Iniciar sessão ou registar-se
    • DLB
    • 25 março 2021

     # 1

    Boa tarde,

    Encontro-me numa situação um bocado caricata...
    Em outubro do ano passado, fiz CPCV para a compra de uma moradia que iria iniciar construção em Janeiro deste ano...
    Entretanto a construtora e o mediador da imobiliária têm me andado literalmente a atirar areia para os olhos "o projeto está em aprovação", "o homem a cofragem está muito ocupado e só confio naquele, mas no próximo mês começa".
    Eu entretanto vendi o meu apartamento, numa altura em que a minha futura casa já estaria em acabamentos, e ou alugava casa ou ficava meio ano em casa dos meus pais.

    Até que ela me veio com a conversa que o marido vai ser operado ao joelho, e ele é que acompanhava as obras e vai ficar 2 anos até recuperar completamente e puder voltar às obras.
    Deu me 3 hipóteses:
    Espero 2 anos até o marido recuperar.
    Devolve me o sinal
    Compro lhe o terreno e projeto e construo eu a casa.

    Visto que não tenho experiência de construtor nem conheço o mundo, está fora de questão.
    O que me parece, é que entretanto casas daquele género subiram 60k€ e ela está a ver que a construir agora vai perder dinheiro ou não lucrar nenhum... E duvido que daqui a 2 anos não surja outra coisa, visto que a tendência é para as casas subirem...
    Eu já lhe disse que nenhum das opções é justa para mim porque as casas subiram, estou sem casa e se ela quiser anular o acordo tinha que me devolver o sinal em dobro... Ao que ela respondeu prontamente que não.

    Uma coisa que não joga a meu favor, é que o contrato promessa de facto não diz quando a obra tem que começar, apenas que fica pronta passado um ano... Sei que posso ir para tribunais para o tribunal atribuir uma data, mas isto, como é óbvio, implica outros problemas e dores de cabeça...

    Alguém tem uma experiência semelhante ou me possa aconselhar neste assunto?

    Obrigado
    • DLB
    • 25 março 2021

     # 2

    Outro pormenor estranho... é que ela está a construir uma casa ao lado da minha e essa já vai terminar mesmo sem acompanhar... vai começar agora os acabamentos...
    O timing da oferta da devolução do meu sinal também é curioso, acabamentos da outra casa quer dizer que eles fizeram reforço... Dai ela já ter dinheiro para devolver o meu sinal.
    • Fcbp
    • 25 março 2021

     # 3

    E o mediador da imobiliária o que diz? Se a construtora n vai cumprir o CPCV tem q devolver o sinal em dobro
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  1.  # 4

    Colocado por: DLBUma coisa que não joga a meu favor, é que o contrato promessa de facto não diz quando a obra tem que começar,

    Como já deve ter percebido, nada tem a protegê-la. Como tal deve optar pela solução que for menos penalizadora para si.
    Prejuízo vai sempre ter, quanto mais arrastar a situação maior o prejuízo.
    Uma coisa é certa, com esse construtor e com os valores que acordou nunca vai ter casa. Nem agora nem daqui a 2 anos.
    Nem a bem nem em tribunal
  2.  # 5

    Colocado por: FcbpSe a construtora n vai cumprir o CPCV tem q devolver o sinal em dobro

    A construtora não é burra, nunca vai dizer que não cumpre o CPCV.
    Eles têm um prazo para concluir a obra mas não têm um prazo para iniciar.
    Se a coisa começar a corre mal a empresa desaparece e com ela o dinheiro do sinal
    • DLB
    • 25 março 2021

     # 6

    Colocado por: zedasilva
    A construtora não é burra, nunca vai dizer que não cumpre o CPCV.
    Eles têm um prazo para concluir a obra mas não têm um prazo para iniciar.
    Se a coisa começar a corre mal a empresa desaparece e com ela o dinheiro do sinal

    É um particular, a casa e ngócio está em nome do filho até, mas os pais é que tratam daquilo.
    • RCF
    • 25 março 2021

     # 7

    Colocado por: DLB
    É um particular, a casa e ngócio está em nome do filho até, mas os pais é que tratam daquilo.

    Isso não augura nada de bom... para estarem a usar o nome do filho é porque o deles já estará manchado...

