Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      CMartin
    • 14 março 2021 editado

     # 1

    Colocado por: DR1982Bom tópico, fara sentido pensar o mobiliário em fase de projeto?

    Por princípio, e claro que vou dizer isto; quanto mais cedo, melhor, que o tempo é nosso amigo nestas coisas criativas, e, a pressa, grande inimigo. Não só pela criatividade, mas porque a arquitectura e a decoração são uníssonas, e não independentes, para quem pretende realmente a vantagem total desse aspecto.
    Quando se quer a parte de design de interiores (o todo), o ideal, é começar com a arquitectura licenciada(aprovada).
    Se apenas a mobília e peças decorativas, diria que o mais tardar (no mínimo) 4 a 6 meses antes de se se pretender habitar a casa. O ideal, é um ano antes.
    A estas equações de tempo, há que ter em consideração, que um elemento customizado (mandado fazer) especialmente para a nossa casa pode demorar entre 2 a 3 meses, as próprias entregas dos fornecedores podem demorar entre 2 a 3 meses, e que, havendo muito que fazer, o nosso não será o primeiro nem o único pedido a ser satisfeito. A juntar a isto, e antes de mais nada, está o tempo necessário para trabalhar o projecto.
    O tempo que demora o projecto, depende o que procuram. Se for uma loja de decoração a fazer, provavelmente têm um projecto numa semana, se forem por um projecto mais técnico, mais dedicado, já será algo bastante mais moroso.
    Tenho 2 projectos para casas de construção nova para design de interiores e decoração, em que estou com eles vai fazer um, dois anos, e o outro, três anos, desde a aprovação da arquitectura.
    Mas, encontrarão resposta no mercado para tudo, para as vossas necessidades específicas, e em termos de tempo também, portanto, é mesmo uma questão do que pretendem concretamente e procurar nesse sentido. Não podem é querer o impossível, já tive consultas para decorações (mobilar e decorar) para se se mudar para a casa em 2 semanas, por exemplo. Não se pode é, assim sendo, ter uma expectativa igual a um trabalho desenvolvido com tempo, pés e cabeça. Pelo menos, sem determinado investimento de tempo. Pode também acontecer é que, para responder a um pedido assim, com esta urgência, o valor seja outro porque obriga a outro tipo de metodologia de trabalho, e convém ter-se essa expectativa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  1.  # 2

    Colocado por: AMVPDesculpem estar a colocar aqui esta questão, mas sabem indicarem-me algum software/plataforma onde possa colocar a configuração de um quarto e dispor os móveis no mesmo?

    Obrigada.


    Tenho utilizado este site gratuito e tenho gostado: https://home.by.me/

    Caso experimente fica também a dica, quando não encontro uma peça como a que pretendo procuro pela mais semelhante possível nas "Generique" que disponibilizam e é possível fazer variadas alterações (a nível de dimensões, materiais, cores etc).
  2.  # 3

    Colocado por: TanialexandraPeço desculpa mas só vi a sua mensagem agora, assim de repente e não estando em casa só tenho estas fotografias de quando se acabou de montar as mesas, ainda sem as cadeiras novas, etc, mas penso que dê para se ter uma boa ideia.


    Muito obrigado, deu para ficar com um ótima idea
  3.  # 4

    No meu caso em particular, recorri ao serviço de design de interiores para toda a casa. Ao início estava um pouco céptica até porque não queria gastar dinheiro (a designer é minha amiga mas o serviço foi pago) mas depois percebi que foi o melhor que fiz. Ainda não estou a habitar a minha casa mas vou fazê-lo brevemente, no entanto o processo de todo o design de interiores começou há meses (em setembro do ano passado) e em novembro estava tudo fechado.
    Não tínhamos pressa e conseguimos fechar os temas com tempo, visitando tranquilamente vários fornecedores e pedindo muitas cotações.
    O que fiz foi inspirar me no pinterest e enviar à minha amiga as minhas ideias. Depois discutimos a viabilidade das minhas escolhas no que respeita a adequação ao espaço.
    A nível de marcas sou muito fã da Area e Zara Home e as escolhas foram feitas com base nessas linhas. Como há alguns artigos que são muito caros irei tentar encontrar similares (mandando fazer no carpinteiro) ou vendo se existe noutra loja mais barato.
    Concordam com este comentário: Fcbp
    •  
      CMartin
    • 14 março 2021 editado

     # 5

    Colocado por: Tanialexandra

    Peço desculpa mas só vi a sua mensagem agora, assim de repente e não estando em casa só tenho estas fotografias de quando se acabou de montar as mesas, ainda sem as cadeiras novas, etc, mas penso que dê para se ter uma boa ideia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:santosj
      IMG_20201125_184101.jpg
      IMG_20191117_003057.jpg
      IMG_20191117_003003.jpg

