Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Gostaria de avaliar a possibilidade de trocar alguns dos radiadores existentes por outros com maior emissão térmica com menor temperatura da água a circular. Os meus já têm uns bons anos mas, segundo os dados que consegui encontrar continuam a ter melhor potência para DT=30º por exemplo, do que praticamente todos os radiadores do género que encontro à venda.


    Por outro lado, pesquisar por "radiadores de baixa temperatura" não devolve resultados diferentes de radiadores iguais aos meus, ou um ou outro radiador de "design".
    Estou a procurar mal ou apenas não sei do que estou à procura? :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Edfbrg
    • SrR
    • 29 março 2021

     # 2

    Radiadores de chapa, ou convectores ou ventiloconvectores
  2.  # 3

    Colocado por: Anonimo06082021

    e também com menos água.

    Entretanto encontrei um outro tópico neste mesmo fórum onde há imensos modelos em discussão, boa parte deles sugeridos pelo James.
    https://forumdacasa.com/discussion/52361/radiadores-vs-prh-/
  3.  # 4

    Buderus Logatreng
  4.  # 5

    Colocado por: jorgealvesBuderus Logatreng

    À parte do alemão :-) que o Google Translate vai ajudando, há modelos desde bastante acessível a bastante caro, mesmo.

    Uma coisa que boa parte dos manuais e dados técnicos que encontrei não esclarece: a distância entre os tubos é 600mm em qualquer um destes emissores? Ou seja, posso ter de mudar a fixação (claro que sim) mas a tubagem será compatível?
    • SrR
    • 30 março 2021

     # 6

    Nos de chapa a medida mais aproximada dos 60cm é 55cm, nos convectores e ventiloconvector a carcaça ajuda a ocultar as ligações necessárias, mas existe também radiadores de chapa com 60cm entre eixos
    • SrR
    • 30 março 2021

     # 7

    Disponivel em 20 e tal cores
      Screenshot_20210330-124942_Drive.jpg
  5.  # 8

    Branco é uma cor linda :-)

    Que modelos são esses, onde posso encontrar informação?
    • SrR
    • 30 março 2021

     # 9

    Radiadores é ao chuto
  6.  # 10

    Neste momento estou a compilar a informação que vou conseguindo encontrar (modelos, especificações, preços online) num Excel para poder comparar com a informação em conjunto.

    As referências a algumas marcas "perdidas" digamos assim, que vão colocando, não me ajudam muito peço desculpa. Por enquanto estou à procura de radiadores/convectores/emissores relativamente acessíveis (pelo que unidades a 300€ estão fora de questão) e a cujos dados e preços consiga aceder para poder comparar. Potências em função do DT, dimensões e preço são fundamentais.
    A dica da quantidade de água de do Anonimo06082021 é muito interessante, não fazia ideia. Por exemplo, em comparação com os meus, os Dubal 70 têm mais 24% de potência para o mesmo DT, com 75% da quantidade de água.

    Sobre os Aqua/aquaplan as contas são um pouco mais complicadas e não parecem trazer grande vantagem. Além da diferença da montagem (parece que só têm tubagem à direita) há a necessidade de adaptar os 548mm para os 600mm da tubagem existente.

    Estou a comparar as potências para o mesmo DT e, por exemplo, para substituir um radiador de 10 elementos com DT de 40º (não há dados para menos no Adraplan, preferia comparar com DTs inferiores), o meu actual teria:
    -4,8l
    - potência de 1060W
    - 808mm
    precisaria de um Adraplan 600S 900
    - 5,9l
    - potência de 1000W
    - 900mm

    Maior e mais água para a mesma potência? Está a falhar-me algo?
  7.  # 11

    Colocado por: Anonimo06082021Tem de comparar com convectores tipo Jaga ou equivalentes para as mesmas potencias ...estes sim a diferença é consideravel.

    Os Jaga estão não estão na categoria "relativamente acessíveis" 😁😁😁
    Tem outras marcas/modelos que possa indicar?

    Colocado por: Anonimo06082021E julgo que você quer fazer adaptação a uma instalação já existente.
    Os tais 600mm entre eixos

    Sim, quanto mais próximo da instalação existente melhor ;-) Numa das muitas pesquisas que fiz vi uma marca que tinha um acessório para adaptar a diferença entre eixos. Uma coisa destas era viável. Infelizmente era dos tais sem preços que se conseguissem encontrar :-(
  8.  # 12

    Colocado por: Anonimo06082021Não tenho a certeza se é a Proteu que tem isso.

    Obrigado. Parece ser o Iris
    https://proteu.pt/wp-content/uploads/2020/01/Iris-web.pdf
    O problema é conseguir preços para se ter uma ideia de quão "relativamente acessíveis" são ehehehe

    Em relação às adaptações para os 600mm, encontrei uns "Climastar" que no catálogo falam desse acessório. Mas não há mais detalhes para lá disso :-(
    https://www.climastar.pt/downloads/catalogo-climastar-2018-19.pdf
    Sabem se isto existe para outros equipamentos?

    edit: em alguns catálogos as potências são apresentadas (entre outros) como:
    90/70/20º
    75/65/20º
    Alguém podia explicar o que significam?
      Capturar3.JPG
    • SrR
    • 31 março 2021

     # 13

    Os que postei ja tem medidas a 60cm mas sao radiadores de chapa
  9.  # 14

    Colocado por: SrROs que postei ja tem medidas a 60cm mas sao radiadores de chapa

    Mas não me disse quais são os modelos, só colocou foto :-)
    Concordam com este comentário: SACS
  10.  # 15

    Portanto,menos água significa menos energia necessária para o mesmo efeito.
    e também significa menos potencia no circuito e menos potencia disponível, o que pode até ser uma enormíssima desvantagem nalguns sistemas de menor dimensão como são a esmagadora maioria dos sistemas domésticos nacionais,

    se estivéssemos a falar de sistemas coletivos como nos usados em apartamentos com centrais termicas colectivas ou mesmo de distrit heating a conversa seria outra completamente diferente.

    a quantidade de calor obedece á velhinha formula de calor especifico da agua vezes a quantidade de liquido.
    • SrR
    • 31 março 2021

     # 16

    Colocado por: Bruno.Alves
    Mas não me disse quais são os modelos, só colocou foto :-)
    Concordam com este comentário:SACS
    nem reparei, sao da solius os modelo jazz. 😀
  11.  # 17

    Qual a melhor opção para quem tem radiadores "tradicionais" em apartamento como estes?

    https://ireland.apollo.olxcdn.com/v1/files/vh1guqsb6yoa2-PT/image;s=1000x700
    • SrR
    • 31 março 2021

     # 18

    Colocado por: caocomasasQual a melhor opção para quem tem radiadores "tradicionais" em apartamento como estes?

    https://ireland.apollo.olxcdn.com/v1/files/vh1guqsb6yoa2-PT/image;s=1000x700
    melhor opção com que objectivo?
  12.  # 19

    Colocado por: SrRmelhor opção com que objectivo?


    Aquecer melhor e/ou ser mais eficiente.
  13.  # 20

    Colocado por: caocomasasAquecer melhor
    depende da fonte térmica a montante

    Colocado por: caocomasasser mais eficiente
    idem,

    mas se equacionar trocar tem muitas opções como por exemplo os que se discutiram anteriormente
 
0.0178 seg. NEW