Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Durante a remodelação do meu apartamento, coloquei nos quartos dois roupeiros em mdf com portas de correr, embutidos numa parede de pladur, erguida para o efeito.

    Agora, sinto frio vindo das frinchas das portas fechadas. Ainda pensei que fosse mania minha, mas entretanto li por aqui umas threads que me levam a crer que algo pode não ter sido feito como devia.

    Os roupeiros são forrados integralmente, estando:

    - um deles em contacto lateral com a parede que divide o meu apartamento do do meu vizinho e o fundo em contacto com a parede que dá para o vão das escadas do prédio;
    - e o outro em contacto lateral com uma parede com caixa de ar, que separa do prédio contíguo ao meu, e o fundo em contacto com a parede que separa de uma casa de banho.

    Ambos vão até ao tecto, por cima do qual está um terraço. Estes armários parecem-me duas caixas intensificadoras do frio que passe pelas paredes ou tecto. Faz sentido esta interpretação? Há algo que possa fazer para resolver, para além do deitar abaixo?

    Obrigado, desde já
      IMG_20210321_165028.jpg
      IMG_20210321_164413.jpg
  2.  # 2

    Aguarde uns dias, isso é da inércia térmica.
  3.  # 3

    Colocado por: Tome_2Aguarde uns dias, isso é da inércia térmica.


    Aguardar uns dias, como assim? Aguardar que as temperaturas subam, é isso?
  4.  # 4

  5.  # 5

    Colocado por: caocomasashttps://youtu.be/0PhzyjPj6MQ


    Não estou a ver que ilações devo retirar daqui. Pode esclarecer?
  6.  # 6

    abra as portas e deixe o ar climatizado entrar.
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro Barradasabra as portas e deixe o ar climatizado entrar.


    Se este fórum fosse um palco de stand up, talvez fizesse um brilharete
  8.  # 8

    Bruper... Se não percebe. Paciência.
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro BarradasBruper... Se não percebe. Paciência.


    Se se refere a ligar climatizadores, sim, disso percebo bem. Obrigado.
  10.  # 10

    .. equalizar a temperatura entre os espaço. não é ligar nada.
    (ainda perco tempo a responder)
  11.  # 11

    Colocado por: Pedro Barradas.. equalizar a temperatura entre os espaço. não é ligar nada.
    (ainda perco tempo a responder)


    Desculpe-me o mal-entendido, Pedro Barradas. Interpretei a sua primeira resposta como muitas que vejo por aqui de esperteza saloia, que em nada contribuem. A expressão ar climatizado só me levou a pensar em climatizadores. Mais uma vez as minhas desculpas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  12.  # 12

    Colocado por: bruper

    Desculpe-me o mal-entendido, Pedro Barradas. Interpretei a sua primeira resposta como muitas que vejo por aqui de esperteza saloia, que em nada contribuem. A expressão ar climatizado só me levou a pensar em climatizadores. Mais uma vez as minhas desculpas.


    E já agora, testei o que me recomendou e não creio que tenha resultado. A diferença térmica persiste.

    Mas liguei um aquecedor junto do armário e aí talvez dissesse que deixei de sentir. Julgo é que o efeito do aquecedor a emanar ar quente acabe por ser mais forte do que qualquer outra fonte de frio ali presente..

    Reparei que a massa, que faz de junta entre o remate de um dos roupeiros e a parede de pladur, rachou e, dessas frinchas, sinto o mesmo ar frio.

    Creio que entre o roupeiro e as paredes e o tecto existe uma "caixa de ar", um espaço oco. Imagino que o frio que passe dessas superfícies acabe por ficar aprisionado ali, com pouco ou nenhum contacto com o resto do ambiente e vá sendo libertado progressivamente por transferência dos materiais do roupeiro e, posteriormente, para o interior dos quartos pelas frinchas das portas deslizantes.

    Mas isto sou eu a imaginar coisas de que sei pouco e a tentar juntar as peças do que li sobre inércia e transferências térmicas.
  13.  # 13

    Pode ser. Sele isso.
    • bruper
    • 22 março 2021 editado

     # 14

    Colocado por: Pedro BarradasPode ser. Sele isso.


    Quando diz sele isso, presumo que se refira às juntas no interior do roupeiro (e não só a massa que rachou), certo?

    Que tipo de selante? O interior é de aglomerado forrado ao que se chama de linho.

    E será que basta selar essas juntas? Não haverá transferência pelo próprio material que forra todo o interior dos roupeiros? Sei que não há nada como testar, mas já equacionei a hipótese de desmontar os roupeiros e isolar as zonas ocas com uma lã qualquer.
  14.  # 15

    Tenho a impressão que algo não ficou claro no que expus em cima, Pedro Barradas. Selar a massa só por si não vai resolver. O ar frio está acumulado nos espaços entre os roupeiros e as paredes. Portanto, tapando a dita rachadela na massa só faz sentido se isolar o interior do roupeiro.

    Não seria mais lógico e eficaz (e trabalhoso, também) retirar o roupeiro e isola-lo pelo seu exterior?
  15.  # 16

    Não sei como isso ficou feito. A casa não tem uma placa? um tecto "real"?
    Se não tem tem um espaço enorme não climatizado, que funciona muito mal.
  16.  # 17

    O armário precisa de um exorcista !
    • bruper
    • 27 março 2021 editado

     # 18

    Colocado por: Pedro BarradasNão sei como isso ficou feito. A casa não tem uma placa? um tecto "real"?
    Se não tem tem um espaço enorme não climatizado, que funciona muito mal.


    Tem placa, mas por cima destas duas divisões existe o terraço do vizinho. O resto da casa está mais abrigado pelo apartamento cimeiro. Tenho um roupeiro noutra divisão, embutido de origem, cujo fundo e topo é a própria parede, e o fenómeno já não acontece. Porque não está sob terraço, ou porque não tem as caixas de ar dos dos quartos, ou ambos, não sei.
    Nós roupeiros dos quartos, o frio sente-se de forma inconstante e sem um padrão. Já me pareceu que fosse mais evidente de noite, mas entretanto já o senti de modo semelhante de manhã ou de tarde. O mais que consigo dizer é que parece que o roupeiro respira, que acumula o frio nas zonas ocas entre o roupeiro e as paredes e vai libertando-o quando atinge um certo ponto.

    Talvez seja mesmo um caso para exorcista..
  17.  # 19

    Alguma recomendação sobre que tipo de isolamento aplicar?

    Lã de rocha seria adequado?

    Os espaços por trás dos roupeiros têm áreas distintas, mas em alguns deles dá com certeza para colmatar com 4cm de lã.

    Faz sentido sequer pensar em cobrir os roupeiros com lã, como barreira para o frio que se armazena nestes espaços?

    Obrigado desde já.
  18.  # 20

    o resto das paredes que levaram pladur também foram isoladas com lã de rocha?
 
0.0213 seg. NEW