    Uma pequena sugestão de quiser; o tapete que está por debaixo do "L" do sofá, puxe-o para fora, de forma a ficar apenas com as patas da frente do sofá em cima do tapete (assim como tem do lado de cá, das costas do sofá). Dessa forma ganha nem que seja um pouco mais de superfície (área) na sala de estar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tanialexandra
      IMG_20191117_0030032.jpg
    •  
      CMartin
    • 14 março 2021 editado

     # 6

    Colocado por: Raquel ANo meu caso em particular, recorri ao serviço de design de interiores para toda a casa. Ao início estava um pouco céptica até porque não queria gastar dinheiro (a designer é minha amiga mas o serviço foi pago) mas depois percebi que foi o melhor que fiz. Ainda não estou a habitar a minha casa mas vou fazê-lo brevemente, no entanto o processo de todo o design de interiores começou há meses (em setembro do ano passado) e em novembro estava tudo fechado.
    Não tínhamos pressa e conseguimos fechar os temas com tempo, visitando tranquilamente vários fornecedores e pedindo muitas cotações.
    O que fiz foi inspirar me no pinterest e enviar à minha amiga as minhas ideias. Depois discutimos a viabilidade das minhas escolhas no que respeita a adequação ao espaço.

    O que descreve é, concretamente no meu leque de trabalho, e penso que de forma geral para os técnicos de interiores, uma consultoria em decoração de interiores (digo decoração porque percebo que não tenha feito acréscimo ou não tenha mexido nem tido intervenção estética na construção).
    Existe a consultoria, como a descreve e algo mais "dirigido", que é um projecto.
    Um projecto implica, por exemplo, levantamento da arquitectura (em planta se for nova construção ou da arquitectura existente), levantamento dos perfis pessoais (gostos, necessidades, rotinas, preferências,...) e traduzir isso depois num projecto (estudo) de interiores a ser apresentado/aprovado pelo cliente. As peças e os elementos são todos identificados e colocados nos respectivos lugares (layout), e, por vezes (ou sempre) fazem-se os respectivos 3D. No fundo, é ter-se a casa em projecto, antes de a ter implementada no terreno.
    Trabalho muito chave na mão, em que, desde a concepção da estética até à montagem do ambiente na casa, está-me entregue. O cliente, ao longo do processo, vai apenas aprovando ou alterando.
    •  
      CMartin
    • 14 março 2021 editado

     # 7

    O design de interiores em remodelação ou em construção nova abrange coisas como a escolha dos materiais de revestimento (pisos, casas de banho, escadas, paredes, cozinhas), desenho e ou proposta de carpintarias (portas interiores, roupeiros, cozinhas, móveis de casas de banho), proposta de iluminação, desenho de tectos falsos, tudo isso, de forma a tirar partido da construção ou da arquitectura, depois, vai-se a isto juntar a decoração, que é a mobília e as peças decorativas, e o seu layout, e assim, nestas ou destas 3 existências (arquitectura + design de interiores + decoração) se forma um ambiente, um todo.
  4.  # 8

    CMartim foi exatamente isso que fiz. Fizemos escolha de materiais, definimos o layout das loiças sanitárias, iluminação, etc.
    Obrigada por explicar tao bem aquilo que eu não estava a conseguir fazer :)
    Ainda no que respeita à decoração, não impus nenhum plafond máximo porque a minha amiga sabia que tínhamos algumas restrições orçamentais. Ainda assim não consigo decorar a casa toda tal como ela propôs pelo que terei que fazer adaptações ou esperar um pouco mais e não comprar tudo de uma só vez (apesar de ter aprovado/concordado a sugestão de decoração)
    Ah! E ainda vai dar para reaproveitar algumas das mobílias existentes cá em casa colocando-as noutros contextos ( no entanto isto podia não ter sido possível)
    Concordam com este comentário: Fcbp
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
    •  
      CMartin
    • 15 março 2021 editado

     # 9

    Raquel, o seu contributo é muito importante, para já, porque me esqueci de incluir na minha explicação, os materiais sem ser os de revestimento, tal como diz, como as loiças sanitárias, as torneiras, das casas de banho, e o material de cozinha, para além das carpintarias, e o de revestimento, também as cubas, torneiras, e, querendo, até os electrodomésticos. Resumindo, o cliente pode contratar, no design, tudo o que achar que necessita para fechar o ambiente, ao adicionar à construção/arquitectura.
    Também é importante a sua opinião, porque tem a experiência de recorrer a um trabalho destes, o que acaba por dar a importante perspectiva do lado do cliente, sempre diferente, de a perspectiva do técnico que oferece este serviço. Assim, o que acha, qual a sua opinião, face a ter usado design de interiores ou ter feito por si estas escolhas ? Positivos e negativos, havendo.
    •  
      CMartin
    • 15 março 2021 editado

     # 10

    Colocado por: AMVPEu como gosto de conjugar com móveis mais antigos, o olx tb pode ser uma opção para algum mobiliário sem se recorrer a lojas cujos preços são maravilhosos.

