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  1.  # 1

    Já tenho abordado este tema nalgumas questões sobre fornecedores de eletricidade, mas aproveito para criar um tópico sobre a comercializadora cashback-power, da qual sou representante.
    A cashback-power, no seu tarifário principal Power light, pratica um modelo preços indexado ao mercado ibérico de eletricidade, em que o custo do kWh é o preço de custo no mercado sem margem comercial, que tem oscilações ao longo do ano mas cujo preço médio fica abaixo da tarifa fixa. Em 2019, o preço médio do kWh foi 0.1189 em tarifa simples, 0.0772 em vazio em 0.1467 em cheio no ciclo semanal. O valor da potência contratada também não tem margem comercial, sendo apenas os valores fixados pela DGEG para cada escalão de potência. Em cada fatura é aplicado o preço médio da energia no período de faturação.

    A cashback-power cobra apenas uma comissão de gestão fixa, que é margem que permite a empresa funcionar. No caso das potências de 3.45 a 6.9kVA há têm 3 escalões de acordo com o consumo anual. Em qualquer caso, mesmo que o consumo seja muito elevado, o valor da tarifa não aumenta mais do que o que está tabelado. O resultado desta matemática é que dá uma boa poupança especialmente em lugares onde o consumo é elevado face à potência, já que a parte fixa de gestão se dilui no kwh mais barato. Como a comparação com as companhias atuais não é linear, é necessário fazer umas simulações e ver caso a caso qual é a poupança. Temos um simulador aqui: https://www.cashback-power.pt/simulador.html.
    Em casos de consumos muito assimétricos ao longo do ano, convém simular com várias faturas de meses de Verão e Inverno para ter uma melhor ideia. De qualquer forma aconselho sempre a consultar-me para eu validar as simulações, já que tem havido várias alterações nos últimos tempos relativas ao mercado da eletricidade, e ainda há algumas arestas por limar.

    Power light

    Como se vê nesta tabela, como as tarifas de gestão são fixas, dentro dessa potência quanto maior for o consumo maior a poupança em relação aos tarifários “fixos” normais.
    Esta empresa também é aderente da comunidade cashbackworld. Para quem nunca ouviu falar, é uma plataforma gratuita que dá descontos adicionais em várias lojas (Pingo Doce, booking, fnac, IKEA, Norauto......). No caso da cashback-power, para além sobre estes preços há mais 2% de cashback sobre a potência contratada e kWh consumidos (com limite) para quem é membro.
    No website existe uma FAQ a esclarecer algumas questões sobre a cashback-power (https://cashback-power.pt/faq.html)
    Mas existem algumas outras dúvidas que são aparecem frequentemente, e achei por bem abordar aqui

    1 – Fidelização

    Como está escrito no folheto, o tarifário power light não tem fidelização, quando aplicado a BTN (potências até 41.4kVA). Na informação contratual aparece que os contratos são de 12 meses renováveis automaticamente, mas são de livre resolução por parte do consumidor a qualquer altura. Nas FAQ é mencionada a fidelização, mas esta é apenas aplicável para empresas com contratos de power light BTE e MT, ou seja, potências iguais ou superiores a 41.41kVA.

    2 – Que empresa é esta?

    A cashback-power foi fundada em 2019 por jovens empresários portugueses com o objectivo de fornecer uma energia de fontes-renováveis a baixo custo. Funciona em parceira com a Ezurimbol, Lda, que representa a cashback-power como comprador de eletricidade no mercado e é sob esse nome que aparece na lista da DGEG: https://www.dgeg.gov.pt/pt/areas-setoriais/energia/energia-eletrica/servicos-e-redes/comercializadores-de-eletricidade-em-regime-de-mercado/ e na lista dos agentes de mercado autorizados na REN: https://www.mercado.ren.pt/PT/Electr/InfoMercado/InfStructMerc/Paginas/AgentesMerc.aspx
    Uma questão que já foi abordada por este fórum é a questão dos contactos. Existe um email para apoio ao cliente geral. O número de telefone que figura no site é para contactar os clientes em caso de necessidade, mas não serve como linha de callcenter. Parte da estratégia da empresa assenta na rede de Power Account Managers (PAM).
    Clientes como eu que tenham interesse nisso podem tornar-se PAM – ou por outras palavras gestores de clientes - cuja função é por um lado apresentarem e empresa e prestar esclarecimentos, mas também são um apoio ao cliente de proximidade, encarregues de resolver assuntos mais simples e intermediar a resolução dos mais complexos com a equipa técnica. Funções dos PAM incluem verificar se a documentação de um novo contrato está toda completa para ser processada pelo sistema informático sem atrasos, reenvio de mails com o contrato gerado ou faturas caso o cliente as perca, alterar ciclos horários, potência ou dados do titular a pedido do cliente. O apoio ao cliente é preferencialmente feito através do PAM do mail de apoio central, dando o PAM os seus canais de contacto para comunicar com os clientes. Desta forma a rede de PAMs aligeira a carga do serviço central e permite resolver vários assuntos mais rapidamente mesmo com um "core" staff reduzido, dando tempo para irem desenvolvendo mais a plataforma e introduzirem novidades, de entre as quais destaco a comercialização de gás, que deve estar para breve.

