Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos.
    Tenho um problema com fungos na parede do meu quarto. Parede e não só porque já afecta também o rodapé (por mais que limpe, já não consigo remover as manchas que se formaram).

    Trata-se de um apartamento na zona de Santarém e é uma parede voltada a norte, sendo que é quarto com suite (que tem janela).

    Todos os anos tenho resolvido temporariamente com a aplicação de UHU removedor de fungos (embalagem vermelha), mas volta sempre a aparecer, apesar de termos o cuidado de arejar diariamente a casa e de, quando não o podemos fazer, ligar o desumificador.
    Infiltração não me parece que seja.
    Parece-me uma ponte térmica pois tenho muita condensação de inverno (a parede fica muito fria, particularmente no canto e vê-se perfeitamente a água a acumular-se ali. A parede fica mesmo molhada).
    Ainda por cima, tanto eu como a minha mulher trabalhamos por turnos e por isso há dias em que o quarto acaba por estar com alguém a respirar lá dentro durante umas boas 15/16h, fechado enquanto dormimos.

    A ideia era contratar alguém para fazer o trabalho.
    Tratar a parede e depois isolar...
    Já que vou mexer, queria aproveitar pra acrescentar também algum conforto térmico.
    Pensei talvez em pladur, com barreira pára-vapor, mas como não tenho muito espaço (cerca de 80cm desde o fundo da cama até à parede oposta), não tenho muito espaço para "roubar" à parede afectada...
    Será uma solução adequada?

    Estamos a falar de uma parede com cerca de 4.5mx2.5.

    Resolverá? Não queria estar apenas a "tapar" o problema, para mais tarde voltar a aparecer...


    parede

    parede 2

    Agradeço qualquer ajuda!
    Cumprimentos
  2.  # 2

    Boas Kronnuz, não consegue resolver o problema pelo exterior?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Kronnuz
  3.  # 3

    É um apartamento... Isolar o edifício por fora será impossível... Daí ter pensado fazer por dentro
  4.  # 4

    Eu percebi que era um apartamento, mas pode o problema ser partilhado por outros condóminos e então resolviam o problema na fachada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Kronnuz
  5.  # 5

    Será difícil... Brevemente vamos ter de equacionar uma intervenção na garagem que vai ser onerosa e portanto, o melhor é nem propor isto.
    E sei que há vários vizinhos que têm mais problemas que eu neste aspecto. Mesmo assim, tenho conseguido manter isto mais ou menos controlado
  6.  # 6

    Colocado por: KronnuzTenho um problema com fungos na parede do meu quarto. Parede e não só porque já afecta também o rodapé (por mais que limpe, já não consigo remover as manchas que se formaram).


    Colocado por: KronnuzParece-me uma ponte térmica pois tenho muita condensação de inverno (a parede fica muito fria, particularmente no canto e vê-se perfeitamente a água a acumular-se ali. A parede fica mesmo molhada).
    Ainda por cima, tanto eu como a minha mulher trabalhamos por turnos e por isso há dias em que o quarto acaba por estar com alguém a respirar lá dentro durante umas boas 15/16h, fechado enquanto dormimos.


    É muito fácil eliminar o bolor mas se for condensação vai voltar a aparecer.
    Eu não consigo ver nada na parede na foto que colocou aqui.
    Aquecer e ventilar o quarto e talvez dormir com a porta aberta/entreaberta e chegar a cama mais para o lado do roupeiro. Tem higrómetro? Já experimentou colocar 1 ou 2 daqueles desumidificadores pequenos de recargas?
  7.  # 7

    @wuxing - eu apenas coloquei aquelas duas imagens para se ter noção onde surge o bolor ;)
    Cá vai uma das manchas (neste momento não se notam muito porque se aplicou o produto da UHU há pouco tempo):

    parede

    O rodapé até já está a ficar esbranquiçado e sem revestimento devido às vezes que já foi lavado...

    Sim, já tivemos esses desumificadores de recarga. Ajudaram, mas o bolor reaparece sempre.
    De há cerca de 3 anos para cá que utilizamos um da DeLonghi sempre que tomamos banho e não podemos ter as duas janelas abertas para fazer corrente de ar e ventilar o quarto.

    A sua sugestão de "aquecer" o quarto vai contra a ideia que tenho do que se deve fazer... isto porque a condensação forma-se exactamente pelo diferencial de temperatura entre o interior (neste caso mais quente) e o exterior (mais frio).
    Parede fria devido à ponte térmica+contacto com ar quente do quarto = condensação... ou estarei a ver mal a coisa?

    Obrigado!
  8.  # 8

    Colocado por: KronnuzA sua sugestão de "aquecer" o quarto vai contra a ideia que tenho do que se deve fazer... isto porque a condensação forma-se exactamente pelo diferencial de temperatura entre o interior (neste caso mais quente) e o exterior (mais frio).
    Parede fria devido à ponte térmica+contacto com ar quente do quarto = condensação... ou estarei a ver mal a coisa?


