Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá, preciso de esclarecer uma dúvida se me puderem ajudar.

    Sei que posso optar por taxa variável a 12 meses e se esta subir para valores muito altos, posso renegociar para a taxa fixa. No entanto, a minha questão é se na renegociação ficarei na mesma com uma mensalidade parecida com a que supostamente ficaria com o dito aumento na variável?

    Exemplo: crédito 30 anos, mensalidade 330€
    Se aumentar para os valores médios mais altos passa para 700€ (+ ou -). Se nessa altura eu renegociar, a fixa ficaria perto dos 700 ou menos?

    Agradeço a vossa opinião 😊
    • RMDR
    • 11 março 2021

     # 2

    neste momento a taxa fixa a 5 anos está a -0,31%. A taxa variavel a 6 meses em -0,52%. Logo como pode ver se optasse por alterar o emprestimo de variavel para fixa teria um aumento na TAN de 0,2% o que para os valores que apresentou nem 5€ de diferença daria (hipotese).
    acresce que as taxas fixas normalmente ditam tendencias, o que significa que as euribores irão estar muito baixas nos proximos anos.
    • RCF
    • 11 março 2021

     # 3

    Colocado por: sandrafonsoSei que posso optar por taxa variável a 12 meses e se esta subir para valores muito altos, posso renegociar para a taxa fixa. No entanto, a minha questão é se na renegociação ficarei na mesma com uma mensalidade parecida com a que supostamente ficaria com o dito aumento na variável?

    Exemplo: crédito 30 anos, mensalidade 330€
    Se aumentar para os valores médios mais altos passa para 700€ (+ ou -). Se nessa altura eu renegociar, a fixa ficaria perto dos 700 ou menos?

    Os bancos trabalham sempre para ganhar e nunca lhe fazem uma taxa fixa de valor inferior à taxa variável no momento.
    Por isso, não conte em mudar de variável para fixa e ficar a pagar menos.
    • RMDR
    • 11 março 2021

     # 4

    Colocado por: RCFOs bancos trabalham sempre para ganhar e nunca lhe fazem uma taxa fixa de valor inferior à taxa variável no momento.

    Não são os bancos que fazem as taxas...elas são calculadas pelo sistema interbancário europeu de cedências de capitais/emprestimos entre as partes.
    • RCF
    • 11 março 2021

     # 5

    Colocado por: RMDR
    Não são os bancos que fazem as taxas...elas são calculadas pelo sistema interbancário europeu de cedências de capitais/emprestimos entre as partes.

    Faz tudo parte do sistema bancário...
  2.  # 6

    A questão é que com taxa variável tem um spread de <1%
    Se renegoceia para fixa, não espere depois que o spread fique igual...
    Concordam com este comentário: IronManSousa
    • RMDR
    • 12 março 2021

     # 7

    Colocado por: nnsantosA questão é que com taxa variável tem um spread de <1%
    Se renegoceia para fixa, não espere depois que o spread fique igual...

    Isso é mentira.
    O spread não altera por livre iniciativa quando se efetua qualquer alteração contratual ao inicialmente contratado (a não ser que não esteja a cumprir com a clausula da "obrigações adicionais facultativas" da FINE).
    Mais informo que o spread, quer seja na taxa fixa quer seja na variável, é exatamente o mesmo. Não é por ter taxa variável que vai ter um spread mais baixo.
  3.  # 8

    Colocado por: RMDR
    Isso é mentira.
    O spread não altera por livre iniciativa quando se efetua qualquer alteração contratual ao inicialmente contratado (a não ser que não esteja a cumprir com a clausula da "obrigações adicionais facultativas" da FINE).
    Mais informo que o spread, quer seja na taxa fixa quer seja na variável, é exatamente o mesmo. Não é por ter taxa variável que vai ter um spread mais baixo.


    Até porque o banco pode simplesmente propor uma taxa fixa mais elevada, não precisa de subir o spread.
  4.  # 9

    Obrigada pelos esclarecimentos.
 
0.0134 seg. NEW