    Voltando atrás, a este comentário, e para quem goste de antiguidades, ou peças de época, uma alternativa muito interessante são as casas de antiguidades e velharias, em que, por muitas vezes têm stocks provenientes de remodelações ou mudanças de casa, recheios que se encontram à venda por concessão. Por vezes, encontramos peças a um terço do preço, ainda por restaurar (com opção de restauro) ou já restauradas, Olaio por exemplo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AMVP
  5.  # 11

    CMartin, a minha opinião face ao serviço de design de interiores é bastante positiva! Ainda para mais porque eu não tinha qualquer noção ou experiência! Uma coisa é eu gostar de algo ou ter uma ideia e outra coisa é saber se aquilo que gosto/ideia se enquadra na casa ou divisão ou até se é possível de conjugar com outras sugestões. O trabalho da pessoa que nos faz o design de interiores é super importante!
    Quantas e quantas vezes não vimos autênticas aberrações em casas? Claro que os gostos pessoais dos donos de obra deverão prevalecer mas acho que é de extrema importância os conselhos do profissional de design de interiores em orientar-nos para o melhor caminho. Quem me recomendou recorrer a este serviço avisou-me logo que valeria a pena o investimento e que, ao fazer esse investimento iria acabar por me fazer poupar muito dinheiro mais tarde (em escolhas com as quais me iria arrepender) e dou toda a razão!
    Concordam com este comentário: CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
    •  
      CMartin
    • 15 março 2021 editado

     # 12

    Obrigada Raquel pela perspectiva, são de facto esses os benefícios e é bom saber que são reconhecidos por quem recorre ao design de interiores. Afinal, por alguma necessidade nasceu a área, que não substitui outra, mas que também difícilmente é substituída por outra, veio colmatar um vazio que havia. Que bom saber que é de facto útil, e não se trata apenas, como por vezes podemos pensar, de uma futilidade para as pessoas, nas casas das pessoas !
  6.  # 13

    Numa outra nota, o que acham de camas estofadas ?
  7.  # 14

    Colocado por: santosjMuito obrigado, deu para ficar com um ótima idea

    E confirma o seu interesse nas peças, por curiosidade ?
  8.  # 15

    Um ideia gira, se quiserem alinhar e para termos realmente uma noção da diversidade de gostos, seria fazer algo que tenho a impressão (e me dizem) que muitos fazem, mas agora numa perspectiva de partilha, mostrarem aqui imagens (do tão beloved Pinterest :o) ou outras fontes) de interiores que fazem o vosso estilo, e que usam como inspiração para decorarem as vossas casas, ou um dia virem a decorá-las assim.
    Concordam com este comentário: Raquel A
  9.  # 16

    Colocado por: CMartinNuma outra nota, o que acham de camas estofadas ?

    Estofadas apenas na cabeceira ou toda a estrutura?
    •  
      CMartin
    • 15 março 2021 editado

     # 17

    Colocado por: Raquel AEstofadas apenas na cabeceira ou toda a estrutura?

    Toda a estrutura.
      1180795.jpg
      1223920.jpg
      1407413.jpg
      1200034.jpg
    • Fcbp
    • 15 março 2021

     # 18

    Colocado por: CMartinNuma outra nota, o que acham de camas estofadas ?


    Não é que não goste, só acho uma solução menos fácil de manter limpa, principalmente com crianças. Não resultaria para mim! Mas são lindas é um facto
    Concordam com este comentário: bit0
    • Fcbp
    • 15 março 2021

     # 19

    Umas brincadeiras com o Canva
      1_20210124_162001_0000.png
      0001-15910698935_20210123_203019_0000.png
  10.  # 20

    Colocado por: Fcbp

    Não é que não goste, só acho uma solução menos fácil de manter limpa, principalmente com crianças. Não resultaria para mim! Mas são lindas é um facto

    O lado positivo é que os miúdos não iriam ficar com as canelas negras se batessem na cama :)
    Eu gosto desse estilo de camas se bem que não sei se compraria devido à questão da limpeza e de acumular sujidade. Também tenho duas crianças pequenas e nesta fase da vida penso mais em coisas práticas que não dêm muito trabalho.
 
0.0247 seg. NEW