    Se aquecer o quarto a face da parede interior vai estar menos fria. O ponto de condensação vai sair da face da parede.
  9.  # 9

    A membrana não inibe a ponte térmica e por si só não resolve. Tem sempre de utilizar isolamento e isso só à base de espessura conjugando com PGL hidrófugo.
    Provavelmente será mais difícil contornar a ombreira do armário embutido, do que a perda de meia dúzia de centimetros na profundidade do quarto.
    Mas a solução interior passa por aí...
  10.  # 10

    @Kduvidas - pois, a questão da ombreira do móvel também me preocupa...
    Não sei mesmo o que fazer... Se calhar peço apenas orçamento para tratamento da parede, substituição do rodapé e pintura...
    Provavelmente fazer mais do que isto já vai obrigar a mais mexidas.
    Não tenho qualquer referência aqui na zona Santarém de pessoal que faça um trabalho de qualidade... Alguém pode aconselhar?
    Obrigado
  11.  # 11

    Colocado por: KronnuzOlá a todos.
    Tenho um problema com fungos na parede do meu quarto. Parede e não só porque já afecta também o rodapé (por mais que limpe, já não consigo remover as manchas que se formaram).

    Trata-se de um apartamento na zona de Santarém e é uma parede voltada a norte, sendo que é quarto com suite (que tem janela).

    Todos os anos tenho resolvido temporariamente com a aplicação de UHU removedor de fungos (embalagem vermelha), mas volta sempre a aparecer, apesar de termos o cuidado de arejar diariamente a casa e de, quando não o podemos fazer, ligar o desumificador.
    Infiltração não me parece que seja.
    Parece-me uma ponte térmica pois tenho muita condensação de inverno (a parede fica muito fria, particularmente no canto e vê-se perfeitamente a água a acumular-se ali. A parede fica mesmo molhada).
    Ainda por cima, tanto eu como a minha mulher trabalhamos por turnos e por isso há dias em que o quarto acaba por estar com alguém a respirar lá dentro durante umas boas 15/16h, fechado enquanto dormimos.

    A ideia era contratar alguém para fazer o trabalho.
    Tratar a parede e depois isolar...
    Já que vou mexer, queria aproveitar pra acrescentar também algum conforto térmico.
    Pensei talvez em pladur, com barreira pára-vapor, mas como não tenho muito espaço (cerca de 80cm desde o fundo da cama até à parede oposta), não tenho muito espaço para "roubar" à parede afectada...
    Será uma solução adequada?

    Estamos a falar de uma parede com cerca de 4.5mx2.5.

    Resolverá? Não queria estar apenas a "tapar" o problema, para mais tarde voltar a aparecer...


    parede

    parede 2

    Agradeço qualquer ajuda!
    Cumprimentos


    Bom dia,

    Sendo pelo interior, recomendamos o sistema Schluter Kerdi-Board.
    Tratam-se de placas com miolo em XPS, faceadas em ambos os lados por uma lâmina de polietileno.
    São aplicadas diretamente à parede com cimento-cola, posteriormente faz-se a selagem de juntas em placas, e acaba-se com massa de gesso e a pintura.

    Em termos de espessuras de placas, existem:
    5mm
    9mm
    12mm
    19mm
    28mm
    38mm
    50mm

    Como refere alguma questão térmica, poderíamos equacionar a partir dos 28mm.
    Caso não queira essa característica, a placa de 5mm é mais que suficiente.
    Concordam com este comentário: Kronnuz
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Kronnuz, NLuz
      ss_compo_kerdiboard_001_r.tif_rdax_55.jpg
  12.  # 12

    Grato pela proposta de solução @Atlas Eurobild.

    Parece-me interessante, de facto!
    Se me pudesse enviar valores por mensagem, agradecia. Uma vez que estou a pensar mexer, quereria algo que melhorasse o comportamento térmico,sim.

    Pelo que pude ler, esta solução dispensa a criação de uma barreira pára-vapor, correcto?
    Considera ser adequado? Não haverá o risco de se agudizarem os problemas que já tenho?
    A intervenção proposta inclui o tratamento prévio da parede original, a fim de se eliminarem os fungos?

    Melhores cumprimentos
  13.  # 13

    Colocado por: Atlas Eurobuild

    Bom dia,

    Sendo pelo interior, recomendamos o sistema Schluter Kerdi-Board.
    Tratam-se de placas com miolo em XPS, faceadas em ambos os lados por uma lâmina de polietileno.
    São aplicadas diretamente à parede com cimento-cola, posteriormente faz-se a selagem de juntas em placas, e acaba-se com massa de gesso e a pintura.

    Em termos de espessuras de placas, existem:
    5mm
    9mm
    12mm
    19mm
    28mm
    38mm
    50mm

    Como refere alguma questão térmica, poderíamos equacionar a partir dos 28mm.
    Caso não queira essa característica, a placa de 5mm é mais que suficiente.
    Concordam com este comentário:Kronnuz
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Kronnuz,NLuz
      ss_compo_kerdiboard_001_r.tif_rdax_55.jpg


    @Atlas Eurobuild - enviei mensagem via facebook e e-mail. Aguardo vossa resposta. Cumprimentos
 
0.0197 seg. NEW