    3 – A tarifa de gestão e o preço por kWh

    Como foi dito, a tarifa de gestão é o que permite à empresa funcionar, já que a energia e a potência são a preço de custo.
    A tabela das tarifas de gestão gera por vezes alguma confusão devido à coluna de “Energia Base Anual”. A tabela acima foi uma reconstrução minha do que aparece na página de tarifários de forma a tentar tornar mais clara a mensagem. A energia base anual não corresponde a um limite de consumo. Está ligado sobretudo ao cashback extra. Os 2% de desconto sobre os kWh estão limitados a esses valores anuais marcados com *. O consumo que excede esses valores deixa de ter o cashback. Pondo isto em números, se um cliente com 3,45kVA consome 3000kWh anualmente, apenas recebe 2% de cashback sobre 2500kWh, deixando de fora os outros 500kWh.
    Mas é verdade que entre os 3.45 e os 6.9kVA existe um desconto da tarifa de gestão para quem consome abaixo de certo nível. Mas reitero que a tarifa de gestão nunca vai acima dos valores tabelados. O consumo anual que se introduz no processo de contratação vai servir para determinar o valor da tarifa de gestão, algo que é validado junto do operador da rede de distribuição (E-redes).
    Para os que gostam de saber ao certo o que compõe o preço do kWh, existem três grandes parcelas. O preço de mercado conforme apresentado em omie.es para cada período; as tarifas de acesso às redes publicadas anualmente pela ERSE e os custos de sistema e perfis de perdas, um valor que não se consegue consultar publicamente em tempo real, mas que oscila em torno de 0,01€/kWh dependendo do período de faturação e do ciclo horário contratado. Os preços em tempo real apresentados em https://cashback-power.pt/tarifarios.html não têm essa última parcela, mas na imagem que apresentei já estão incluídos. E na prática são sempre os valores finais com todas as parcelas que aparecem na fatura, como se pode ver neste exemplo:

    Fatura

    O processo de contração pode ser feito todo online: https://cashback-power.pt/contratar.html?pam_id=PAM0078 ou falarem comigo para eu tratar de todo o processo.
    De qualquer destas duas formas fico como vosso apoio ao cliente, logo qualquer problema que possa surgir ou assunto que não entendam falem comigo para eu ajudar a esclarecer.

    Já agora, para quem não tem ainda conta na plataforma para onde o cashback é creditado, pode fazê-lo aqui: https://cbw.to/44a6dx
  2.  # 2

    Atualização de Março

    Marco
    • Zafa
    • 18 dezembro 2022 editado

     # 3

    Já fui cliente, deixei de ser e agora pelo que estive a ler esta madrugada no contas poupança, o preço da energia no mercado indexado, está novamente abaixo do regulado.

    Então no site da cashback no light estão a cobrar 0,0904€ enquanto a Luzboa para a mesma potência 3,45kva cobra 0,2078€? Isto está correto?

    A nível do preço da energia, o valor é o mesmo em ambas, sendo pago o valor do mercado diário. Ou seja a 17/12 o preço médio diário sem mibel foi de 0,13€ com mibel foram +0,83€ no total o custo da energia neste dia foram 0,141€ aproximadamente.

