Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas noites,

    é costume dimensionar na especialidade de AQS, o caudal igual nas várias IS? Isto é, é garantido que se tiver 3 pessoas a tomar banho em 3 IS, que todas elas estão a tomar banho com o mesmo caudal, não sendo afectadas pela variação dos banhos das outras pessoas.
    Ou tipicamente, é um único circuito que deriva do termoacumulador e vai ramificando por toda a casa?

    Obrigado,
    Electrão
    • naar
    • 25 novembro 2009

     # 2

    Colocado por: aprendiz2desenvolva mais,.água do poço,água da companhia,que tipo de acumulador,que tipo de banho ou tipo de chuveiro,etc???


    Agora se ele disser que é agua da companhia, vai perguntar se tem redutor de caudal?

    Depois vai perguntar qual é a pressão?

    É que se fôr assim eu vou dar uma volta e passo cá daqui a pouco, porque assim, nunca mais lhe vai dar a resposta!, :)
    • fsc
    • 25 novembro 2009 editado

     # 3

    para não haver faltas ou variações de caudal entre terminais pode colocar limitadores de caudal.
    • naar
    • 25 novembro 2009

     # 4

    Colocado por: aprendiz2
    Colocado por: naarÉ que se fôr assim eu vou dar uma volta e passo cá daqui a pouco, porque assim, nunca mais lhe vai dar a resposta!, :)


    então não perca mais tempo de-a você.


    Não dou porque não sei!

    Acho que aqui quando se pede uma resposta, em primeira instância (salvo raras excepções) não necessita de ser cirúrgica, agora se todos tiverem de explicar tudo ao mais infímo pormenor para obterem uma resposta, vai demorar o seu tempo!

    Agravado pelo facto, mesmo que o façam não terem a certeza de obter a resposta!

    Eu por exemplo estava interessado em saber sobre o que foi perguntado e até agora "nicles".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao, susana&bruno
    • naar
    • 25 novembro 2009

     # 5

    Colocado por: aprendiz2pois mas eu preciso de saber mais pormenores senão "nicles".

    um exemplo:. o mesmo se passa com o esgoto de um chuveiro,imagine que um chuveiro debita mais do que o esgoto pode vencer..(evacuar)

    e não deixa de ser um chuveiro e não deixa de ser um esgoto....percebeu???


    Percebi!

    Mas quando se fala de um chuveiro fala-se de um tubo de q? normalmente? 16, 20, 22 1/2" 3/4"? digo eu que não sou canalizador!

    E quando se fala de um esgoto de um chuveiro fala-se de um tubo de 40/50 não é?

    Percebeu??? Esta é a regra, depois existem as excepções, como em tudo!
    • naar
    • 25 novembro 2009

     # 6

    Colocado por: aprendiz2
    Colocado por: naarMas quando se fala de um chuveiro fala-se de um tubo de q? normalmente? 16, 20, 22 1/2" 3/4"?


    pode existir essas medidas (tubagem) em obra mas pode não existir o caudal necessário ou vice versa. (Essa é a excepção)



    Colocado por: naarE quando se fala de um esgoto de um chuveiro fala-se de um tubo de 40/50 não é?

    depende,poderá ser necessário 75 ou até 90mm..(dependendo do fabricante das válvulas ou ralos) (essa é outra excepção)




    Colocado por: naarPercebeu??? Esta é a regra, depois existem as excepções, como em tudo!


    as regras ou o método de trabalho de cada um.

    outro exemplo:.faz uma instalação para louça sanitária de chão mas afinal quer uma suspensa,ou vice versa. (essa aí, é uma grande excepção)


    E por aqui termino esta nossa agradável conversa, tenho pena que o electrão tenha ficado na mesma (e eu também:))
  2.  # 7

    electrao

    Já não faço cálculo hidraulico há uns anitos. Mas sei que NÃO é habitual calcular-se a canalização de água quente. Faz-se o cálculo para a água fria e replica-se para a água quente.

