Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Quem me pode esclarecer sobre os preços Gás Propano canalizado e Gás Natural canalizado ?
    Tenho 2 casas (uma com Gás Propano canalizado e outra Gás Natural canalizado).
    Gastei 14 m3 de Gás Propano canalizado e a fatura foi de cerca de 70 eur.
    A outra casa gastei 12 m3 de Gás Natural canalizado e paguei 13,98 eur (136kWh/11,443134=12m3)
    •  
      aacc
    • 13 março 2021

     # 2

    A conclusão que eu chego é que o gás natural é muuito mais barato
    Concordam com este comentário: pjramos
  2.  # 3

    Só o seu fornecedor pode esclarecer isso mas gás propano canalizado de barato não tem nada! Não pode comparar com natural
  3.  # 4

    Colocado por: LuxCasaQuem me pode esclarecer sobre os preços Gás Propano canalizado e Gás Natural canalizado ?
    É consultar as suas faturas.
  4.  # 5

    Colocado por: LuxCasaQuem me pode esclarecer sobre os preços Gás Propano canalizado e Gás Natural canalizado ?
    Tenho 2 casas (uma com Gás Propano canalizado e outra Gás Natural canalizado).
    Gastei 14 m3 de Gás Propano canalizado e a fatura foi de cerca de 70 eur.
    A outra casa gastei 12 m3 de Gás Natural canalizado e paguei 13,98 eur (136kWh/11,443134=12m3)

    Quem pode esclarecer será o vendedor de gás. Deve ter número dele na factura do gás.
  5.  # 6

    Não há muito a esclarecer, propano tem muito mais pressão, mais caro por m3, o m3 do propano equivale a uns 6 m3 do natural se não for mais.

    Tive uma casa que tinha propano canalizado, gastava por exemplo 50€ com 10 m3.
    Com natural, acabo por pagar na mesma 50€, por uns 60 m3. (Medidas sem confirmação).

    O que verifiquei na prática é que o valor da fatura mensal era praticamente o mesmo.
  6.  # 7

    A fatura do gás deve vir sempre em kWh para existir termos comparativos sem contas por parte do consumidor.


    É analisar as mesmas

    Se quiserem fazer as contas têm aqui por exemplo

    https://www.galpenergia.com/PT/ProdutosServicos/GasNatural/Mercado-Regulado/Facturacao/Paginas/FacturaGasNatural.aspx
    Concordam com este comentário: pjramos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pjramos
  7.  # 8

    Uma casa a gás natural gasta mais M3 de gás natural que gás propano.
    Mas a factura deveria ser mais barata com gás natural.
  8.  # 9

    Colocado por: VarejoteNão há muito a esclarecer, propano tem muito mais pressão, mais caro por m3, o m3 do propano equivale a uns 6 m3 do natural se não for mais.

    Tive uma casa que tinha propano canalizado, gastava por exemplo 50€ com 10 m3.
    Com natural, acabo por pagar na mesma 50€, por uns 60 m3. (Medidas sem confirmação).

    O que verifiquei na prática é que o valor da fatura mensal era praticamente o mesmo.


    Não consigo perceber o que afirma. Primeiro diz que paga 50 eur de natural, por 6x aquilo que consome com propano. Depois mais abaixo diz que na prática paga o mesmo ??
  9.  # 10

    Está a compara alhos com bugalhos.

    O gás propano é essencialmente isso: propano, altamente refinado, com alto poder calorífico.

    O gás natural é uma mistura de gases (algum propano também) cujo poder calorífico é muito inferior.

    Por isso é que um equipamento que consuma gás natural (esquentador, fogão) tem que ter injectores de gás muito mais abertos. Um aparelho que consuma propano (ou butano) tem de ter os injectores muito mais estreitos.

    O preço por m3 também é muito diferente.
  10.  # 11

    Já agora, alguns dados para se fazer a comparação:

    Energia que se retira do gás natural:
    39 MJ/m3

    Energia que se retira do propano:
    83 MJ/m3

    Como se vê, um m3 de propano tem cerca do dobro da energia do gás natural.

    De notar que isto são valores médios, especialmente para o gás natural, que não é refinado e a sua mistura varia consideravelmente.
  11.  # 12

    Gás Natural canalizado é regulado (pela ERSE) e o Gás Propano canalizado ?
    GALP aqui aumentou preço 4x nestes últimos 6meses, sem qualquer aviso, isto é assim?
  12.  # 13

    Propano canalizado não é regulado, são reservatórios locais
  13.  # 14

    Aos interessados deixo um estudo de comparação.
    Passou pela conversão de m3 do propano em kWh, onde se vê o dobro do poder calorífico em relação ao gás natural. De seguida estimar o preço kWh do propano e "validar" contra faturas reais.
    A conclusão que tirei é que o propano é mais caro, não compensa. Vale o que vale, façam as contas por vocês mesmos.
      Captura de ecrã 2022-06-14 123631.png
 
0.0112 seg. NEW