Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.
    Estou prestes a adquirir uma moradia bifamiliar em propriedade horizontal (R/C + 1 andar).
    A ideia será tornar a habitação numa moradia unifamiliar.
    A minha questão é: quais são os licenciamentos que são necessários para tornar esta operação viável e os seus custos associados, tais como, escada interna a unir os dois pisos e unificar os contadores de luz, água, etc.
    Obrigado
  2.  # 2

    Olá boa noite.
    Primeiro tem de ir analisar se é abrangido por loteamento e se o mesmo permite essa alteração.
    Depois volte cá com notícias.
    Obrigado

    PS: Vai comprar duas frações autónomas ?
  3.  # 3

    Sim neste momento são duas frações autónomas que têm o mesmo proprietário.

    O que quer dizer com loteamento? É uma moradia "normal" sendo que está dividida em R/C e 1 andar. Não tenho mais nenhuma informação de momento. Mas poderão existir entraves para tornar-se unifamiliar?

    Muito obrigado pela resposta e contribuição.
  4.  # 4

    Não se sabe, primeiro faça como disse, na Câmara Municipal.
    Pergunte se está abrangido por loteamento.
    Também pode aproveitar e marcar um atendimento com alguém do urbanismos e trocam umas ideias com um dos técnicos. De certeza que o técnico irá dar pistas importantes.
    Ele dirá logo o que tem de fazer, com ou sem loteamento.
    Boa sorte.
  5.  # 5

    não há entraves nenhuns, apenas tem de contatar um gabinete de projetos para procederem a essa alteração e por na camara.
    Concordam com este comentário: brunomrosa
  6.  # 6

    Colocado por: marco1não há entraves nenhuns, apenas tem de contatar um gabinete de projetos para procederem a essa alteração e por na camara.

    Se estiver num loteamento, como o brunomrosa estava a questionar, pode ter que fazer uma alteração ao loteamento e pode ter que pedir autorização aos restantes proprietários.
    Concordam com este comentário: brunomrosa
  7.  # 7

    Colocado por: Picareta
    Se estiver num loteamento, como o brunomrosa estava a questionar, pode ter que fazer uma alteração ao loteamento e pode ter que pedir autorização aos restantes proprietários.

    Pois.
    Acho que sim .
    De todas as formas pode sempre fazer o que o marco diz : contratar um gabinete de projetos.
    Mas a primeira opção, ir à câmara, ainda é grátis.
    Na segunda começa logo a pagar honorários... Ou não... As vezes tb mando uns bitaites grátis.
  8.  # 8

    Picareta

    aposto que não, se fosse o contrário sem duvida mas assim aposto mesmo que não.
  9.  # 9

    Colocado por: marco1aposto que não, se fosse o contrário sem duvida mas assim aposto mesmo que não.

    Provavelmente tem razão, mas é sempre uma probabilidade.
  10.  # 10

    Obrigado pelas vossas opiniões e conselhos.

    Mas esse gabinete de projetos cobra muito por essa "passagem" a unifamiliar?

    E relativamente a custos de unificar contadores, etc. Existem muitas burocracias associadas? E custos?
  11.  # 11

    pode cobrar muito ou pouco depende da sua avaliação do que é muito ou pouco e da maior ou menor complexidade burocratica desse caso especifico. peça orçamentos e compare. Mas tambem pode ir á camara e lá já fica a saber muito e de borla.
  12.  # 12

    Não vai ser barato, tem alguma burocracia e tem de desenhar a moradia toda, ou passar a "computador" as telas finais.
    Tem de argumentar e ainda por cima responsabilizar se por tudo!
  13.  # 13

    Sim eu percebo que tenha alguma burocracia e custos, mas não tenho noção de quanto tempo e quantos milhares de euros será necessário para realizar tudo.

    Para realizar uma escada interna e agregar contadores de água e luz é exequível em 12 meses? Entre 3.000€ e 8.000€ é um valor otimista?

    Relativamente a ida a câmara não está fácil de falar com eles devido ao covid.
  14.  # 14

    Conrate um arquiteto. ele irá à Câmara tentar perceber se o edifício está legal, se está inserido num loteamento , ets.
    Depois ferá e coordenará com as engenharias os projetos necessários para as alterações que pretende.
 
0.0157 seg. NEW