    Se você der instruções ao projectista que pretende tomar 3 duches em simultâneo (3 x 0,15litros/segundo) ele não aplicará o habitual «coeficiente de simultaneadade» [ 1 / raiz quadrada de (nº de aparelhos-1) ] e terá de considerar um abastecimento com esse caudal mínimo (0,45lt/seg).

    O cálculo hidraulico é feito no sentido de minimizar o ruído (velocidade da água), e determina a pressão de entrada necessária para que a água chegue ao ponto mais desfavorável com pressão adequada.

    Neste caso, uma canalização com 1" (25,4mm) de diâmetro interior deveria ser suficiente.

    Na realidade o que se faz é somar o caudal de todas as torneiras (lavatório, bidé, banheira/duche, sanita) e aplica-se-lhe um coeficiente que depende do número de aparelhos.
    No caso de 3 i.s. e uma cozinha o caudal de cálculo será qualquer coisa como:
    [3 x (0,25+0,1+0,1+01)+ (0,2+0,2+0,15)]/[raiz de (15-1)]= 0,59 litros/segundo.
    Para este caudal, o diâmetro recomendado será de 30mm (ou o que houver de parecido no mercado).

    aprendiz2
    IS = instalação sanitária.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao, susana&bruno
  3.  # 8

    aprendiz2.
    É verdade.
    O cálculo hidraulico determina as «perdas de carga», isto é, contabiliza os "acessórios" - curvas, tês, reduções - e o comprimento dos tubos de forma a determinar as diminuições de pressão da água entre a entrada e a saída do percurso, consoante o tipo de material.

    Mas uma coisa é a pressão da água (kg/m2), outra é o caudal (/quantidade; litros/segundo).
    É mais ou menos como na electricidade: intensidade (Amperes) e diferença de potencial (Volts).

    Para se tomarem 3 duches em simultâneo, é preciso - pelo menos por cálculo - um caudal de 0,45 litros/segundo. Em teoria, se todos os duches estiverem equidistantes (isto é, sofrendo uma mesma quebra de pressão), uma canalização com (1") 25mm devia ser suficiente. Por segurança, até devia ser maior. E a distribuição para cada um dos duches deveria ser de, no mínimo (3/4") 18mm.

    A verdade é que, como diz o aprendiz2, raramente vi disto (só mesmo nos prédios em que eu fiz os cálculos - em que as entradas nos prédios chegaram a ser feitas por 2 tubos 2, com 400mm de diâmetro). Normalmente a água circula a 3/4" e distribui a 1/2".

    Há outro problema (mas isto era «antigamente»):
    Nos prédios em que os canos ainda são em ferro, por exemplo em Lisboa, o diâmetro interior - sobretudo dos canos de água quente - fica reduzido a quase metade em poucos anos (por corrosão+depósito de calcário). Isto é, o caudal que passa por eles fica reduzido a UM QUARTO.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  4.  # 9

    Boas

    é costume dimensionar na especialidade de AQS, o caudal igual nas várias IS? Isto é, é garantido que se tiver 3 pessoas a tomar banho em 3 IS, que todas elas estão a tomar banho com o mesmo caudal, não sendo afectadas pela variação dos banhos das outras pessoas.

    Há duas maneiras de encarar o dimensionamento de uma rede de distribuição de água:

    1 - A indicada pelo Luís K. W. (e prevista do respectivo regulamento) que consiste em considerar o caudal total necessário à instalação e daí estabelecer o caudal da cálculo através do tal coeficiente de simultaneidade. Este método reflecte o princípio de que não estarão todos os aparelhos a debitar simultaneamente. É o método geralmente seguido.

    2 - O outro método consiste em avaliar as diversas possibilidades de consumo simultâneo, isto é, ver se por exemplo há 3 pessoas a tomar banho simultaneamente (muito comum). Neste caso o caudal de cálculo será estabelecido de forma diferente de modo a dar satisfação às pretensões do cliente.

    O problema é que muitas das vezes não há a preocupação de conversar com o cliente para conhecer o método que mais se adequa a cada um.

    Mas sei que NÃO é habitual calcular-se a canalização de água quente. Faz-se o cálculo para a água fria e replica-se para a água quente.


