Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Gostaria de perguntar aos entendidos qual é o timing médio para, depois de aprovados na camara municipal o projeto de arquitetura e especialidades, o gabinete libertar todo o processo para que o cliente possa começar a entrar em contacto com empreiteiros?

    Partindo do principio que a situação financeira está toda resolvida?

    Obrigado.
  2.  # 2

    Colocado por: PhantomNorthGostaria de perguntar aos entendidos qual é o timing médio para, depois de aprovados na camara municipal o projeto de arquitetura e especialidades, o gabinete libertar todo o processo para que o cliente possa começar a entrar em contacto com empreiteiros?

    O cliente deveria de ficar com uma cópia do processo antes de ele entrar na Câmara.
    Não me diga que já pagou tudo sem ter os processos na mão.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  3.  # 3

    Eu forneço ao DO, logo todos os elementos digitais do processo que é submetido na câmara... e das cópias em papel, se estiver isso estipulado.
    Mas se calhar aqui a questão é outra, acertou a elaboração de projectos de execução? de Mapas de quantidades e caderno de encargos?
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro BarradasMas se calhar aqui a questão é outra, acertou a elaboração de projectos de execução? de Mapas de quantidades e caderno de encargos?

    Pois, pode ser isso.
  5.  # 5

    Sim, nunca me foi entregue nem uma copia da arquitetura, nem uma copia das especialidades antes de entrarem na camara (com toda a sinceridade nem sabia que o procedimento era esse).
    Já paguei tudo claro, quero acreditar na boa fé das pessoas.

    Queria colocar outra pergunta.. depois de estar em obra se decidir fazer alterações ao projeto. Terei de fazer um projeto de alterações para apresentar na camara. Sou obrigado a trabalhar com o mesmo gabinete ou posso tentar encontrar outro que faça a continuação?

    Isto foi um processo deveras desgastante com cerca de 8, 9 entradas na camara. Um processo onde o gabinete nunca mostrou o mínimo de competência/vontade profissionalismo de desenvolver os trabalhos numa fase avançada. Perguntam-me porque continuei com eles? Porque já tinha muito tempo gasto e muito dinheiro investido.

    Obrigado
  6.  # 6

    Colocado por: Picareta


    Ao inicio pretendia ter essas trabalhos supostamente extras, principalmente do mapa de quantidades. Mas com o passar do tempo, comecei eu próprio a falar diretamente com construtores e a definir o que queria. Sendo que neste momento tenho tudo apalavrado com um empreiteiro para iniciar os trabalhos.

    A questão é, o dossier que entra na camara com todo o processo, não é também o processo que me vai ser entregue para poder iniciar os trabalhos?

    Não seria apenas uma questão de: Ok está tudo aprovado, o cliente pagou, vamos enviar-lhe o processo..
    Concordam com este comentário: n91
  7.  # 7

    Colocado por: PhantomNorthJá paguei tudo claro, quero acreditar na boa fé das pessoas.
    os arquitectos terão se esquecido? nem é uma questao de boa fé ou não... os desenhos são seus.

    já tentou falar com eles?
  8.  # 8

    Colocado por: PhantomNorthSendo que neste momento tenho tudo apalavrado com um empreiteiro para iniciar os trabalhos.
    ok, o construtor já sabe de boca o que quer, mas e o seu fiscal vai trabalhar com o quê?
  9.  # 9

    Colocado por: PhantomNorthdepois de estar em obra se decidir fazer alterações ao projeto.
    depende se das alterações que fizer. veja lá que nao faça alterações que não cumprem a legislação e não sejam possiveis de legalizar.

    veja se arranja mas é um fiscal em condições em vez de um só de assinatura.
    Concordam com este comentário: brunomrosa
  10.  # 10

    Bom dia,

    Irei falar na próxima semana.

    Não estava a pensar arranjar fiscal, irei eu próprio em conjunto com o empreiteiro afinar os detalhes.

    Trata-se de um edificio antigo que irá ser reabilitado, em que as alterações de fachada que queriamos já foram aprovadas e aí não iremos mexer em mais nada.
    As alterações que pretendemos e que já demos a conhecer ao gabinete de arquitetura, serão ao nivel do interior apenas trocar a sala e cozinha de posição. Pelo que aquilo que me disseram não haverá problema e será só mesmo uma alteração de desenhos.


    Mas será normal, mesmo nas especialidades eu nunca ter sido consultado sobre que estrutura interior iria ser proposta (a ideia é demolição interior com aproveitamento de paredes exteriores. Neste caso o proposto foi estrutura LSF), entre outras coisas?

    Não é que me importe, eu sinceramente no final já queria era o projeto pronto e aprovado para iniciar os trabalhos. Até porque o gabinete sempre foi sensibilizado sobre o mau estado da fachada do edificio, que requer intervenção urgente, por estar numa zona de grande afluência de pessoas. Mesmo sabendo isto, nunca fizeram um esforço em dar prioridade a este projeto e a entrega dos elementos foi sempre feita na ultima da hora. Tendo por uma vez inclusive o prazo de entrega ter expirado e obrigado a nova abertura de processo na camara. Enfim meti-me com gente deveras incompetente, pelo menos neste projeto foi a imagem que deixaram, porque até ouço falar bem deles.
  11.  # 11

    Colocado por: PhantomNorthNão estava a pensar arranjar fiscal, irei eu próprio em conjunto com o empreiteiro afinar os detalhes.