    Sabes se no light, vão repercutir o mibel?
    Ainda não consegui foi encontrar um gráfico com a média diária, para ter melhor noção de o preço está a estabilizar, ou esta descida é por as barragens estarem a encher com as últimas chuvadas. Mas a tendência aparenta ser de descida. Sendo que no site da cashback diz que a média nos últimos 30 dias foi de 0,18€, sendo que se facturam com a média diária, uns dias terão sido mais baratos e outros mais caros. Será que com contador inteligente eles usam as leituras. Ou afinal aplicam a média mensal?

    Acresce a este valor os 4,99€ máximo de fee mensal. Que corresponde em 30 dias a 0,16€/diário. Acho que aqui é que lá vai a eventual poupança.

    Estou a ler bem esta informação?
  3.  # 4

    Por muito que eu gostasse que as notícias do contas-poupança fossem mesmo verdade, infelizmente o indexado ainda não está abaixo do regulado. Veremos a partir Janeiro como as coisas ficam. Mas de momento, o simulador da ERSE (em que o Contas-poupança se baseia) não faz boas simulações do mercado indexado. Daquilo que vi não está a usar preços diretamente comunicados pelos comercializadores, e sim a fazer estimativas com base no preço do mercado diário e do ajuste mibel. Ora existem outros elementos na equação (perdas e custos de sistema) que parece que eles ainda calculam com base em médias de anos passados, e que não se estão a ajustar a este ano. Logo os preços reais para o ultimo mês estão mais pelos 0,18 como indica no site da Casback-Power, e não os 0,13-0,14 que indicam no simulador de ERSE.

    A nível da potência contratada, sim a diária é de 0,0904 para os 3,45kVA, e vai ser de 0,0898 em 2023.

    O preço da energia pode ser consultado no site da omie, temos aqui por exemplo o preço por dias

    Naturalmente que, como a maioria dos comercializadores, se aplica o custo do mecanismo de ajuste. Só mesmo no regulado é que é garantido que não.
    Quanto à utilização das leituras, executa-se a média diária entre as leituras que a E-redes nos comunica. Se temos apenas uma leitura de 30 em 30 dias, fazemos um preço médio desses 30 dias. Se for alguma razão houver alguma leitura extraordinária e houver uma leitura mais a meio do mês (ou quando muda o ano, por exemplo) faz-se uma média para cada período.
    Ter um contador inteligente não quer dizer que cheguem leituras todos os dias. A E-redes recebe-as todos os dias, mas geralmente só as envia ao comercializador a cada 30 dias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zafa
  4.  # 5

    Para atualizar esta tópico, apesar de neste último ano e meio ter sido muito complicado para o mercado energético, logo para a tarifa indexada, desde Janeiro que o cenário tem sido bem melhor, como alguns já têm notado

    Entretanto houve um rebranding e a cashback-power passou a ser CBPower Energy. Fez-se esta distinção pois estão a iniciar-se novas áreas de negócio. Mas dentro da energia continua o tarifário indexado a ser o central. Mas indo a preços, estes primeiros três meses têm sido muito bons, com uma média de 0,038€/kWh em tarifa simples. Tendo em conta que o mecanismo de compensação do gás vai-se manter até ao final do ano e que os preços do gás têm estado mais controlados, parece-me ser um bom ano para se estar no indexado.

    energia jan-mar

    Para informação, aqui estão as médias individuais dos meses anteriores

    CBPowerJan-Fev

    O novo site www.cbpower.pt/energy ainda tem algumas arestas a ser limados. Nesta altura no simulador do novo site deve-se considerar o desconto da tarifa social à parte.
  5.  # 6

    Já nem me lembrava dessa empresa.
    Isso é mercado spot ?
    Mudei no início do ano para a luz boa spot, a ver vamos.
  6.  # 7

    Sim, é mercado spot o tarifário principal, o power light.

    Também temos um tarifário fixo, com preços ligeiramente inferiores ao regulado, mas naturalmente que não são os mais competitivos neste momento se compararmos com EDPs e afins. Mas Em contrapartida tem uma potência contratada mais baixa que grande parte das empresas, logo pode ser indicado para locais com pouco consumo que querem reduzir o custo mensal da potência
  7.  # 8

    Em Julho os preços do tarifário fixo Power Basic continuam os mesmos. Tendo em contra o panorama atual, pode não ser o kWh mais barato do mercado, mas com o valor da potência contratada poderá ser interessante para instalações com consumos reduzidos.

    Preços basic
 
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