colocado por: ArcheBoa tarde,

    Comprei uma casa cujo chão do 1º piso é em tacos (parecem de pinho) por cima de uma placa, no geral estão bons mas tem algumas áreas com os famosos furinhos da térmita e uma zona junto ao wc que parece ter apanhado água em tempos e fez com que uns 4 ou 5 tacos estejam estragados. O sótão é todo em madeira,o chão tem tábuas não afagadas/envernizadas assentes em vigas de madeira e o telhado são também vigas de madeira que foi forrado/isolado com roofmate (segundo disseram) e revestido com tábuas de madeira e mais uma vez pelo menos no chão já se viu furinhos numa pequena área. Dito isto precisará obviamente de ser tratado, reparado e afagado. Mas as dúvida aqui são se se contrata uma empresa de desinfestação à parte para tratar das térmitas ou se é empresa que vai afagar que faz? Precisa-se de substituir os tacos mais furados ou são selados com alguma cera? Para substituir alguns tacos a empresa que faz o afagamento é que deve tratar disso ou deveria ser eu a comprar para substituir? Obrigado

    Em que zona do Pais se localiza a habitação?
  12.  # 12

    Colocado por: Joao Dias
    Em que zona do Pais se localiza a habitação?


    Na Venda do Pinheiro
  13.  # 13

    Colocado por: Arche

    Na Venda do Pinheiro

    Se conseguir, envie-me fotos para [email protected]
    Se o bicho estiver ativo, terá sempre de contratar uma empresa de desinfestação profissional e credenciada para executar este trabalho em específico. Normalmente, tem de existir uma certa coordenação entre a equipa responsável pelo restauro do soalho e a equipa responsável pela desinfestação uma vez que, em bom rigor, o soalho deverá ser afagado de grosso primeiro e só depois de a madeira estar em estado cru é que entra a equipa de desinfestação para fazer o tratamento. Posteriormente, mais ou menos dois dias depois, a equipa de restauro do soalho pode retomar os trabalhos e concluir a obra.
  14.  # 14

    Enviarei as fotos assim que consiga ir lá.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
 
0.0160 seg. NEW