    Eu faria como o zedasilva lhe disse. Com esse construtor não vai a lado nenhum. Aproveite se eles estão disponíveis para devolver o dinheiro já recebido e não perde tudo. Depois, arranje outro construtor.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  3.  # 8

    pegue no cpcv, toda a troca de mails e vá a um advogado
  4.  # 9

    Compram casas sem projeto aprovado, a pessoas sem qualquer histórico no mercado da construção, depois não se podem queixar.
    Aceite o sinal em singelo e não perca mais tempo com isso.
    Para a próxima tenha mais cuidado, comprar uma casa não é como comprar um par de sapatos.
    Concordam com este comentário: RRoxx, zedasilva, Varejote
  5.  # 10

    Colocado por: DLBÉ um particular, a casa e ngócio está em nome do filho até, mas os pais é que tratam daquilo.

    Mas fez contrato com um particular (neste caso um investidor) ou com uma empresa de construção?
  6.  # 11

    Se devolverem o sinal já vai com sorte.
    Concordam com este comentário: RCF
    • DLB
    • 26 março 2021

     # 12

    Colocado por: RCF
    Isso não augura nada de bom... para estarem a usar o nome do filho é porque o deles já estará manchado...

    Eu faria como o zedasilva lhe disse. Com esse construtor não vai a lado nenhum. Aproveite se eles estão disponíveis para devolver o dinheiro já recebido e não perde tudo. Depois, arranje outro construtor.
    Concordam com este comentário:ferreiraj125

    Eu informei me.. eles estão a construir outra casa ao lado e até são conhecidos na zona por nunca terem dado problemas... Aparentemente agora estão com ganância.
  7.  # 13

    Colocado por: DLBAparentemente agora estão com ganância.

    Perceberam que era um mau negócio e vão fazer tudo para o reverter
  8.  # 14

    Eu diria que até mesmo o sinal vai ser difícil reaver, mas tentaria reavê-lo antes que fosse tarde, e procurar outra coisa.
    Pelo menos, não perde dinheiro.
    Por outro lado, se a casa não estiver pronta, segundo disse, tem direito a reaver o sinal em dobro, mas até isso acontecer demora tempo e não há certezas de nada. Pode reaver o sinal, o dobro do sinal ou nada.

    Construir com eles? Não, já não há confiança.
    Resumindo: obtenha o seu dinheiro de volta e parta para outra.
    Era o que eu faria.
    •  
      RRoxx
    • 26 março 2021

     # 15

    Depende do valor e se pode ou não viver sem ele.

    Se não lhe fizer (muita) falta, é lutar até a ultima.
    Se fizer e estiver enrascado, reaver o possivel e partir para outra.
    Concordam com este comentário: hangas
  9.  # 16

    Colocado por: RRoxxDepende do valor e se pode ou não viver sem ele.

    Se não lhe fizer (muita) falta, é lutar até a ultima.



    Nem mais. Se o valor for gerivel e tendo em conta que, pelo que refere, qualquer alternativa equivalente lhe fica 60k mais caro, era de ir até ao fim.

    Eu dizia ao vendedor:

    Prometeu, vai ter que vender, porque eu não desisto da compra.
    O preço foi fixado agora, Quer construir só daqui a 2anos? na boa, pode-lhe é sair mais caro.

    Se calhar compensa contratar alguém para acompanhar as obras enquanto recupera....


    Até porque enquanto esse contrato for valido e nenhuma parte desistir, o vendedor nao o pode vender a mais ninguem.
    A certa altura se calhar até lhe paga o sinal em dobro, só para o conseguir vender por mais a outro.
  10.  # 17

    Colocado por: RRoxxSe não lhe fizer (muita) falta, é lutar até a ultima.

    Não esquecer que essa luta vai custar tempo e dinheiro.
    Dinheiro em assessoria e advogados e nunca menos de 5 ou mais anos de espera.
    Com isto tudo, dependendo de com quem e como foi feito o contrato, corre serio risco de essa entidade desaparecer e não haver sequer forma de reaver o sinal.
    Há guerras que por muito justas que sejam, devem ser bem ponderadas.
  11.  # 18

    aceite a devolucao do sinal! E parta para outra!! Esqueça!

    Quem diz "lutar até ao final" é muito giro..quando se tem casa e tempo.
    Acabaram de ler que a pessoa já vendeu a casa e está neste momento a viver ou na casa de familiares ou numa casa arrendada!
    5 anos de espera em processos de tribunais e nada garantido que receba o valor.
    Acham realmente que vale a pena?? ...é só campeões a dar palpites da treta!!




    Já agora por curiosidade qual foi o valor prometido pela constructora\imobiliaria para Terreno + Construcao da Moradia?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: saltao
 
0.0207 seg. NEW