Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Como tenho falado por aqui, estou a pensar aplicar uma BC em "paralelo" com o meu recuperador de calor com circulação de água. Actualmente tenho a constelação na imagem em anexo (desculpem o inglês, foi para enviar um email) e queria basicamente colocar a BC em funcionamento paralelo ao recuperador. Também queria que o termostato do depósito de AQS fosse lido pela BC (de preferência um sensor e não o termostato) e que a válvula de 3 vias também fosse controlada pela BC, nomeadamente para poder escolher se quero ou não AQC, se quero ou não AQS, qual a prioridade, horas de funcionamento, etc.

    Investiguei, recebi alguns orçamentos e com cada um vinha mais uma alternativa diferente e mais um molho de dúvidas...
    O último está muito agradável do ponto de vista do preço e do equipamento (aroTHERM Plus 8,5kW) mas que me deixou todo baralhado.
    Segundo o técnico, não iria usar válvula de 3 vias mas sim um separador hidráulico (nunca tinha sequer ouvido falar nisso) e o depósito estaria ligado em série com os radiadores (como se fosse mais um radiador). Ou seja, não posso aquecer AQS sem AQC e vice versa. Porquê? Porque o meu depósito de AQS actual tem uma serpentina muito pequena, nesses poucos metros a temperatura não iria cair e a temperatura de entrada iria ser igual à de impulsão e isso resultava em erro na bomba.
    Isto faz sentido? A BC, ao saber que está a fazer AQS, não permite produzir uma determinada temperatura e manter isso até o sensor do depósito chegar ao setpoint, e então desligar-se ou passar ao AQC?

    Outra coisa que me disse foi algo que não consigo fazer sentido. Disse-me que não vale a pena usar a BC para aquecer AQS no verão, que nessa altura mais valia a pena usar a resistência de backup do depósito porque a BC estaria com um COP de 1 e por isso não valia a pena ligar. Isto faz sentido? O COP não piora com o diferencial entre a temperatura exterior e a impulsão? Como é que retirar energia de ar quente para produzir quente é pouco eficiente? Não entendo.
      esquema.jpg.jpg
  2.  # 2

    Colocado por: Bruno.AlvesIsto faz sentido?
    não.
  3.  # 3

    Colocado por: Bruno.AlvesDisse-me que não vale a pena usar a BC para aquecer AQS no verão, que nessa altura mais valia a pena usar a resistência de backup do depósito porque a BC estaria com um COP de 1
    com temp ext acima dos 12ºC o COP sobe podendo chegar aos 6.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves
  4.  # 4

    Colocado por: jorgealvesnão.

    Era o que eu pensava :-(

    Alguma recomendação sobre o que é que posso fazer naquela instalação? Sobre a utilização do depósito AQS actual, uma BC pode trabalhar com ele ou tenho de pensar em trocar?
  5.  # 5

    Colocado por: Bruno.AlvesAlguma recomendação sobre o que é que posso fazer naquela instalação?
    é uma situação simples, recuperador ligado num deposito misto que faz AQS e inercia para a climatização, recebendo da bomba de calor e do recuperador com ou sem valvula de 3 vias conforme desejar, com radiadores e sendo exclusivamente aquecimento pode funcionar bem sem válvula de 3 vias.

    Colocado por: Bruno.AlvesSobre a utilização do depósito AQS actual, uma BC pode trabalhar com ele ou tenho de pensar em trocar?
    depende somente do deposito
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves
 
0.0098 seg. NEW