    Não corresponde à realidade (pelo menos à minha, mas creio que não só). Até porque o consumo de água quente é diferente do de água fria para a mesma IS (quanto mais não for a diferença está na sanita que só consome fria).
    Em relação aos diâmetros dependem do caudal e pressão necessários e do nível de conforto pretendido (regularização do caudal, minimização de ruídos, etc.). dependem igualmente do material das tubagens (mais propriamente do coeficiente de rugosidade).

    Na minha opinião, e tendo por base o que vejo, as redes são em geral mal dimensionadas (porque não têm em conta as especificidades de cada caso) e geralmente são definidos diâmetros inferiores aos apropriados.

    cumps
    Jsé Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  5.  # 10

    Bem, não pude pronunciar-me mais cedo, porque além de ter de dormir (o post foi colocado perto das 0:00), infelizmente, o trabalho não o permitiu.
    A questão da sigla IS parece que já foi esclarecida. :)

    A questão da especificidade do tema, vou tentar esclarecer agora.

    A questão foi colocada no sentido de perceber:
    1. se as pessoas têm este factor em conta (simultaneidade de banhos);
    2. se o mencionam ao gabinete projectista antes de executar a especialidade de águas sanitárias;
    3. que factores/condicionantes são necessários para determinar correctamente o pretendido;
    4. se encarece muito a execução tendo em conta o discutido, etc...

    E um ponto novo será: sendo um sistema de recirculação de águas (retorno), a instalação tornar-se-á mais complicada (distribuição em paralelo) e ficará mais cara.

    No meu caso em concreto, estamos a falar de 2 IS com chuveiros e 1 IS com banheira. O pormenor do chuveiro, "Rainsky" ou outro, não tenho ainda em mente....

    Obrigado pelo debate
  6.  # 11

    Boas

    A questão foi colocada no sentido de perceber:
    1. se as pessoas têm este factor em conta (simultaneidade de banhos);

    Se está a referir-se aos projectistas, têm em conta o coeficiente indicado pelo respectivo regulamento o que, numas instalações como as que indica, não prevê a simultaneidade de três banhos.

    2. se o mencionam ao gabinete projectista antes de executar a especialidade de águas sanitárias;

    Se está a referir-se aos donos da obra, nem sequer têm noção (geralmente) do problema, pelo que passa ao lado.

    3. que factores/condicionantes são necessários para determinar correctamente o pretendido;

    Características do material da rede, débito dos aparelhos instalados, hábitos de consumo.

    4. se encarece muito a execução tendo em conta o discutido, etc...

    Não creio que seja significativo, proncipalmente tendo em consideração os benefícios.

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  7.  # 12

    Desculpem meter-me na discursão estamos a esquecer de alguns promenores pois fala-se em caudais enormes para agua quente para 3 duches seguidos, mas a mesma habitaçao quando for só 1 duche fica à espera que a agua chegue e aí lá se foram uns litros para o esgoto e a agua é um bem cada vez mais escasso, a não ser que instalem um circuito de reciculaçao bem executado
  8.  # 13

    instalem um circuito de reciculaçao bem executado


    Como propõe ser feito?
  9.  # 14

    semog
    Confesso que não percebi bem o seu comentário.

    O caudal das torneiras é o que é e, realmente, perde-se praticamente tanta água - enquanto não aquece - ao tomar UM duche como TRES EM SIMULTANEO.
    Se a água vier de um termoacumulador, o tubo tiver 25mm de diâmetro e a distância do termoacumulador ao duche for de 10m, "perdem-se" menos de 5 litros de água.

    Mas se houver recirculação de água, em vez de desperdiçar água está a desperdiçar energia (a aquecer as paredes por onde passam os canos todo o dia).
    Não me parece que seja melhor...
  10.  # 15

    bem, pelo que pesquisei, as pessoas que optam pelo retorno têm disponível um botão de accionamento nas IS e cozinhas para que possam uns minutos antes activar o retorno.
    Outros optam pelo temporizador definindo os horários dos banhos para activar e durante o período de jantar, para confecção da comida.

    Cumps
 
0.0209 seg. NEW