    Ai ai ai.
    É obrigatório por lei.
    Nem pode fazer a obra sem um fiscal.
    Não faça aldrabice com a assinatura de favor, faça as coisas bem.
  12.  # 12

    Colocado por: PhantomNorthNão estava a pensar arranjar fiscal, irei eu próprio em conjunto com o empreiteiro afinar os detalhes.


    as coisas já correram mal com o arquitecto e mesmo assim não aprendeu? se der para o torto com o empreiteiro também, como é que se vai proteger?

    Colocado por: PhantomNorthSendo que neste momento tenho tudo apalavrado com um empreiteiro para iniciar os trabalhos.


    nos dias de hoje ainda se usa o apalavrado? a palavra já não vale o que valia infelizmente, tenha cuidado.
  13.  # 13

    Calma, não sabia que era obrigatório eheh. Não quero contornar a lei em nada, apenas já não confio em ninguém e estar a pagar para não fazerem nada já me chegou este gabinete de arquitetura.

    Mas irei aprofundar essa questão.

    Em relação ao empreiteiro, é uma pessoa em quem ainda confio (isto contradiz um pouco o que disse em cima). Espero que não seja mais uma desilusão.

    Obrigado.
  14.  # 14

    Para além da fiscalização está obrigado ainda a ter um coordenador de segurança.
    Este ano está a ser um bom ano para acidentes. Todas as semanas temos pelo menos um grave ou mortal.
    Tb está a pensar assumir você essa responsabilidade da coordenação de segurança?
  15.  # 15

    Colocado por: zedasilvaPara além da fiscalização está obrigado ainda a ter um coordenador de segurança.
    Este ano está a ser um bom ano para acidentes. Todas as semanas temos pelo menos um grave ou mortal.
    Tb está a pensar assumir você essa responsabilidade da coordenação de segurança?


    Obviamente que tenciono cumprir com todo o que fiz, e ser informado, bem informado de tudo o que tenho de fazer.

    Hoje liguei para o gabinete de arquitetura, e dizem que vão entregar o processo em formato digital. Mas não deveriam entregar também uma versão original e duas copias? Pelo menos é isto que vem explicito no orçamento que me deram e aceitei.

    Tendo todo o processo nas minhas mãos, eu posso procurar outro arquiteto que me faça depois a alteração aos desenhos (caso haja) para entregar na camara as telas finais? Irei necessitar também de um engenheiro para me assinar o projeto no final?
    É muito complicado fazer esta mudança nesta altura?

    Não quero de todo continuar com aquele gabinete de arquitetura.

    Obrigado!
  16.  # 16

    Colocado por: PhantomNorthPelo menos é isto que vem explicito no orçamento que me deram e aceitei.

    Se está no orçamento devem cumpri-lo.

    Colocado por: PhantomNortheu posso procurar outro arquiteto que me faça depois a alteração aos desenhos (caso haja) para entregar na camara as telas finais?

    Pode!
    Se lhe disserem que não estão a tentar enganá-lo

    Colocado por: PhantomNorthIrei necessitar também de um engenheiro para me assinar o projeto no final?

    Não!

    Colocado por: PhantomNorthÉ muito complicado fazer esta mudança nesta altura?

    Não!
  17.  # 17

    Boas zedasilva, obrigado pelas respostas.

    Posso avançar então com toda a obra e apenas no final, chamar um arquiteto para me fazer as alterações que fiz, ou o arquiteto tem de acompanhar o processo de construção?

    Para isto, o gabinete de arquitetura atual terá de fornecer todos os editáveis também, correto?
  18.  # 18

    Colocado por: PhantomNorthou o arquiteto tem de acompanhar o processo de construção?

    O ideal é que acompanhe, dependendo das alterações que quer fazer, convém ter um acompanhamento mais técnico para garantir que são possíveis.
    A sua fiscalização tb pode garantir isso mas pode haver uma ou outra coisa que lhe escape. Muito embora a fiscalização deve perceber destas coisas, não pode perceber de tudo.

    Colocado por: PhantomNortho gabinete de arquitetura atual terá de fornecer todos os editáveis também, correto?

    Não!
    Os editáveis são propriedade de quem os produz, mas não é isso que irá dificultar as coisas.
  19.  # 19

    Colocado por: PhantomNorthdepois de estar em obra se decidir fazer alterações ao projeto



    Colocado por: PhantomNorthserão ao nivel do interior apenas trocar a sala e cozinha de posição.



    Colocado por: PhantomNorthhaverá problema
  20.  # 20

    Colocado por: zedasilva

    Pode!
    Se lhe disserem que não estão a tentar enganá-lo


    Pode sim, mas não pode alterar um projeto em obra sem consentimento do autor, devido aos direitos de autor.
 
0.0239 seg. NEW